"Mitos Enredados" dá narrativa figural aos seres mitológicos na obra de Borges e Cascudo

Reportagens

Angela Almeida costura seus mitos enredados

Artista e escritora lança novo livro-exposição inspirado nos mitos colhidos na obra de Câmara Cascudo, Levi-Strauss e Jorge Luís  Borges

07 de outubro de 2020

O que  "O Livro dos Seres Imaginários" de Jorge Luís Borges e "Geografia dos Mitos Brasileiros", de Câmara Cascudo, tem em comum? Ambos preservam em suas escritas os mitos e suas histórias partilhadas pela imaginação coletiva das pessoas.  Durante três anos, a escritora e artista plástica Angela Almeida - professora da UFRN - dedicou-se com uma certa "obsessão" a estudá-los colocando para si um desafio: expandir essas representações dos mitos de forma figural. Da pesquisa surgiram textos, desenhos, fotografias e bordados, e o desejo de compartilhar esse material. A pesquisa então se solidificou em “Mitos Enredados”, um livro de expressão artística, como a própria autora o define. O trabalho que culminou na publicação, se desdobra em uma exposição através da plataforma https://www.mitosenredados.com.br/

“Eu já havia lido o livro de Borges antes, porém, nesse segundo momento veio a pulsão para desenhar a partir da narrativa sobre aqueles seres estranhos, histórias estranhas, onde o autor mistura mitos com trechos de obras clássicas, lendas, etc. Nesse processo de desenhar, vem a pesquisadora se metendo, pensei: Porque não desenhar também os mitos a partir da obra de Cascudo?”, analisou a autora em recente entrevista ao TÍPICO.

Aos poucos os desenhos foram ganhando volume e Angela achou que era preciso organizar em formato de livro. “Não poderia naquela altura deixar de pesquisar Levi-Strauss, com a obra Mitológicas. São quatro tombos, claro que não dei conta, até porque, como ele é estruturalista, cada mito se repete contado por cada aldeia, tudo muito bem documentado. Assim, selecionei os que me provocava o desejo de desenhar. São histórias incríveis também, a base de nossa cultura.”

Angela Almeida: "Selecionei os mitos que provocaram o desejo de desenhar. São seres incríveis"

O processo a levou novamente à linguagem da fotografia. “Pedi a Carlos Sérgio Borges ( artista) para fazer uma cabeça de um boi e dei  a essa cabeça um corpo humano e fotografei na igreja, para tratar do sacro e do profano, que muitas vezes você encontra nos mitos. Organizei um pequeno ensaio fotográfico. Depois fiz impressões dessas imagens em canvas e bordei. Dei um final na obsessão”, brinca a autora.

A artista então procurou Mariana Hardi para elaborar juntas o projeto, que após o interesse de um patrocinador, foi viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal, com patrocínio do cemitério e crematório Morada da Paz.

O livro terá distribuição gratuita para bibliotecas e escolas públicas de Natal e do Estado, instituições de referência em arte e cultura, entre outras entidades. Para adquirir exemplares, basta enviar solicitação para o e-mail mitosenredados@gmail.com. A disponibilidade de cópias é limitada.

 Inicialmente o projeto previa lançamento do livro e exposição presenciais com as obras que compõem a publicação, porém, por ocasião da pandemia da COVID-19, novos ajustes tiveram de ser efetuados. Agora, o lançamento do livro e a exposição das obras acontecem de maneira virtual através do site, e contará ainda com a possibilidade de download do e-book. “Acreditamos que essa distribuição estratégica, gratuita e consciente seja uma maneira de democratizar o conhecimento”, afirma a produtora Mariana Hardi.

No prefácio, o pensador Edgard de Assis Carvalho descreve o tema: "Como máquinas de supressão do tempo, os mitos são respostas desencantadas que os homens elaboram sobre si mesmos, para expressarem ansiedades, desejos, pulsões, perplexidades diante do mundo e da vida”. As linhas seguintes presentes em Mitos Enredados não se resumem a linhas de palavras apenas, mas também linhas de contar, linhas de coser e de enredar.

No livro Angela passeia por entre as expressões artísticas do bordado e da imagem, promovendo possibilidades de diálogo sobre os mitos, em um convite para reflexão intelectual e estética acerca de sua figura e suas narrativas.

 A Autora

Ângela Almeida tem formação acadêmica em Comunicação e doutorado em Ciências Sociais pela UFRN. É professora da UFRN e desenvolve pesquisa nas áreas de artes, estética e fotografia. Migra entre atividades das artes plásticas, fotografia e curadoria. Fez a curadoria do Museu do Vaqueiro-Natal-RN. Organizou o acervo de Artes Plásticas do SEBRAE-RN e do Sistema FIERN.  Fez a curadoria da exposição em comemoração dos 50 Anos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Fez parte da Comissão de Seleção do XIII Prêmio FUNARTE Marc Ferrez de Fotografia (2013). Foi selecionada na categoria portfólio no 8º Paraty em Foco (2012). O livro de sua autoria “Quando a pele incendeia a memória” foi selecionado para o festival de Fotolivros da Revista Zum, do Instituto Moreira Salles (2018). Autora de mais de dez livros. Alguns deles: Quando a pele incendeia a memória- nasce um fotógrafo no sertão do século XIX (2017- Edufrn); Minha Aldeia Azul: Erasmo Andrade ( 2017-Edufrn); Newton Navarro: os frutos do amor amadurecem ao sol ( 2015-Edufrn); Inventário de Instantes ( 2014);  Estética do Sertão ( 2012-Edufrn); Encantaria da Pedra- O espaço estético no sertão e na obra de Flávio Freitas ( 2002)

Angela Almeida, autora dos Mitos Enredados, se inspira em poema da escritora Wislawa Szymborska e se descreve enquanto mulher e "humana que espeta os dedos bordando".

 

Endereços: www.mitosenredados.com.br