ânzia Pinheiro integrou participa de ações pelo Brasil e já integrou a curadoria do Rumos Itaú

Agenda Cultural

Abertas as inscrições para oficina de curadoria com Sânzia Pinheiro

Oficina vai abordar as atividades desenvolvidas pela curadoria nas artes visuais, da seleção dos trabalhos e artistas ao espaço expositivo

28 de janeiro de 2021

A curadoria nas artes visuais vai além da escolha dos trabalhos e seleção do artista. Também é parte do trabalho do curador analisar o melhor espaço expositivo, organizar a montagem e disposição das obras. É dessa complexidade que tratará a Oficina de Curadoria em Artes Visuais, ação voltada para profissionais do RN  ministrada pela curadora Sânzia Pinheiro, que tem vasta experiência na área, sendo reconhecida por projetos e instituições importantes no País, como o Rumos Itaú Cultural, do qual fez parte da equipe de curadoria entre 2011 e 2012.

Serão oito encontros a partir do dia 22 de janeiro (até 12 de fevereiro de 2021). Cada encontro terá duas horas de duração através da Plataforma Zoom. No conteúdo serão debatidas de forma participativa com diversas questões envolvidas como o perfil desse profissional, suas atividades, estudos curatoriais, articulações com questões contemporâneas, processos curatoriais entre outros relacionados ao assunto. Para se inscrever, acesse o link AQUI

A oficina está contemplada na Lei Emergencial de Cultura Aldir Blanc via Fundação José Augusto, Governo do Estado do RN, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal, viabilizado pelo edital Formação e Pesquisa – Troca de Saberes à Distância.

Sânzia Pinheiro coordenou o setor de Artes Visuais da Fundação Cultural Capitania das Artes/Natal entre 2009-2010. Coordenou o Salão de Artes Visuais de Natal (9ªe 13ª edições).  Manteve ao  lado do artista e Mestre em Antropologia Jean Sartief a coluna semanal “Fermentações Visuais”, no jornal Tribuna do Norte 2007/2009. Desenvolveu pesquisa no acervo do artista Falves Silva e Jota Medeiros entre 2012-2016. Realizou diversas curadorias entre elas a  exposição individual de Falves Silva no Centro Cultural São Paulo-CCSP em 2016. Atualmente é fundadora associada do Bólide1050 ao lado de Sofia Bauchwitz, articuladora e pesquisadora no campo das Artes Visuais, Mestre em Ciências Sociais pela UFRN.
 
Serviço:
Para a inscrição – é importante o preenchimento do formulário no link:  
Data: de 22 janeiro à 12 de fevereiro
Curso online | Transmissão: Plataforma Zoom
Contato: bolide1050@gmail.com
@bolide_1050 (instagram)