Raul Andrade nos vocais, Franklyn Nogvaes, John Fidja e convidados da trupe

Agenda Cultural

Aos 47 anos, “Alcateia Maldita” chega a internet com produção de cinema

Vídeo inédito com os "malditos" foi gravado no espaço Egregora, com câmeras de cinema digital e iluminação de Castelo Casado

28 de setembro de 2021

Uma senhora gravação à altura de sessentões da vanguarda potiguar. Filmado com câmeras de cinema digital, iluminação de Castelo Casado  e exibição 4k, chega à Internet o vídeo inédito "Alcateia Maldita", comemorando os 47 anos de atividade da lendária banda.  o lançamento via combo cultural Mudernage acontece nesta terça, 28/09, 21h, no anal no Youtube.

O show gravado no Espaço Egregora (ex-Galpão do grupo  Clowns) em Natal contém  músicas e breves depoimentos de integrantes da banda. Durante a estreia/primeira exibição o chat do canal estará ativado de forma a possibilitar a interação do público virtual. Segundo Vlamir Cruz, diretor do vídeo e do combo Mudernage,  a obra será disponibilizada no canal da Mudernage em  alta resolução e propiciará uma vida útil bem mais longa ao conteúdo audiovisual”, escreveu.

Os “malditos” neste acontecimento high tech, realizado sem público, são os já a tempo costumazes, Franklyn "Maestro" Nogvaes (guitarra, teclado e arranjos), na trupe desde os idos de 1979; Júlio Lima (contrabaixo), maldito da leva 1998, quando foi convocado para substituir o baixista daquele período, Carlão Lima, seu pai; John Fidja (bateria), no Alcateia já há 12 anos; e como não poderia deixar de ser, o icônico lobo mor, Raul Andrade na voz e irrequietas performances de palco desde a criação do grupo. Completando a matilha há ainda as participações especiais de Chico Bethoven (Sax), Pedro Augusto (trombone) e Rafael Gomes (guitarra). No repertório autoral da banda um mix de brasilidades, rock, soul, blues... clássicos como "Floresta Marom", "Vivo muito bem", "Festa da Caipora", “Reinado da Morte”, “Ciberela Paraguaia”, entre outras músicas mais recentes.

O Alcateia Maldita surgiu em Natal no início dos anos de 1970. Indo além de grupo musical, ao seu redor, desde as origens, orbitavam músicos/compositores, escritores, poetas, designers gráficos, artistas das mais diversas vertentes, sendo usualmente a banda o meio de canalização dos uivos que ouriçam a tribo udegrudi potiguar até os dias atuais. Peculiarmente, mesmo com décadas de existência o grupo não possui discos lançados, sendo até raro material da banda na internet. A obra em formato de vídeo busca assim preencher a lacuna da falta de registros, quer sejam visuais ou sonoros, desse grupo que tem fortes ligações com as origens da contracultura/cena underground potiguar.

|Ficha Técnica|

concepção/realização: Mudernage

iluminação: Castelo Casado

câmeras: Johan Jean, Jomar Dantas, Paolo Araújo, Songy

captação de áudio: W&A Company

mixagem de áudio: Franklyn Nogvaes

edição/finalização: Mudernage

 

Lançamento do video-show “Alcateia Maldita “

Canal da Mudernage no Youtube