Academia Norte-rio-grandense de Letras foi fundada em 1936

Agenda Cultural

Academia de Letras empossa cinco novos membros

Acadêmicos recém-eleitos completam as 40 cadeiras da ANRL em solenidade realizada às 17h, com transmissão pelo YouTube

24 de fevereiro de 2021

A Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ANRL) realizará nesta quinta-feira, às 17h, a solenidade de posse dos acadêmicos eleitos recentemente. A exceção dentre os empossados é o jornalista Woden Madruga (Cadeira 35), que foi eleito em 2016 mas ainda não tinha ocupado de fato a cadeira que pertenceu a Ticiano Duarte.  Os demais foram candidatos eleitos em 2020: o advogado Armando Holanda (Cadeira 16), o procurador geral da República e escritor Marcelo Alves Dias de Souza (Cadeira 19), o historiador e escritor Luiz Eduardo Brandão Suassuna (Cadeira 25) e o poeta e gestor cultural Dácio Galvão (Cadeira 10) - os três últimos eleitos em novembro passado. 

Por conta dos novos protocolos sanitários, não haverá plateia presente. Para assistir à solenidade o acesso será pelo YouTube, Canal Direito e Cultura. Somente os acadêmicos participam do ato na sede da Rua Mipibu. 

A ANRL chega a 2021 com todas as 40 cadeiras ocupadas. As três últimas vagas que estavam abertas ganharam novos ocupantes em novembro do ano passado,  quando aconteceu a última eleição do ano.  A instituição foi fundada em 1936 e que desde então vem participando com regularmente da cena cultural do estado, sobretudo no tocante a literatura. Atualmente é presidida pelo Advogado e escritor Diógenes da Cunha Lima.