Deputado quer renomear ponte com nome da ex-governadora Wilma de Faria
Agenda Cultural
ANRL emite nota e cita Câmara Cascudo, que nos ensina que "deve-se dar nome novo a coisa nova."
17 de março de 2025
O deputado Coronel Azevedo (PL) chamou a atenção para um projeto de lei de sua autoria mudando o nome da ponte Newton Navarro para homenagear a governadora Wilma de Faria, que realizou a obra. Foi durante discurso na sessão plenária na ALRN de quinta-feira (13).
A Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ANRL) foi a primeira instituição cultural a se manifestar contra. Em nota, a ANRL disse que embora reconheça “a importância de homenagear figuras que contribuíram para a cultura e a política do Estado, como é o caso de Wilma de Faria, é fundamental que essa homenagem não ocorra em detrimento de outros nomes que também são pilares da nossa história, como o escritor, dramaturgo, desenhista, pintor, O Poeta e Orador da cidade do Natal, Newton Navarro”.
Veja nota na íntegra:
A Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ANRL) vem a público manifestar seu posicionamento em relação à proposta apresentada de alteração do nome da Ponte De Todos Newton Navarro, sugerida pelo deputado Coronel Azevedo (PL), para homenagear a icônica administradora Wilma de Faria, esclarecendo alguns pontos relevantes sobre a significância de ambos os nomes para a cultura e a história do nosso Estado.
Reconhecemos a importância de homenagear figuras que contribuíram para a cultura e a política do Estado, como é o caso de Wilma de Faria. No entanto, é fundamental que essa homenagem não ocorra em detrimento de outros nomes que também são pilares da nossa história, como o escritor, dramaturgo, desenhista, pintor, O Poeta e Orador da cidade do Natal, Newton Navarro.
Importante obra de engenharia, a Ponte Newton Navarro é um símbolo de progresso e desenvolvimento. É importante relembrar que a proposta de a nomear com o nome de um dos mais ilustres filhos da nossa terra, uma figura emblemática da cultura potiguar, foi, de fato, sugestão desta Academia à então governadora. Essa iniciativa visava reconhecer as contribuições significativas do acadêmico Newton Navarro para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e a governadora acatou com louvor a nossa sugestão. Portanto, seria contraditório trocá-lo agora pelo seu próprio nome.
Não podemos esquecer que o acadêmico Newton Navarro é uma figura central na literatura e na arte potiguar. Sua obra retratou com sensibilidade e profundidade as belezas e desafios do nosso Estado, incluindo a rica paisagem da Ribeira, do Rio Potengi, da Redinha e a necessidade de proteger nossos recursos naturais. O nome da Ponte Newton Navarro, já consagrado pelo uso popular, não é apenas uma obra de engenharia, é também um símbolo da conexão entre a literatura e a vida urbana, um tributo à memória de um autor que soube capturar a essência do nosso povo e de nossa terra.
Câmara Cascudo nos ensina que deve se dar nome novo a coisa nova. Acrescentamos que a data escolhida para votação coincide com a data dos 33 anos da morte do Poeta (18 de março de 1992), ou seja, uma verdadeira desomenagem.
A Academia manifesta a sua confiança aos nossos deputados que defendem os valores culturais da nossa gente, reafirma seu compromisso com a valorização da literatura e da cultura potiguar, e se coloca à disposição para contribuir com propostas que respeitem e celebrem a pluralidade de vozes que compõem a nossa identidade.
Natal, 17 de março de 2025
Diogenes da Cunha Lima
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022