Em meio aos problemas urbanos, personagens vagueiam entre pensamentos que ocupam lugar dos diálogos

Agenda Cultural

"Abandono" traz personagens refletindo sobre o mundo pré-pandemia

Curta-metragem dirigido por Seo Cruz e Marcos Bulhões estreia nesta quarta-feira no canal do selo Mudernage Combo

14 de setembro de 2021

Cinthia Lopes |

Como disse uma velha banda de reggae, o silêncio antecede o esporro. Pensando assim é possível sentir um ar de premonição no curta-metragem “Abandono”, filme dirigido por Seo Cruz (Mudernage Combo) e o diretor teatral Marcos Bulhões. A produção teve uma pré-estreia no Festival Goiamum Audiovisual e nesta quarta-feira (15) , às 21h, fará sua estreia no canal do Youtube do Mudernage. Após a exibição acontece o bate papo on line com integrantes do elenco, diretores e equipe técnica.

A obra navega na sinopse “Na travessia do campo minado da peste que nos ameaça, agravada pelo despreparo e descaso do sistema, o que restará de nossa humanidade?”. A trilha sonora potencializa as impagens impactantes de cada personagem perdido na paisagem da praia urbana do nascer ao crepúsculo. .As filmagens de Abandono foram realizadas na praia Ponta Negra (Natal/RN) bem antes da pandemia, período em que o calçadão da praia estava parcialmente destruído pelo mar e os esgotos passavam dias jorrando diretamente no mar. Neste cenário em sintonia com as peculiaridades dos dias atuais, a narrativa e os personagens ganham sentidos que são bem individuais no imaginário de cada espectador, principalmente pelo fato que o filme não conta com diálogos.

O curta é uma realização do combo cultural Mudernage em parceria com o Coletivo Maribondo Caboclo e tem no elenco Elcimar Macedo, Maria Di Lia Oliveira, Manoel Gomes, Nara Salles, Riccardo San Martini e Vânia Maria.

A produção de Abandono foi iniciada de forma independente (produção/filmagem) e contou na finalização (edição de imagem, trilha sonora e edição de som) com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal

A Mudernage foi constituída em Natal/RN no ano de 1997, inicialmente como um estúdio de áudio/vídeo. A partir dos anos 2000 deixou de ser apenas prestadora de serviços, tornando-se também protagonista em ações culturais na área de audiovisual e música. O Coletivo Marimbondo Caboclo surgiu em 2007 a partir de oficinas de performance ministradas por Marcos Bulhões na Capitania das Artes. 

 

Contém informações do release

Serviço:

lançamento oficial do filme ABANDONO

ONDE:  canal da Mudernage no Youtube,

QUANDO: quarta-feira 15/09/2021

HORA: 21h

 

https://www.youtube.com/watch?v=d03-aIx80jw&feature=youtu.be