Grupo formado por pessoas com e sem deficiência apresenta coreografia online. Foto: Amiel Abrantes

Agenda Cultural

A cadeira com extensão e liberdade do corpo

Em videodança, Grupo de Dança Movidos coloca a cadeira como lugar simbólico da liberdade

14 de março de 2021

O recurso da cadeira supõe a consideração de uma série de ações humanas relacionadas com ritos sociais tal como as refeições e as reuniões ou interações culturais, como a leitura. Mas para o Grupo de Dança Movidos, que inclui pessoas com e sem deficiência no seu elenco, a cadeira assume o lugar simbólico da liberdade. E na sua mais nova produção intitulada Corpo Cadeira, uma videodança de 10 minutos que está disponível gratuitamente no canal Youtube Movidos Dança, o lugar da cadeira ultrapassa a sua representação enquanto objeto.

Para Daniel Silva, bailarino do Grupo e cadeirante, a proposta propõe uma reflexão sobre a cadeira como uma espécie de incorporação e continuação do corpo. “Mais do que uma peça a quem damos uso, a cadeira é um recurso para que os nossos corpos possam se expressar”, afirma o bailarino.

O processo de criação de Corpo Cadeira envolveu outras linguagens artísticas como o audiovisual cujo recurso permitiu ampliar e aproximar os movimentos coreográficos através do olhar da câmera. Também contou com a colaboração da artista Ariadna Medeiros e sua experiência com as danças urbanas. Segundo o diretor artístico do Movidos, Anderson Leão, o desejo de construir essa obra veio da intenção de promover a diversidade criativa unindo várias expressões culturais tal como o próprio percurso que o Grupo vem construindo desde 2018 ao trazer a experiência da investigação do corpo diverso para o criar/fazer artístico. 

Corpo Cadeira está disponível até dia 04 de abril. Depois, a videodança irá participar da seleção dos festivais nacionais e internacionais, mas o público poderá continuar acompanhando o trabalho do Grupo através do Instagram em @movidosdanca

 

Corpo Cadeira tem como intérpretes os bailarinos Ariadna Medeiros, Daniel Silva e Jamaica Macêdo, com direção artística de Anderson Leão, direção de imagem e edição de Artur Abrantes, fotografia de Amiel Abrantes e apoio de Vinicius Kozakiewicz. A produção é assinada por Tatiane Fernandes, com assistência de produção de Raphael Jhoy e consultoria e desenho de projeto de Ana Paula Medeiros.

A realização do projeto contou com recursos da Lei Aldir Blanc e o patrocínio da Fundação José Augusto, do Governo do Estado do RN, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

 

SERVIÇO

Videodança Corpo Cadeira | Duração 10 minutos

Canal Youtube Movidos Dança

Link https://www.youtube.com/watch?v=jD3G5pljtqU