Giovanna Mezzogiorno e Alessandro Borghi em Nápoles Velada

Agenda Cultural

8 1/2 Festa do Cinema Italiano terá formato online, gratuito e legendado

Ao todo serão 20 filmes, sendo 9 inéditos no Brasil, exibidos a partir desta sexta-feira (28) até 10 de setembro, na plataforma Looke

28 de agosto de 2020

Com as salas de cinema fechadas à espera da liberação de novos protocolos que atendam ao setor cultural, a tradicional mostra 8 ½ Festa do Cinema Italiano ganhou o meio online e pela primeira vez será exibida para o Brasil, com acesso gratuito para todos os filmes, em versões legendadas. Ao todo serão 20 filmes, sendo 9 inéditos no Brasil, exibidos a partir desta sexta-feira (28) até 10 de setembro, na plataforma Looke.Para acessar, confira o tutorial AQUI

A exibição online para o Brasil é uma parceria da embaixada da Itália, os Consulados Gerais e os Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro e o Consulado de Belo Horizonte, assim como o patrocínio da Generali Seguros.

Uma seleção dos mais recentes filmes italianos estão à disposição até o último dia da mostra. São comédias, animação, filmes para adolescentes, documentário e filmes premiados nos festivais europeus. Somente os filmes “A Gata Cinderela” e “O Sonho de uma Família” ficam disponíveis apenas por 24 horas. Entre os filmes inéditos estão “Nápoles Velada” e "Normal". 

CONFIRA OS FILMES DA MOSTRA

 

 

BENDITA LOUCURA | Benedetta Follia

De Carlo Verdone

Com Carlo Verdone, Ilenia Pastorelli

2017 - Comédia - 1h50 - 14 anos - V.O. com legendas em português

Guglielmo acabou de ser deixado pela mulher. Incapaz de encontrar sentido na vida, sofre uma transformação quando conhece  Luna, a nova vendedora da sua loja, uma jovem muito animada dos subúrbios de Roma, que o atinge em cheio com a sua alegria. Quando ela o convence a usar um app de encontros para esquecer a ex, Guglielmo embarca em uma série de encontros amorosos absurdos. O mais recente filme de uma das estrelas da comédia italiana: Carlo Verdone.

 

A PASSAGEM | Il varco

De Federico Ferrone e Michele Manzolini

2019 - Drama - 1h10 - 14 anos - V.O. com legendas em português

Em 1941, um soldado italiano segue para a frente soviética. O exército fascista é aliado da guerra nazista. A vitória parece próxima. O trem avança, os homens cantam esperançosos. Um soldado relembra os contos que a sua mãe russa lhe contava. À medida que o inverno chega, o entusiasmo diminui e o desejo mais sincero não é mais a vitória, mas voltar para casa.

 

FORTUNATA

De Sergio Castellitto

Com Jasmine Trinca, Stefano Accorsi, Alessandro Borghi, Edoardo Pesce

2017 - Drama - 1h43 - 16 anos - V.O. com legendas em português

Fortunata tem uma vida atormentada, uma filha de oito anos e um casamento fracassado. Cabeleireira à domicílio, vive nos subúrbios e atravessa a cidade diariamente para tratar do cabelo de senhoras burguesas, nutrindo o sonho de abrir o próprio salão. Um hino poético à fúria de viver, com Sergio Castellitto muito inspirado e uma combativa Jasmine Trinca, agraciada com o prêmio de Melhor Atriz na Mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes.

 

NÁPOLES VELADA | Napoli velata

De Ferzan Ozpetek

Com Giovanna Mezzogiorno, Alessandro Borghi, Anna Bonaiuto

2018 - Drama - 1h53 - 16 anos - V.O. com legendas em português

Um mistério abala a existência de Adriana, arrojada num amor imprevisto e um delito violento. Um filme ambicioso, visual e emotivamente barroco que devolve de maneira eficaz a incandescência da paixão, com uma cidade tão emblemática que acompanha a narrativa, como se fosse ela própria uma das protagonistas.

