Aiyra chega com delicadeza e balanço em #VSF

Agenda Cultural

Aiyra mistura MPB e batidas do arrocha em single lançado nesta sexta-feira (7)

Artista potiguar traz parceria com o pernambucano Jáder, em música que fala de amores tóxicos

07 de abril de 2023

A cantora, compositora e percussionista Aiyra lança sexta-feira, sete de abril, a sua nova música de trabalho #VSF. A faixa poderá ser ouvida em todas as plataformas e o clipe tem estreia no dia 12 de abril, no canal da cantora no YouTube. A canção lança um olhar sobre a liberdade diante de relações amorosas que mesmo aparentemente pacíficas, mostram-se muito nocivas. Gravado em Recife, o clipe e a canção tem participação do cantor pernambucano Jáder, outro nome em ascensão do novo cenário musical da região. A parceria com Jáder amplia a mensagem da canção sobre ghosting e falta de responsabilidade afetiva no relacionamento e promove uma ligação potente entre artistas do RN e PE, trazendo a força de duas vozes, masculina e feminina, reverberando um mesmo desejo: de se reconhecerem e se auto amarem acima de tudo.   

Em sua fase atual, Aiyra busca sintetizar influências da música urbana e tradicional brasileira, bem como se permite perpassar pela musicalidade que absorve no contato com culturas musicais de outros países. Em 2019, gravou o seu primeiro disco, “Quebra Vento” e o levou por palcos como os festivais DoSol (RN) e Sonora (PE). Durante o período da pandemia, seguiu em atividade através de apresentações remotas para lives do DoSol e Sesc RN, Sesc Nacional, entre outros. Em 2022, lançou seu segundo trabalho, “Leve”, onde explora uma sonoridade com elementos rítmicos populares que flertam com o reggae, funk, pagode e arrocha, mantendo em suas letras, reflexões acerca do empoderamento feminino, sexualidade, amor e questões sociais de forma íntima e poética.

OUÇA A FAIXA NO LINK – #VSF acesse o link https://onerpm.link/vsf

Ativa na música do Rio Grande do Norte há quase 20 anos, Aiyra já participou de grupos como Flor de Macambira, Banda DuGiba, Choro na Lua, Catita Choro e Gafieira, Elegia e seus Afluentes, Rastafeeling, Igapó de Almas, entre outros. E na esfera da música erudita, Aiyra coleciona passagens pela Orquestra Sinfônica da UFRN, pela Sinfônica do Estado do RN e participou do grupo de percussão contemporânea Percumpá tocando em festivais internacionais de música. Sua atuação acadêmica a levou por mergulhos históricos na musicalidade do RN e até a eventos como o Global Music Network, na Itália.

Ouça no Youtube