A cantora lírica Ariadne Mendes foi uma das habilitadas no concurso. Foto: Internet

Agenda Cultural

7 potiguares são selecionados no Concurso Internacional de Canto Linus Lerner da OSRN

Quase 100 cantores foram habilitados a concorrer a 86 prêmios e mais de R$ 40 mil reais em dinheiro

09 de setembro de 2020

Divulgados na quarta-feira (9) os cantores líricos selecionados Concurso Internacional de Canto Linus Lerner – Edição Brasil. Da lista de quase 100 nomes selecionados de todo o Brasil, apenas sete cantores do Rio Grande do Norte foram habilitados a concorrer. São eles os contra-tenores Leo Delibes de Itaú e Jônatas Souza de Natal; os tenores Jediael Alves e Kaio Morais, as sopranos Heloísa Saraiva de Caicó e Lúcia Tabita de Natal, a Mezzo-soprano Ariadne Mendes de Natal .A lista completa dos habilitados está disponível no site http://www.osrn.com.br.

O certame segue para a segunda etapa, ao qual 60 jurados de 12 países selecionarão os vencedores que concorrem a prêmios em dinheiro, oportunidades de performance e bolsas de estudos. A iniciativa parte da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, através do projeto Movimento Sinfônico 2020 O resultado final acontece dia 29 de setembro antes e durante o Terças Clássicas Ao Vivo com o Maestro, nos canais oficiais da orquestra, pelo YouTube e Facebook.

No total, são 86 prêmios distribuídos em três categorias: 15 prêmios em dinheiro, somando mais de R$ 40 mil reais; 10 prêmios em oportunidades de performances e mais de 61 prêmios de estímulo artístico, sendo esses pacotes de “classes” ou serviços (mini bolsas) destinados por grandes profissionais do mundo da ópera e instituições da área e distribuídos entre classes de canto e classes de interpretação/repertório que serão administradas a distância, através das plataformas digitais.

 A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor. E a temporada 2020 é realizada através do projeto Movimento Sinfônico por meio do patrocínio via incentivo fiscal da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Cosern e Instituto Neoenergia, mediante Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e da MAPA Realizações Culturais.