Ator Rogério Ferraz dá vida ao personagem Johnny, um lutador e seus dramas. Foto Brunno Martins

Agenda Cultural

Acompanhe a estreia do filme Nocaute nas redes

Média-metragem potiguar conta a história do lutador Johnny e é inspirado na história do lendário mexicano El Santo

09 de fevereiro de 2021

Um filme sobre um lutador que viveu a glória e a derrocada nos ringues e na vida pessoal. Livremente inspirado na vida do lendário mexicano “El Santo”, “Nocaute” é a novidade audiovisual potiguar que está estreando nesta semana no Cine Seridó. O projeto nasceu como um espetáculo de teatro em 2018, idealizado por Rogério Ferraz. Ao longo do tempo a obra cênica foi abrindo espaço para um produto audiovisual e desagua agora em um média-metragem de impacto, que tem sua estreia oficial entre os dias 08 e 13 de fevereiro como filme selecionado por uma curadoria especializada da área cinematográfica.

No processo de adaptação, a dramaturgia original de César Ferrario foi transposta para o roteiro escrito por João Marcelino, que também assina a direção e a direção de arte do filme Nocaute. O roteiro contou com a consultoria do cineasta Matheus Arruda, de Recife (PE), pesquisador do cinema latino-americano sob a ótica de “El Santo”, figura folclórica do México, que ao longo de três décadas realizou cerca de 50 filmes sobre o ofício de ser lutador. 

O filme foi gravado entre agosto e setembro de 2020 no TECESOL - Território de Educação, Cultura e Economia Solidária, e contou com a participação de 12 profissionais do audiovisual e das artes cênicas, compondo uma equipe que utilizou todos os protocolos de segurança e medidas de proteção da COVID-19.

Nocaute conta a história de Johnny, um brasileiro comum, que tenta vencer as batalhas da vida, e suas próprias questões pessoais no ringue, seja ele separado por quatro cordas ou por onde a visão alcança. O veterano lutador compreende ao longo de sua jornada, que apesar dos sucessivos nocautes, não há espaço para perdas. A cada round, sua própria floresta interior, começa a perfazer um caminho particular que pode levá-lo, quem sabe, a libertação ou à própria morte.

O protagonista Rogério Ferraz fala dos desafios vividos pelo seu personagem: “Nocaute é a história de ascensão e queda do personagem Johnny. Um lutador no fim de sua carreira, que já foi campeão, viveu no passado sua Gloria, e conquistou fama. Mas a vida vai mostrando que a força física não é suficiente para ele continuar vitorioso, então vive a experiência da derrota. Sucessivas derrotas o levam a loucura e a depressão, nesse mundo que o obriga a criar seus próprios heróis.”

 

O diretor João Marcelino ressaltou a importância da equipe no processo de criação do filme: “Esse filme é uma obra tocada por muitos artistas, mas foi Rogério Ferraz quem sonhou e me trouxe para dentro de seu sonho. Sonhamos uma peça, que foi escrita por César Ferrario e que virou filme, por mim adaptada e dirigida. E assim, estivemos tão mergulhados no processo de criação, que não houve espaço para pensar quão desafiador estava sendo estrear na linguagem audiovisual. Havia uma história ali querendo ser contada e que pedia urgência e muita delicadeza.”

Produtor geral do filme, Arlindo Bezerra destacou a importância de ter um espaço para que a arte potiguar possa se desenvolver e se aprimorar: “O projeto reafirmou o potencial criativo e produtivo do TECESOL, que abrigou 3 sets de filmagens funcionando ao mesmo tempo, a força que o espaço já demonstrava para as artes cênicas, representou sua potência para o audiovisual”.

O projeto do filme Nocaute tem o patrocínio Lei Aldir Blanc - Fundação José Augusto, na categoria de finalização, e conta com o apoio dos estúdios: MEGAFONE e HSTÚDIORN, responsáveis pelo desenho de som e trilha sonora do filme, respectivamente; e o apoio do SEBRAE-RN, através do Edital Economia Criativa 2020.

 
Confira a Ficha Técnica do filme Nocaute
uma adaptação da dramaturgia original de César Ferrario
Apresentando: ALICE DANTAS
Ideia original: ROGÉRIO FERRAZ
Direção, roteiro e arte: JOÃO MARCELINO
Elenco: ROGÉRIO FERRAZ, CÉSAR FERRARIO E ENIO CAVALCANTE
Produção executiva: ARLINDO BEZERRA
Direção de fotografia: JOHANN JEAN
Montagem, finalização, correção de cor e assistência de fotografia: JULIO SCHWANTZ
Som direto: HERISON PEDRO
Trilha original: HUMBERTO LUIZ
Desenho de som: EDUARDO PINHEIRO
Narrador: MARCO FRANÇA
Consultoria de roteiro: MATHEUS ARRUDA
Assistente de produção: TALITA YOHANA
Produção de set: JUCA SANTOS
Maquiagem: JUHH OLIVEIROS
Identidade visual: FILIPEANJO
Ensaio fotográfico: BRUNNO MARTINS
Legenda inglês: ANDRÉ SANTOS
Legenda espanhol: IÉSU DE ANDRADE
Música: SACRIFÍCIO - Autores: Mariano Tavares/Romildo Soares - Intérprete: Mariano Tavares (Independente)
Patrocínio: Lei Aldir Blanc - Fundação José Augusto - Governo do Estado do Rio Grande do Norte - Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo - Governo Federal
Apoio: SEBRAE – RN, HSTÚDIORN e MEGAFONE
Coprodução: Casa de Zoé - BOBOX Produções - ABOCA Audiovisual - Grupo Estação de Teatro