Adriano Azambuja ataca de multiinstrumentista enquanto relembra momentos e bandas que tocou

Agenda Cultural

Confira episódio do Território Criativo com o 'guitar hero' Adriano Azambuja

Território Criativo tem direção do trio Mudernage Paolo Araújo, Scilla Gabel e Seo Cruz. Primeiro episódio chega ao Youtube na 5ª feira

30 de setembro de 2020

O músico e compositor Adriano Azambuja é uma espécie de herói da guitarra para o rock potiguar. Mineiro de nascimento, aqui aportou adolescente no fim dos anos 70, para se conectar a muitos momentos importantes da música potiguar através de bandas icônicas, como Sangueblues, A Máquina, Bandeira do Urso, Cabeças Errantes, Síntese Modular e The Automatics, além de projetos solos como Adriano Azambuja Trio.  A primeira guitarra ganhou da mãe, e aperfeiçoou a técnica com os mestres Manoca Barreto e Cleudo Freire, contou a artista no episódio da websérie potiguar Território Criativo, que estreia nesta quinta-feira (1) a 00h no Youtube.

Dirigida pelo trio Ícone Mudernage, os produtores/diretores Paolo Araújo, Scilla Gabel e Seo Cruz, a  websérie ganhou a primeira temporada de outubro — além de Azambuja, também serão exibidos Zurdo ( 08/10); Tesla Orquestra (15/10); e Jubarte Ataca (22/10. como episódio piloto)..

Dinâmica, a produção faz um mix de videoclipe ao vivo com documentário propondo apresentar artistas e bandas potiguares destilando a performance de sua música em estúdio, o universo que circunda suas inspirações, causos...

Na estreia o guitarreiro de Parnamirim Adriano Azambuja pontua sua história ataca de multi-instrumentista, tocando contrabaixo, violões e guitarras. No episódio ele apresenta sua nova música rocker instrumental “Florânia". É uma aula de música e causos. No episódio tem uma participação mais que especial de Eliseu Sousa na bateria, como também breves aparições, em material de arquivo, de bandas que fizeram parte da trajetória do guitarrista como A Máquina e o Cabeças Errantes.

Adriano Azambuja desenvolve carreira solo desde 2005, tendo no seu histórico apresentações em festivais como Mada e Dosol, premiação no Festival da Música Potiguar Brasileira com a música instrumental NA TOWN, e participação no VIII Festival MPBECO com a música “Ser Você”. Mais Recentemente compõs a trilha sonora dos curta metragens “Incontinências”, “Athayde”, e do documentário “Passo da Pátria - Porto de Destinos”, dirigidos por Paulo Jorge Dumaresq/Alex Régis. Já no curta de ficção científica “Em torno do Sol” além de participar da trilha sonora protagonizou o personagem Mister X.

A websérie Território Criativo, teve apoio para finalização do Sebrae RN através do Edital N° 03/2020 SEBRAE/RN - Chamada Pública - Economia Criativa 2020.  “O apoio do Sebrae/RN foi fundamental para finalizarmos esses episódios da temporada Outubro 2020”, diz Paolo Araújo, um dos produtores/diretores.

“Temos até material para fazer os episódios com duração maior, mas, o foco na internet nos fez pensar em finalizarmos algo enxuto, onde a duração de 12 minutos por episódio nos deixou bem satisfeitos com o resultado”. 

Já a produtora/diretora Scilla Gabel comenta: “é uma experiência maravilhosa para mim, enquanto realizadora, participar dessa expedição sonora visual que o Território Criativo nos proporciona, descortinando as musicalidades e arte feita em terras potigaures”

A websérie Território Criativo será vinculado no canal da Mudernage no Youtube e durante a estreia os realizadores e Adriano Azambuja estarão online no canal para teclar um bate-papo com os internautas.

Confira estreia da websérie Território Criativo

A temporada de outubro 2020

08/10 – Zurdo;

15/10 - Tesla Orquestra; 

22/10 - Jubarte Ataca (episódio piloto).