Anny Baltar se autointitula uma "jovem com medos velhos"

Agenda Cultural

Aos 17 anos, poeta Anny Baltar se destaca em obra de estreia

Editora CJA aposta em escritos de estudante do ensino médio e publica seu primeiro livro, "De Afetos a Versos"

09 de maio de 2021

Das aulas de literatura do ensino médio surge uma nova promessa literária. É Anny Baltar, 17, que acaba de lançar seu livro “De Afetos a Versos”, pela editora CJA. Anny é estudante da Escola Estadual Ferreira Itajubá, em Natal. Seu mergulho literário vai além das leituras escolares ou dos versos de autores favoritos.

A “jovem com medos velhos”, como autointitula-se, encontrou na poesia um recanto de refúgio que transformou todas as suas chuvas de emoções em versos. Para ela, viver é estar constantemente em meio a novas descobertas e “o único propósito que queima em seu peito é que veio do acaso para fazer uma revolução. A autora diz ser gratificante ver seus papéis que um dia foram amassados, desacreditados; hoje fazem sentido nas mãos de alguém.

 A CJA, editora que está há dez anos no mercado, analisou seus escritos e apostou na potência poética da jovem autora. “Anny é sagaz e certeira em sua escrita, sua poesia abre alas para o amor assim como discute empoderamento feminino e questões psicológicas que transbordam envolvimento e afetos”, afirma o editor Cleudivan Jânio. 

Para Araceli Sobreira, Anny Baltar “produz uma fusão de eus-líricos dialógicos e mais: grita por afetos poéticos; e, por fim, deixa um Post-Scriptum para os ingênuos e desavisados – há refúgio em parar tudo para ser “um ser de alma”, mesmo trancada em quartos”.

“Sou um eterno

poema

contemplado

por dores e

acertos”

            “De Afetos a versos” foi publicado com o apoio da Lei Aldir Blanc RN, Fundação José Augusto, Governo do Estado, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. O livro está à venda pela Editora CJA e adquirindo até domingo (09/05), você receberá a obra autografada com frete grátis para todo o território nacional.