 

NORMAL

De Adele Tulli

2019 - Documentário - 1h10 - 16 anos - V.O. com legendas em português

Um dos documentários italianos mais premiados do ano. Normal é uma jornada visual perturbadora através das normas de gênero na sociedade contemporânea. Imersos em um mosaico caleidoscópico de cenas visualmente poderosas, os espectadores experimentam a performance ritualizada de feminilidade e masculinidade escondida em interações comuns, desde o nascimento até a idade adulta.

 

O APRENDIZADO | L'apprendistato

De Davide Maldi

2019 - Documentário - 1h24 - 14 anos - V.O. com legendas em português

Um garoto de 14 anos começa a estudar em uma renomada escola de catering conhecida por seus métodos rígidos: os alunos aprendem que o cliente é o objetivo fundamental do seu ofício. As lições sobre culinária, etiqueta, lei e religião, os faz confrontar suas fraquezas e habilidades constantemente. No fim do ano, Luca, em seu uniforme preto impecável, enfrentará o primeiro teste de sua nova carreira como garçom e futuro maître d’hôtel.

 

OS MOSQUETEIROS DO REI | I Moschettieri del Re - La penultima missione

De Giovanni Veronesi

Com Pierfrancesco Favino, Valerio Mastandrea, Rocco Papaleo, Sergio Rubini

2018 - Comédia - 1h49 - 14 anos - V.O. com legendas em português

D’Artagnan, Athos, Aramis e Porthos. Os famosos mosqueteiros são agora um criador de gado com uma improvável pronúncia francesa, um guarda de um castelo, um padre cheio de dívidas e um bêbado dono de uma estalagem. Um pouco fora de tempo, desiludidos com a vida mas sempre hábeis com a espada, são de novo chamados à aventura. A paródia italiana do romance de Dumas é um dos filmes de maior sucesso da bilheteria italiana.

 

SELFIE

De Agostino Ferrente

2019 - Documentário - 1h18 - 12 anos - V.O. com legendas em português

Nápoles, Rione Traiano. No verão de 2014, um rapaz de 16 anos, Davide, é confundido com um fugitivo e é morto por engano. Alessandro e Pietro também têm 16 anos e são amigos fraternos, muito diferentes e complementares; e moram a poucos metros do sítio onde Davide foi morto. Filmado sempre com o celular em modo selfie, o filme retrata a vida destes jovens, unidos pela amizade, pelo bairro e pela tragédia de um jovem como eles.

 

O CARAVAGGIO ROUBADO | Una storia senza nome

De Roberto Andò

Com Laura Morante, Alessandro Gassman, Micaela Ramazzotti

2018 - Suspense - 1h50 - 14 anos - V.O. com legendas em português

Valéria é secretária de um produtor de cinema e escreve para um roteirista. Ela se vê imersa em uma conspiração quando, misteriosamente, recebe a trama de um filme que fala de uma pintura roubada.

 

O SONHO DE UMA FAMÍLIA | Magari

De Ginevra Elkann

Com Riccardo Scamarcio, Alba Rohrwacher, Milo Roussel.

2019 - Drama/Romance - 1h44 - 14 anos - V.O. com legendas em português

Alma tem 9 anos, junto com seus irmãos, Jean e Seb, ela vai ter que enfrentar diversas mudanças no seu cotidiano. Com seus pais separados, a garota agora deve lidar com a mãe se casando novamente, um bebê que está chegando e passar duas semanas na Itália com seu pai, isso antes de se mudar definitivamente. Um retrato íntimo e nostálgico sobre a família Elkann, os proprietários da marca Fiat.

 

MARTIN EDEN

De Pietro Marcello

Com Luca Marinelli, Carlo Cecchi, Marco Leonardi

2019 - Drama - 2h09 - 14 anos - V.O. com legendas em português

Martin Eden é um jovem escritor de baixa renda que entra em conflito com a burguesia. Apaixonado, tenta publicar uma obra de sucesso e questiona o mercado literário, a sociedade e a si mesmo. A adaptação da novela de Jack London recebeu o Prêmio de Melhor Ator para o talentoso Luca Marinelli no mais recente Festival de Veneza.

