Robert Plant em clipe de If I Were a Carpenter

Colunas

A história da música O Carpinteiro (“If I Were a Carpenter”)

A música que virou "passinho" e brega de sucesso em 2021, já foi gravada por Led Zeppelin, Johnny Cash, Willie Nelson, Bobby Darin, Bob Dylan

24 de abril de 2022

Costa Júnior

A música “O carpinteiro”, gravada por Ronnie Von em 1967, foi um grande sucesso no ano passado, interpretada nas vozes de Elias Mokbel e Nattan, em ritmo brega, e que veio acompanhada de um clipe com coreografia. As pessoas que atentam as redes sociais, com certeza se deparam com três rapazes fazendo um bailado sincronizado que contagiou os internautas. A dança do “passinho” ficou ainda mais conhecida quando pessoas famosas publicaram em seus perfis, arrancando risadas de fãs e seguidores. Por conta do sucesso da dança, alguns jogadores do Flamengo fizeram a coreografia para comemorar o título da Supercopa conquistada em 2021 e o vídeo estourou no TikTok, uma das principais redes sociais. 

A dança foi idealizada pelo influenciador digital Orlandinho, O Rei do Piseiro. Ele chamou dois amigos de infância e fez os “Passinhos”, que imediatamente viraram uma febre na internet, especialmente no Instagram. O que provavelmente muitas pessoas não conhecem é a verdadeira história que envolve essa música. A canção começou nos Estados Unidos, em 1966, quando Tim Hardin compôs “If I Were a Carpenter”, gravada em seu álbum de 1967. Ele também tocou ao vivo no lendário festival de Woodstock, realizado entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969 na fazenda de Max Yasgur, próximo à região de White Lake, na cidade de Bethel, no estado de Nova York, Estados Unidos.

Antes disso, a música já tinha alcançado o oitavo lugar com o americano Bobby Darin, na Billboard Hot 100, revista semanal que publica tabela musical com classificações em gráficos, baseadas nas canções em vendas, execuções de rádio e streaming online nos Estados Unidos, A canção americana foi regravada por diversos artistas, incluindo Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin. Além de Johnny Cash, Johnny Rivers, Willie Nelson, Bob Dylan, Stevie Wonder e muitos outros cantores.  

No Brasil, a história desta música começa em 1969 quando Ronnie Von lançou o disco A Praça. Só que na hora da gravação, que era para ser 12 faixas, só existiam 11 músicas para compor o LP. Quando Ronnie Von ficou sabendo que precisava de mais uma música para completar o LP, falou com o produtor Antônio Carlos Wallace Duncan Junior, para fazer a versão de “If I Were a Carpenter” de Tim Hard. A ideia era apenas completar as 12 faixas, ele teve a convicção que a música não iria fazer sucesso algum. No lançamento do disco, realmente não aconteceu nada com a canção e a música de trabalho foi “A Praça”, muito bem executada nos meios de comunicação da época. Mas, a gravadora lançou para o Norte e Nordeste um Compacto que tinha a faixa “O Carpinteiro”, que estourou nestas regiões.

         Na década 80, Ronnie Von foi fazer um grande show aberto com mais de 40 mil pessoas em Bacabal, no interior do estado do Maranhão.  E o público presente começou a gritar “Cante o Carpinteiro”, ele, como não sabia que a música tinha virado um hit no Estado, ficou sem entender nada e não cantou. Nessa época não havia essa globalização de hoje, onde as pessoas se conhecem pelas redes sociais, então os produtores contrataram sósias para fazer shows, dando cachê a eles como fossem os verdadeiros artistas. Neste show em Bacabal, uma pessoa próxima ao palco achava que Ronnie Von era uma fraude, já que ele não sabia cantar a canção sua de maior sucesso no Nordeste.  Apontou um revólver para ele dizendo “Cante o Carpinteiro”, e de imediato a segurança controlou a situação. E Ronnie depois do susto, não só decorou a música, como toda vez que se apresentava no Norte e Nordeste colocava no repertório como a primeira música de abertura de cada show que ia fazer.

Após 54 anos do lançamento da canção “O Carpinteiro”, ela recebe um novo gás e conquista um público jovem, que não teria como conhecer quando foi lançado. Mostra que, um dia a representatividade que não acontece na época pode vir a acontecer no futuro. E assim foi com essa música, que é somente uma de várias outras que renascem após anos esquecidas. Uma prova também de que independente de qualquer coisa, a música de qualidade nunca envelhece. Elias Mokbel em entrevista disse que cresceu ouvindo essa música, e ao encontrar Ronnie Von em um programa de televisão, se emocionou, porque lembrou do seu pai já falecido, que cantava muito ela na sua infância.

Outras curiosidades

*O dançarino Orlandinho do Piseiro explicou que a ideia da coreografia do "passinho '' surgiu no auge da pandemia, quando muitas pessoas não saiam de casa. Ele bolou algo para alegrar as pessoas e chamou dois amigos de infância para fazer a coreografia da dança e jamais imaginou que teria a repercussão que teve. A dança, além disso, serviu para homenagear o seu pai e as pessoas da sua cidade que se vestem daquela maneira, que são mostradas no vídeo, que viralizou na internet. As roupas usadas na dança são do seu pai. Os outros dançarinos que aparecem no vídeo são Thiago e Anderson, amigos de infância de Orlandinho. O sucesso foi tanto que a música de Elias Mokbel e Nattan, com o vídeo da dança, em apenas duas semanas de ser lançada, já tinha mais de 37 mil vídeos gravados só no TikTok