Títulos de busca da plataforma fazem parte de um acervo comentado por Vicente Serejo

É Típico!

Antologia Virtual do RN: conheça a plataforma que reúne vídeo-resenhas de obras potiguares

O acesso é gratuito e o site possui mais de 70 títulos comentados em português e com tradução em Libras

20 de agosto de 2024

O site Antologia Virtual do RN, lançado em setembro de 2023, é um projeto literário inclusivo que reúne mais de 70 obras de autores potiguares em vídeos-resenhas apresentadas pelo jornalista Vicente Serejo. Os vídeos possuem ainda a tradução em Libras, com o intérprete ocupando a mesma proporção de espaço em tela que o apresentador, diferencial que destaca ainda mais a acessibilidade do projeto. 

A www.antologiavirtualdorn.com.br funciona como uma plataforma de busca, cujos títulos fazem parte de um acervo comentado por Vicente Serejo, conhecido como um dos principais bibliófilos do Estado. A curadoria contou ainda com a participação da jornalista, pesquisadora e escritora Rejane Cardoso.

Durante o período de gravações da Antologia, foram realizadas também 12 lives com convidados especiais, como Tarcísio Gurgel, Diva Cunha e Luiz Eduardo Brandão Suassuna, que falaram sobre temas e obras de destaque. Entre os diversos tópicos discutidos estão o folclore potiguar, literatura e comunidade surda, mercado editorial, mulheres na literatura do RN, a participação do RN no movimento de independência, entre outros. Os bate-papos estão todos disponíveis na aba “Lives”, ícone que fica na parte superior do site AVRN. 

“Eu espero que a sociedade receba isso como um guia para iniciantes. Eu tenho esperança que a literatura fascine os jovens que estão entrando em contato com ela, tanto quanto fascinou a mim. Ou seja, por mais que você pense na existência do joio, ali não, ali eu estou tentando entregar o trigo, o melhor que nós fizemos. Quem sabe, se eu colher com isso alguns bons leitores, já estou satisfeito”, destacou Vicente Serejo.

O projeto AVRN é uma realização da Verbo Comunicação e Eventos e teve patrocínio da Prefeitura do Natal - Programa Djalma Maranhão, através da Unimed Natal e do Colégio CEI (Romualdo Galvão e Roberto Freire).