Aiyra chega com delicadeza e balanço em #VSF
Agenda Cultural
Artista potiguar traz parceria com o pernambucano Jáder, em música que fala de amores tóxicos
07 de abril de 2023
A cantora, compositora e percussionista Aiyra lança sexta-feira, sete de abril, a sua nova música de trabalho #VSF. A faixa poderá ser ouvida em todas as plataformas e o clipe tem estreia no dia 12 de abril, no canal da cantora no YouTube. A canção lança um olhar sobre a liberdade diante de relações amorosas que mesmo aparentemente pacíficas, mostram-se muito nocivas. Gravado em Recife, o clipe e a canção tem participação do cantor pernambucano Jáder, outro nome em ascensão do novo cenário musical da região. A parceria com Jáder amplia a mensagem da canção sobre ghosting e falta de responsabilidade afetiva no relacionamento e promove uma ligação potente entre artistas do RN e PE, trazendo a força de duas vozes, masculina e feminina, reverberando um mesmo desejo: de se reconhecerem e se auto amarem acima de tudo.
Em sua fase atual, Aiyra busca sintetizar influências da música urbana e tradicional brasileira, bem como se permite perpassar pela musicalidade que absorve no contato com culturas musicais de outros países. Em 2019, gravou o seu primeiro disco, “Quebra Vento” e o levou por palcos como os festivais DoSol (RN) e Sonora (PE). Durante o período da pandemia, seguiu em atividade através de apresentações remotas para lives do DoSol e Sesc RN, Sesc Nacional, entre outros. Em 2022, lançou seu segundo trabalho, “Leve”, onde explora uma sonoridade com elementos rítmicos populares que flertam com o reggae, funk, pagode e arrocha, mantendo em suas letras, reflexões acerca do empoderamento feminino, sexualidade, amor e questões sociais de forma íntima e poética.
OUÇA A FAIXA NO LINK – #VSF acesse o link https://onerpm.link/vsf
Ativa na música do Rio Grande do Norte há quase 20 anos, Aiyra já participou de grupos como Flor de Macambira, Banda DuGiba, Choro na Lua, Catita Choro e Gafieira, Elegia e seus Afluentes, Rastafeeling, Igapó de Almas, entre outros. E na esfera da música erudita, Aiyra coleciona passagens pela Orquestra Sinfônica da UFRN, pela Sinfônica do Estado do RN e participou do grupo de percussão contemporânea Percumpá tocando em festivais internacionais de música. Sua atuação acadêmica a levou por mergulhos históricos na musicalidade do RN e até a eventos como o Global Music Network, na Itália.
Ouça no Youtube
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022