O professor Geraldo Porto, da Unicamp, e o artista Roseno de Lima, nos anos 80. Foto: Acervo

Agenda Cultural

A arte bruta de Roseno de Lima é tema de live realizada no RN

Transmissão será na terça-feira, 25, no Youtube do MCC Virtual e Facebook dos Amigos da Pinacoteca, realizadora Festival Cores do Interior

24 de maio de 2021

FESTIVAL CORES DO INTERIOR É LANÇADO DIA 25 DE MAIO COM LIVE ‘A ARTE BRUTA DE ROSENO DE LIMA: DE ALEXANDRIA PARA O MUNDO’

BANNER NOVO.jpeg


Transmissão acontece às 20h no Youtube do Museu Câmara Cascudo e Facebook da Sociedade Amigos da Pinacoteca, dentro do projeto lançado pela associação

Admirada por muitos, a arte do pintor e fotógrafo potiguar de Alexandria (RN) Antônio Roseno de Lima (1926-1998) está no acervo de importantes museus, como a famosa “Collection de l’Art Brut”, de Lausanne, Suíça, além de figurar em publicações especializadas e ser comercializada em galerias de arte no Brasil e no exterior. Mas no RN, no entanto, o artista e sua arte permanecem praticamente desconhecidos.

Para tentar reverter essa situação, o professor Geraldo Porto (UNICAMP) apresentará a vida e a obra de Roseno, tema de sua dissertação de Mestrado, em conversa com os pesquisadores Antônio Marques (UFRN/Sociedade Amigos da Pinacoteca) e Everardo Ramos (MCC/UFRN) esta terça-feira (25), a partir das 20h, com transmissão pelo Youtube e Facebook.

A live ‘A arte bruta de Roseno de Lima: De Alexandria para o Mundo’ faz parte do Festival Cores do Interior, promovido pela Sociedade Amigos da Pinacoteca, e da programação do MCC Virtual, a plataforma digital do Museu Câmara Cascudo da UFRN, e será transmitido pelos canais das duas instituições. O acesso à conferência é gratuito, e para receber certificado de participação, inscreva-se em:

https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91818109

O projeto “Festival Cores do Interior” é realizado pela Sociedade Amigos da Pinacoteca e foi aprovado pela Lei Aldir Blanc do Rio Grande do Norte, via Fundação José Augusto, Ministério do Turismo e Governo Federal. A ação possibilitou a aquisição de cinco obras do artista e a oportunidade de estudá-lo mais a fundo.

ROSENO DE LIMA

Antônio Roseno de Lima, nascido na cidade de Alexandria (RN) em 1926, mudou-se para Campinas (SP) onde trabalhou como fotógrafo e artista plástico, falecendo nessa cidade em 1998. Sua produção remete à “arte bruta”, caracterizando-se por uma liberdade extrema, tanto em termos poéticos, quanto estéticos, com formas e cores instigantes, impactantes, muitas vezes misturando imagem e texto. Assim como sua pintura, o ofício da fotografia popular social em São Paulo é reconhecida pela riqueza da arte do lambe-lambe e integra acervo da Universidade de Campinas-SP, além de estar inserido em exposições como “A Era do Lambe”.

Roseno viveu os últimos vinte anos na Favela “Três Marias” em Campinas. O encontro com o professor Geraldo Porto aconteceu em 1988, em uma feira de artistas primitivistas levada ao Centro Cultural da Universidade de Campinas. “Fiquei tão fortemente impressionado com a singularidade de sua pintura que imediatamente desejei adquiri-las e conhecer o seu criador. Tive a nítida impressão de estar diante de um artista raro. Um dos quadros em exposição representava um carro de boi pintado sobre Duratex com esmalte sintético. As figuras desproporcionais e rígidas eram pintadas sobre um fundo vermelho com as frases pintadas ao redor: O carro de boi, condução de cem anos atrás”, contou o professor, responsável por levar o acervo do artista para galerias do Brasil e museus do exterior.

 

Serviço:

Conferência virtual

‘A arte bruta de Roseno de Lima: De Alexandria para o Mundo’

Terça-feira (25 de maio), às 20h, nos canais

Para participar da live, acesse:

youtube.com/c/MCCUFRN

facebook.com/amigosdapinacoteca

facebook.com/mccufrn