Moacy Cirne foi professor da Universidade Federal Fluminense e estudioso dos Quadrinhos. Foto: TN
Agenda Cultural
O acervo de cinco mil volumes reúne livros, revistas, pesquisas e jornais e estava na biblioteca do intelectual potiguar, no Rio de Janeiro
03 de novembro de 2020
A Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira, localizada na sede da Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte), ganha a partir de hoje um dos acervos mais emblemáticos e ricos da cultura potiguar. Nesta terça-feira (3), o prefeito Álvaro Dias e o secretário de Cultura, Dácio Galvão, receberam oficialmente o acervo do poeta, professor e artista visual Moacy Cirne, falecido em 2014.
O acervo de cinco mil volumes reúne livros, revistas, pesquisas e jornais e estava na biblioteca de Moacy Cirne no bairro de Laranjeiras, onde vivia no Rio de Janeiro. Construída ao longa da vida pelo escritor, nascido em São José do Seridó, o acervo tem edições antigas e raras de livros sobre literatura, cinema e quadrinhos, além de títulos de ciência política e social, áreas em que atuava como professor da Universidade Fluminense.
“Para nós da Prefeitura é uma honra e alegria receber o acervo deste seridoense que ganhou fama internacional e reconhecido por sua obra. Os estudantes e as novas gerações poderão conhecer sua obra e também ter acesson a suas pesquisas e estudos”, comentou o prefeito Álvaro Dias.
Isadora Cirne, filha de Moacy, foi recebida pelo prefeito e a equipe da Secult. “Nós estamos felizes que o acervo dele esteja aqui na sua terra”, contou Isadora.
Moacy Cirne foi professor da Universidade Federal Fluminense e se notabilizou por participar da fundação do Poema Processo e sua extensa pesquisa sobre Quadrinhos, reconhecido internacionalmente em premiações e festivais. O acervo estará à disposição do público natalense no horário das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. A Biblioteca Esmeraldo Siqueira existe há quase 30 anos e dentre as peculiaridades possui um acervo de quadrinhos, filmes e revistas. A reforma e ampliação do espaço está entre as reformas propostas pela prefeitura.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022