Moacy Cirne foi professor da Universidade Federal Fluminense e estudioso dos Quadrinhos. Foto: TN

Agenda Cultural

Acervo de Moacy Cirne chega à Biblioteca Esmeraldo Siqueira

O acervo de cinco mil volumes reúne livros, revistas, pesquisas e jornais e estava na biblioteca do intelectual potiguar, no Rio de Janeiro

03 de novembro de 2020

A Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira, localizada na sede da Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte), ganha a partir de hoje um dos acervos mais emblemáticos e ricos da cultura potiguar. Nesta terça-feira (3), o prefeito Álvaro Dias e o secretário de Cultura, Dácio Galvão, receberam oficialmente o acervo do poeta, professor e artista visual Moacy Cirne, falecido em 2014.

O acervo de cinco mil volumes reúne livros, revistas, pesquisas e jornais e estava na biblioteca de Moacy Cirne no bairro de Laranjeiras, onde vivia no Rio de Janeiro. Construída ao longa da vida pelo escritor, nascido em São José do Seridó, o acervo tem edições antigas e raras de livros sobre literatura, cinema e quadrinhos, além de títulos de ciência política e social, áreas em que atuava como professor da Universidade Fluminense.

“Para nós da Prefeitura é uma honra e alegria receber o acervo deste seridoense que ganhou fama internacional e reconhecido por sua obra. Os estudantes e as novas gerações poderão conhecer sua obra e também ter acesson a suas pesquisas e estudos”, comentou o prefeito Álvaro Dias.

Isadora Cirne, filha de Moacy, foi recebida pelo prefeito e a equipe da Secult. “Nós estamos felizes que o acervo dele esteja aqui na sua terra”, contou Isadora.

 Moacy Cirne foi professor da Universidade Federal Fluminense e se notabilizou por participar da fundação do Poema Processo e sua extensa pesquisa sobre Quadrinhos, reconhecido internacionalmente em premiações e festivais.  O acervo estará à disposição do público natalense no horário das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. A Biblioteca Esmeraldo Siqueira existe há quase 30 anos e dentre as peculiaridades possui um acervo de quadrinhos, filmes e revistas. A reforma e ampliação do espaço está entre as reformas propostas pela prefeitura.