Ângela Castro estreou com a banda Rosa de Pedra e seguiu em carreira solo. Crédito: Breno Inácio

Agenda Cultural

Ângela Castro amplia seu universo sonoro no EP Caleidoscópica

Artista se reinventa em novo trabalho onde experimenta sons eletrônicos com produção de Gabriel Souto

30 de junho de 2022

A cantora e compositora Ângela Castro está chegando com Caleidoscópica, seu novo EP já está disponível nas principais plataformas de streaming a partir desta sexta-feira, dia 1º de julho. Com cinco faixas, o trabalho amplia ainda mais a pesquisa da artista, que acrescenta a sonoridade dos beats eletrônicos ao seu repertório poético e musical. Gabriel Souto (DuSouto, Luisa & Os Alquimistas) assina a produção do EP, que foi viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte.

Angela conta que o processo de criação de Caleidoscópica foi marcado por diversas experimentações em parceria com o produtor Gabriel Souto, que além de ser responsável pela sonoridade moderna do trabalho, também gravou alguns instrumentos. “Quando chamei Gabriel pra fazer o EP, queria a identidade sonora dele impressa em cada uma das composições que eu trazia. E assim foi acontecendo: a gente encontrava um caminho, aí ele seguia levando pro universo sonoro dos beats, das programações eletrônicas e dos sintetizadores e eu ia colaborando com alguns detalhes. E quando eu via, já estava tudo lindo”, lembra Angela.

Neste processo, algumas composições passaram por uma verdadeira metamorfose entre a composição original e o resultado final no estúdio. É o caso de “Senhora”, a segunda música de trabalho do EP. ""Senhora" é uma composição minha em parceria com Ricardo Baya, feita no tempo em que tocávamos num projeto de forró. Surgiu como um xote falando sobre um amor entre 2 mulheres, que é um ato político só por existir. A canção foi inspirada pelo início do relacionamento com minha esposa”, diz Angela. A faixa também conta com a participação de Carlos Tupy, na guitarra solo.

Caleidoscópica também traz composições em parceria com Khrystal em (“Patuás, Fé e Orixás”, primeiro single lançado em maio) , Gabriel Souto em Querendo Paz e Priscilla Villela (em “Todas Elas”). O EP também traz participações de Tiquinha Rodrigues, que toca violino em “Todas Elas” e participa do coro ao lado de  Priscilla Vilela e Alice Vilela, que também recita o texto.