José Neto Barbosa escancara os preconceitos cristalizados na sociedade. Foto Brunno Martins

Agenda Cultural

"Acredito na arte que pensa o seu tempo", diz ator que reestreia 'A Mulher Monstro'

Monólogo de José Barbosa aborda o preconceito a partir de falas de pessoas famosas. Texto está em temporada às quintas no Shopping Cidade Verde

29 de janeiro de 2022

Cefas Carvalho

´A Mulher Monstro` está de volta a Natal. Espetáculo do grupo S.E.M. Cia. de Teatro em formato de monólogo com o ator potiguar José Neto Barbosa, já foi premiado e já teve mais de cem encenações, e estará durante todas as quintas-feiras de fevereiro (dias 03, 10, 17 e 24) sempre às 20h, no Circo Bisteca e Bochechinha, localizado no estacionamento do Cidade Verde Shopping (Av. Ayrton Senna, 1995, bairro Nova Parnamirim).

“Estamos com muita expectativa nesta volta a Natal. Fazemos teatro para o povo. Somos sempre bem recebido por onde passamos, percebemos que as pessoas assistem vezes seguidas, o espetáculo tem tantos códigos, sabemos que ele impacta as pessoas”, afirmou José Neto Barbosa à reportagem do Típico Local. Neto atualmente é coordenador depolíticas culturais do Teatro e da Ópera do Governo de Pernambuco, e também da  Sistematização de Editais da Cultura.

Com dramaturgia e direção do próprio José Neto, a tragicomédia, como ele define o espetáculo, já foi assistida por mais de 16 mil pessoas em quatro regiões do país e mais de cem apresentações. A Mulher Monstro é baseado em declarações agressivas, polêmicas e verídicas de figuras públicas, como políticos e celebridades, além de expressões ditas no cotidiano e nas redes sociais. a atualidade brasileira expondo uma mulher burguesa, falsa religiosa, perseguida pela própria visão intolerante da sociedade. Presa literalmente em uma jaula, acontece a transformação em  um verdadeiro monstro, como uma metáfora que se torna realidade.

Com a encenação da peça, serão celebrados os 10 anos da S.E.M. Cia. de Teatro, formada por integrantes potiguares e recifenses. “O espetáculo teve parte de sua criação na nossa ocupação na Pinacoteca Potiguar e, também, na nossa antiga sede no Recife Antigo”, registra Neto..

“Este espetáculo me trouxe muita realização pessoal e eu daria uma pausa por já ter conquistado muito com ele. Mas estamos em um ano político, então tive a decisão de continuar, quero que a  peça seja um instrumento de campanha para tirar Bolsonaro do poder. Embora as pesquisas mostrem rejeição a ele, uma parcela da população flerta ou já está de mãos dadas com o fascismo. Esse espetáculo quer fazer as pessoas repensarem as frases que elas dizem no dia a dia. Eu coloco o mal em cena para poder trazer questionamentos. Acredito em uma Arte que pensa o seu tempo, para usar a frase da cantora Nina Simone”, assinala José Neto.

CENSURA

O impacto do que é mostrado em ´A mulher monstro` pode ser mensurado pela censura que o espetáculo recebeu no Festival de Curitiba em 2019. Em todo o material de divulgação e no guia impresso do Festival havia o anúncio da encenação no Memorial de Curitiba do dia 4 ao dia 7 de abril. Mas após toda divulgação que falava abertamente sobre a peça criticar Bolsonaro, chegou a notícia de proibição do uso do Memorial para apresentação do ato, com o decreto do prefeito Rafael Greca que alegava que o espaço seria usado pela Prefeitura nas datas que coincidam com as do espetáculo. 

Mas José Neto Barbosa registra que a notícia chegou a ele sem uma explicação plausível. “Não houve justificativa, porque nenhum movimento de opressão se justifica de forma objetiva”, afirmou à época. “Esse é o processo democrático, é ouvir também o que a gente não concorda”, disse. Neto, que chegou a chamar Greca de ‘Prefeito Bolsomion‘ em sua conta pessoal do Instagram.

José Neto recorda o episódio com rancor. “Aquilo rendeu traumas e sessões de terapia por anos seguidos. Não quero nunca passar por isso novamente. A visibilidade que a peça ganhou com isso não paga o sentimento de medo e impotência. Fora os prejuízos financeiros. Em contrapartida, recebemos muito amor quando decidimos apresentar em praça pública. Foram mais de 3200 pessoas na rua, um recorde no festival. Mas apresentar sob ameaça de morte e ter que andar escoltado foi uma das piores coisas. Lembro que não conseguia me maquiar de tanto tremer”, lembra.

Com a encenação da peça, serão celebrados os 10 anos da S.E.M. Cia. de Teatro, formada por integrantes potiguares e recifenses. “O espetáculo teve parte de sua criação na nossa ocupação na Pinacoteca Potiguar e, também, na nossa antiga sede no Recife Antigo”, registra Neto..

 

SERVIÇO

Espetáculo A Mulher Monstro 

Dias: 03, 10, 17 e 24 de fevereiro (quintas-feiras) 

Horário: 20h

Local: Estacionamento do Shopping Cidade Verde  - Circo Bisteca e Bochechinha

Endereço: Av. Ayrton Senna, 1995, Nova Parnamirim

Classificação indicativa: 16 anos

OBS: As medidas restritivas em relação ao COVID-19 seguem as regulamentações do poder executivo municipal e estadual, exigindo-se máscara e passaporte vacina