O professor Geraldo Porto, da Unicamp, e o artista Roseno de Lima, nos anos 80. Foto: Acervo
Agenda Cultural
Transmissão será na terça-feira, 25, no Youtube do MCC Virtual e Facebook dos Amigos da Pinacoteca, realizadora Festival Cores do Interior
24 de maio de 2021
FESTIVAL CORES DO INTERIOR É LANÇADO DIA 25 DE MAIO COM LIVE ‘A ARTE BRUTA DE ROSENO DE LIMA: DE ALEXANDRIA PARA O MUNDO’
BANNER NOVO.jpeg
Transmissão acontece às 20h no Youtube do Museu Câmara Cascudo e Facebook da Sociedade Amigos da Pinacoteca, dentro do projeto lançado pela associação
Admirada por muitos, a arte do pintor e fotógrafo potiguar de Alexandria (RN) Antônio Roseno de Lima (1926-1998) está no acervo de importantes museus, como a famosa “Collection de l’Art Brut”, de Lausanne, Suíça, além de figurar em publicações especializadas e ser comercializada em galerias de arte no Brasil e no exterior. Mas no RN, no entanto, o artista e sua arte permanecem praticamente desconhecidos.
Para tentar reverter essa situação, o professor Geraldo Porto (UNICAMP) apresentará a vida e a obra de Roseno, tema de sua dissertação de Mestrado, em conversa com os pesquisadores Antônio Marques (UFRN/Sociedade Amigos da Pinacoteca) e Everardo Ramos (MCC/UFRN) esta terça-feira (25), a partir das 20h, com transmissão pelo Youtube e Facebook.
A live ‘A arte bruta de Roseno de Lima: De Alexandria para o Mundo’ faz parte do Festival Cores do Interior, promovido pela Sociedade Amigos da Pinacoteca, e da programação do MCC Virtual, a plataforma digital do Museu Câmara Cascudo da UFRN, e será transmitido pelos canais das duas instituições. O acesso à conferência é gratuito, e para receber certificado de participação, inscreva-se em:
https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91818109
O projeto “Festival Cores do Interior” é realizado pela Sociedade Amigos da Pinacoteca e foi aprovado pela Lei Aldir Blanc do Rio Grande do Norte, via Fundação José Augusto, Ministério do Turismo e Governo Federal. A ação possibilitou a aquisição de cinco obras do artista e a oportunidade de estudá-lo mais a fundo.
ROSENO DE LIMA
Antônio Roseno de Lima, nascido na cidade de Alexandria (RN) em 1926, mudou-se para Campinas (SP) onde trabalhou como fotógrafo e artista plástico, falecendo nessa cidade em 1998. Sua produção remete à “arte bruta”, caracterizando-se por uma liberdade extrema, tanto em termos poéticos, quanto estéticos, com formas e cores instigantes, impactantes, muitas vezes misturando imagem e texto. Assim como sua pintura, o ofício da fotografia popular social em São Paulo é reconhecida pela riqueza da arte do lambe-lambe e integra acervo da Universidade de Campinas-SP, além de estar inserido em exposições como “A Era do Lambe”.
Roseno viveu os últimos vinte anos na Favela “Três Marias” em Campinas. O encontro com o professor Geraldo Porto aconteceu em 1988, em uma feira de artistas primitivistas levada ao Centro Cultural da Universidade de Campinas. “Fiquei tão fortemente impressionado com a singularidade de sua pintura que imediatamente desejei adquiri-las e conhecer o seu criador. Tive a nítida impressão de estar diante de um artista raro. Um dos quadros em exposição representava um carro de boi pintado sobre Duratex com esmalte sintético. As figuras desproporcionais e rígidas eram pintadas sobre um fundo vermelho com as frases pintadas ao redor: O carro de boi, condução de cem anos atrás”, contou o professor, responsável por levar o acervo do artista para galerias do Brasil e museus do exterior.
Serviço:
Conferência virtual
‘A arte bruta de Roseno de Lima: De Alexandria para o Mundo’
Terça-feira (25 de maio), às 20h, nos canais
Para participar da live, acesse:
youtube.com/c/MCCUFRN
facebook.com/amigosdapinacoteca
facebook.com/mccufrn
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022