concerto Canções da minha terra vai apresentar duas obras de compositores vivos residentes em Natal

Agenda Cultural

Filarmônica UFRN realiza II Concerto Oficial da Temporada 2024  neste sábado, em duas sessões

Com entrada gratuita, apresentações acontecem no Auditório Onofre Lopes - Ingressos devem ser retirados uma hora antes de cada sessão

04 de abril de 2024

A Filarmônica UFRN apresenta o II Concerto Oficial “Canções da minha terra” neste sábado (06), pela Temporada 2024. Com entrada gratuita, o espetáculo acontece em duas sessões, às 18h e às 20h, no Auditório Onofre Lopes (Escola de Música da UFRN). Para garantir acesso é necessário fazer a retirada dos ingressos uma hora antes de cada sessão. 

O concerto tem regência do maestro André Muniz, diretor artístico e regente da Filarmônica da UFRN. “Canções da minha terra vai apresentar duas obras de compositores vivos e residentes em Natal, com um contraponto tendo uma obra que exalta as belezas e o transcurso do Rio Moldávia, na República Checa”, afirma.

“Canções da minha terra” apresenta Dança Sinfônica N°1 - Vozes do Carnaval Brasileiro, do maestro, compositor e pianista potiguar, Eli Cavalcante. A primeira dança sinfônica nasceu do desejo de trazer o colorido e o carisma dos ritmos brasileiros carnavalescos para o ambiente da música de concerto. Neste momento, a orquestra se transforma em um grupo de festejo, onde já no primeiro tema é possível ouvir uma melodia vibrante que homenageia as tradicionais toadas de maracatu da nação Leão Coroado.

Liderados pelos trompetes, a melodia principal aparece com muitas variações rítmicas e melódicas e os vários instrumentos da orquestra conduzem esse tema até depararmos com um outro ambiente: trata-se de um samba de avenida, lento e delicado, inspirado nos enredos do salgueiro e mangueira das décadas de 40 e 50.

No fim da obra o compositor Eli Cavalcante vai unir música brasileira e contraponto imitativo, uma união incomum, mas que resulta em uma obra única que tanto desafia o ouvido quanto nos deixa com aquele tema brasileiro ecoando nos corações por muito tempo. As obras de Eli já figuram no repertório de importantes recitais e concertos, tendo sido escutada não somente em salas relevantes como o Teatro Alberto Maranhão, o Teatro Santa Isabel e o Teatro Riachuelo, como também sua música já foi estreada em salas de cinema nacional e internacional.

A Filarmônica também recebe o solista (Trompa) Radegundis Feitosa que tem atuado principalmente como solista e camerista em eventos de destaque na América do Sul, EUA e Europa. Presidente fundador da Associação de Trompistas do Brasil, gravou três CDs solo e coordenou o primeiro Simpósio da International Horn Society na América Latina, a 49ª edição. Estreou, transcreveu e gravou diversas obras para variadas formações com destaque para composições virtuosísticas e música brasileira. Cursou Bacharelado, Mestrado e Doutorado na UFPB e teve como professor de trompa Cisneiro de Andrade e como orientador na pós-graduação Luis Ricardo Silva Queiroz. Radegundis desenvolve pesquisa relacionada à performance na trompa e é líder do Grupo de Pesquisa “Trompiguares”. Desde abril de 2008 é professor efetivo de trompa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Também presente no Concerto, obras de Bedrich Smetana. Poema Sinfônico é uma obra de caráter musical baseada em um poema o texto literário. Escrito em 1874 por Bedrich Smetana (1824-1884) Moldávia descreve o transcurso deste Rio da República Checa, que corta o país e sua capital. Flautas e clarinetas, no início, simulam o correr dos ribeirões que ao se unirem (toque do triângulo e entrada das cordas graves) dão forma ao rio. O Moldavia flui sereno por prados e matas, e sua melodia tipicamente tcheca se impõe. Caçadas nas florestas irrompem através das trompas. 

Para fechar o programa das obras, Concerto para Trompa de Fernando Deddos, escrito sob encomenda do presidente da International Horn Society Prof. Radegundis Feitosa (UFRN) e do Congresso Internacional de Trompas Guadassuar, na Espanha, onde estreou em dezembro de 2022. A obra está dividida em três movimentos, em estrutura tradicional. A obra foi escrita originalmente para orquestra de sopros com contrabaixo e percussão, e agora terá sua versão para orquestra sinfônica estreada no Nordeste pela Orquestra Filarmônica da UFRN. Fernando Deddos é professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenador da Roda de Choro da UFRN e da Banda Sinfônica da UFRN. 

Os interessados em prestigiar, fiquem atentos ao horário das retiradas dos ingressos. A Filarmônica UFRN conta com o patrocínio da CAURN - Caixa Assistencial Universitária do Rio Grande do Norte.

Serviço:

Temporada 2024 - II Concerto Oficial da Filarmônica UFRN

Quando: 06/04/2024 (sábado)

Onde: Auditório Onofre Lopes (Escola de Música da UFRN)

Horário: 1ª Sessão: 18h | 2ª Sessão: 20h

Entrada: Gratuita | Retirada de ingressos 1h antes de cada sessão.