 

COMO UM PEIXE FORA D’ÁGUA | Come un gatto in tangenziale

De Riccardo Milani

Com Paola Cortellesi, Antonio Albanese, Sonia Bergamasco

2017 - Comédia - 1h38 - 12 anos - V.O. com legendas em português

Giovanni e Monica não podiam ser mais diferentes. Ele é um intelectual que apoia a integração social e vive no centro de Roma. Ela é uma ex-caixa de supermercado que enfrenta um dia-a-dia muito problemático nos subúrbios de Roma. Nunca teriam se conhecido se os seus filhos não tivessem começado a namorar e partilham um objetivo: a relação dos filhos tem que terminar! Uma divertida comédia sobre as diferenças de classe e políticas de integração.

 

E AGORA? A MAMÃE SAIU DE FÉRIAS! | 10 giorni senza mamma

De Alessandro Genovesi

Com Fabio De Luigi, Valentina Lodovini, Angelica Elli

2020 - Comédia - 1h34 -12 anos - V.O. com legendas em português

Giulia é uma mãe que abandonou a carreira para se dedicar aos seus três filhos. Carlo é marido de Giulia mas, diferente dela, não tem tempo para a família e passa mais tempo no trabalho do que em casa. Tudo muda quando Giulia, cansada da monotonia de sua vida, decide sair de férias por dez dias, deixando Carlo sozinho com as crianças.

 

GATA CINDERELA | Gatta Cenerentola

De Alessandro Rak, Marino Guarnieri, Ivan Cappiello, Dario Sansone

Com as vozes de: Alessandro Gassman, Antonio Brachi, Daniele Bigliardo, Luciano Stella, Maria Pia Calzone.

2017 - Animação - 1h27 - 12 anos - V.O. com legendas em português

Uma releitura moderna e adulta do famoso conto de fadas. Vivendo a bordo do navio Megaride em uma decadente Nápoles do futuro, Mia, conhecida como Cinderela, sofre para se livrar dos planos maléficos de Salvatore Lo Giusto, chefe da máfia italiana, de sua madrasta Angelica e de suas seis meias-irmãs.

 

TESTEMUNHA INVISÍVEL | Il testimone invisibile

De Stefano Mordini

Com Riccardo Scamarcio, Miriam Leone, Fabrizio Bentivoglio.

2018 - Thriller - 1h42 - 14 anos - V.O. com legendas em português

Adriano acorda em um quarto de hotel ao lado do cadáver de sua amante, Laura. Apesar de se declarar inocente, o homem é acusado de assassinato e escolhe Virginia Ferrara, uma das melhores advogadas criminais, para preparar a estratégia de defesa. Eles só têm duas horas para preparar o caso, entre a cruz e a espada Adriano é forçado a contar toda a verdade à advogada. Nada é o que parece.

 

DESAFIO DE UM CAMPEÃO | Il campione

De Leonardo D'Agostini

Com Stefano Accorsi, Andrea Carpenzano, Ludovica Martino

2019 - Drama - 1h 45 - Livre - V.O. com legendas em português

Christian é um jogador de futebol muito talentoso e bem-sucedido que, após causar alguns problemas em campo, é aconselhado a procurar ajuda por parte do presidente de seu time. Quando Valerio, um professor tímido e solitário, é designado como tutor pessoal do atleta, encarregado de controlar seu temperamento, os dois precisam encontrar forças um no outro se quiserem que a improvável amizade entre eles floresça.

 

A VIDA EM FAMÍLIA | La vita in comune

De Edoardo Winspeare

Com Gustavo Caputo, Celeste Casciaro, Antonio Carluccio.

2017 - Comédia dramática - 1h50 - 12 anos - V.O. com legendas em português

Em uma pequena cidade no sul da Itália, Filippo Pisanelli se sente terrivelmente incompetente em seu papel de prefeito. Somente seu amor pela poesia e as leituras que faz aos detentos da região dão algum alívio à sua depressão. Assim conhece Pati, um ladrão que, junto do irmão, sonhava se tornar o chefe da máfia local. Mas o encontro com a literatura e a amizade entre os três muda tudo. Um dos filmes mais bem acolhidos no Festival de Veneza 2017.