José Carlos (Dave Maclean), Jessé (Christie Burgh) e Thomas William (Terry Winter)

Colunas

Saiba quais foram os artistas brasileiros que cantavam em inglês no século passado

Sob pseudônimos ou nomes artísticos, muitos cantores tiveram canções de sucesso mas ficaram no anonimato

15 de maio de 2022

Por Costa Junior*

A música tem uma linguagem universal e por isso toca no coração das pessoas. Uma fase de ouro de nossas canções foi vivida nos anos 70, em que cantores brasileiros estavam compondo e cantando em inglês, usando pseudônimos. Na primeira metade daquela década, a música internacional tomava conta do mercado fonográfico, muito por conta das novelas televisivas. Numa forma de baratear os custos com direitos autorais, as gravadoras começaram a contratar cantores brasileiros para interpretar músicas em inglês, com a finalidade de serem inseridas nestas coletâneas. Alguns deles, que hoje são conhecidos pelos seus sucessos em português, tiveram que adotar na época nomes artísticos em inglês.

Fábio Júnior, por exemplo, que fez muito sucesso com a música “Don’t Let me Cry” e se chamava Mark Davis. Depois usou o nome de Uncle Jack, que também fez sucesso com a música “Sweet Daisy”. Já José Pereira da Silva, o “Chrystian,” estourou em todo o Brasil em 1974 com a balada “Don’t Say Goodbye”, tema da novela “Cavalo de Aço''. Quem escutou Don Elliot cantando o sucesso “ One day your life” não imaginava que se tratava do cantor brasileiro Richardson da Silva, mais conhecido como Ralf. Os dois citados, que são irmãos, depois de cantarem em inglês formaram uma dupla sertaneja em 1982 com seus nomes artísticos “Chrystian e Ralf”.

Famoso por sucessos como "Porto Solidão", Jessé também teve um hit gravado em inglês, "Flying", sob o pseudônimo de Christie Burgh

Uma revelação para o público brasileiro aconteceu em 1980, ano em que o cantor Jessé ganhou o prêmio de melhor intérprete do Festival MPB Shell, da Rede Globo, com a música Porto Solidão. Antes, ele já tinha experimentado o gosto do sucesso com o pseudônimo de Tony Stevens, interpretando a música “If You Could Remember”, gravada para a novela “Tchan, A Grande Sacada” que durou de novembro de 1976 a julho de 1977 na extinta Rede Tupi. Ele também gravou em inglês nos anos 70 com o pseudônimo de Christie Burgh, com uma canção bastante conhecida na época, chamada Flying.

Uma banda brasileira que teve muito êxito cantando em inglês, foi “Pholhas”, criada em 1969. A ideia inicial era fazer covers de bandas dos Estados Unidos e Inglaterra, mas, posteriormente, os integrantes passaram a compor também. Seu primeiro LP, Dead Faces (1973), foi lançado pela RCA, contendo apenas canções em inglês. 

Um compacto simples extraído desse álbum, com a música "My Mistake” chegou ao primeiro lugar das paradas, vendendo 400 mil cópias em apenas três meses. Em seguida, outras canções foram lançadas em compactos, como "She Made Me Cry", "I Never Did Before" e "Forever", todas atingindo vendagem superior a 300 mil cópias.

O bombástico sucesso da música "We Said Goodbye", nos anos 70 pertence ao paulista José Carlos Gonzales, que recebeu o Disco de Ouro no México e no Brasil, com o nome artístico de Dave Maclean. Ele emplacou vários hits como "Me and you", tema da novela “Os Ossos do Barão”, que ocupou a primeira posição na classificação musical do país em 1974. Também conseguiu um extraordinário feito de colocar na parada de sucesso quatro músicas entre as dez primeiras e teve seu reconhecimento em países como Filipinas, Equador, Panamá, Portugal, Estados Unidos, Espanha, França e Inglaterra.

Trepidant 's foi outra banda brasileira que preferiu enveredar pelo caminho da música internacional. Foi formada em 10 de setembro de 1970 na cidade de Recife, Pernambuco. Gravou seu primeiro disco, um compacto duplo pela gravadora Tapecar, em 1976, com músicas em inglês compostas por um de seus membros. Em 1977 foi lançado o seu primeiro LP, e sendo um fenômeno em todo Norte e Nordeste, com mais de 200.000 mil cópias vendidas. Deste disco saiu o maior sucesso da banda, a música Remember Me.

O paulista Thomas William Stande era cantor e compositor, mas quem fez sucesso mesmo foi seu pseudônimo Terry Winter, com o hit "Summer Holiday”

Ricardo Feghali, atualmente integrante do grupo musical Roupa Nova, em 1978 gravou "Rainy Day" com o nome de Richard Young, que entrou na trilha sonora da novela “Locomotivas”'. O paulista Thomas William Standen, nascido em 1941, foi um cantor e compositor, mais conhecido como Terry Winter, que ficou famoso no Brasil e na América Latina com os hits "Summer Holiday” e “Our Love Dream". Já o pernambucano Ivanilton de Souza, entrou nas paradas de sucessos nos anos 70 com o nome artístico de Michael Sullivan, e a música My Life.

O produtor musical Hélio Costa Manso, integrante da banda Sunday na década de 1970, foi lançado sob o pseudônimo de Steve Maclean na época, emplacando sucessos como True Love tema da novela O Grito, exibida na Rede Globo em 1975. Nessa época de ouro da música americana em nosso país, surgiu em 1972 a banda brasileira Light Reflections gravando oito compactos e dois LPs e sendo “Tell Me Once Again” a música que estourou dentro e fora do país, vendendo mais de 1 milhão de cópias e fez shows em toda a América Latina.

Outras curiosidades

O cantor goiano Leo Jaime, conta que estava no carro com os amigos indo para praia, quando alguém cantarolou o refrão da música de Light Reflections “Tell Me Once Again” e ele disse “Telma eu não sou Gay?”, motivo de risada dos colegas. Ai, ele junto com Leandro Verdeal, Selvagem Big Abreu, se reuniram e fizeram a versão da música em inglês com o nome de “Calunias” e entrou no LP de Ney Matogrosso em 1983 e também gravada pela banda João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, da qual Leo Jaime fez parte.


*Formado na UFRN, Costa Júnior é pesquisador cultural e atuou como repórter na imprensa potiguar e na acreana, além de ter sido editor por várias décadas do jornal Zona Sul, que circulava em Ponta Negra | Contato: juniorcosta43@gmail.com