A mais antiga livraria em atividade no RN retoma atividades para o público

Agenda Cultural

Após dois anos, Cooperativa Cultural realiza Feira Literária

5° Feira de Livros da Cooperativa celebra trajetória de resistência da instituição

03 de junho de 2022

Depois de dois anos sem a possibilidade de reunir pessoas, livros, expositores, música e outras manifestações culturais e artísticas, a Cooperativa Cultural Universitária do Rio Grande do Norte retoma uma de suas mais prazerosas atividades e promove os dias 6 e 10 de junho, das 8h às 18h, no Centro de Convivência da UFRN, a 5° edição da Feira de Livros da Cooperativa. O evento não só traz de volta esse tipo de atividade que permite a reunião de pessoas pós-pandemia, como também é um símbolo de luta e resistência ao livro e à leitura, numa livraria que esse ano completa 45 anos de fundação e que traz como tema “Memória, Ancestralidade e Resistência”. 

“Escolhemos essa temática pra festejar nosso aniversário, uma vez que somos a única livraria cooperativa do país que segue aberta e a mais antiga em atividade de Natal. Outra questão que achamos importante abordar é o resgate memorialístico da nossa ancestralidade, no intuito de manter a identidade cultural e essência do nosso povo, principalmente nos dias de hoje” explica José Correia Torres Neto, presidente da Cooperativa.

Durante os 5 dias de evento, o público pode assistir a curtas potiguares e apresentações culturais, participar de mesa redondas, lançamentos de livros com sessões de autógrafos e terá acesso ao conteúdo de editoras, livrarias e sebos. Entre os 20 expositores estão: Sebo Cata Livros, Sebo Vermelho, Seburubu, Sebo Gajeiro Curió, Sebo Magno, Sebo Lisboa, Casa do Cordel, Editora Escribas, Editora CJA, Editora da UFRN, Editora da IFRN, Espaço Colaborativo Milena Azevedo, Livraria Mundo e Coletivo Mulherio das Letras. 

A curadoria da programação foi pensada em consonância com o tema da Feira. Sobre Memória, por exemplo, será lançado é o livro “Ribeira: beco, praça, travessas, ruas e avenidas históricas”, de Cícero Oliveira, José Clewton do Nascimento e José Correia Torres Neto. Nessa obra colaborativa, os autores fazem passeio histórico, fotográfico e arquitetônico, conduzindo o leitor a refletir sobre as condições atuais do boêmio bairro, além de relatarem histórias pessoais e marcantes do passado. 

Outro destaque é o lançamento do livro “Religare - Os Caminhos da Fé”, da jornalista e psicanalista Sheyla de Azevedo, que traz uma série de reportagens com adeptos de religiões não hegemônicas, aqui no estado, com objetivo dar visibilidade a práticas religiosas que não têm os mesmos espaços na mídia. Além desse, uma manhã de autógrafos com as autoras que homenageiam o centenário de Edgar Morin. O livro “Epistemologia da Complexidade: Em Torno das Ideias de Edgar Morin” foi escrito por Conceição Almeida e “A Cidade de Natal no Centenário de Edgar Morin”, de autoria de Josineide Silveira e Eugênia Dantas.

A nível nacional e por meio de videoconferência, a programação conta com o Jornalista Zeca Camargo que conversa sobre a elaboração da biografia oficial de Elza Soares e com o jornalista Júlio Maria, autor da biografia de Ney Mato Grosso. A abertura oficial da V Feira acontecerá, no dia 06, às 10h30, com a apresentação da Orquestra Potiguar de Clarinetas. As atrações culturais incluem ainda um cortejo do Grupo Zambêracatu e show da cantora Khrystal, no último dia de evento.

“Durante o evento, os leitores, associados ou não, poderão comprar livros com 20% de desconto de grandes editoras parceiras da cooperativa, entre elas o Grupo Cia das Letras, Editora Perspectiva, Editora da Unesp, Editora Todavia, Editora Boitempo, Editora Aleph e Editora Vozes” destaca Wani Fernandes, vice-presidente da Cooperativa.

A quinta edição da Feira de Livros é uma realização da Cooperativa Cultural Universitária do RN, com o patrocínio da ADURN, CAURN, OCERN/SESCOOP, SICOOB, Governo do Estado do RN e Fundação José Augusto e conta com o apoio da PROEX, NAC, APURN, Saiba Mais Agência de Notícias, SEDIS e Criativa Som e Luz.

Acesse a programação completa: encurtador.com.br/atIQS 

*SERVIÇO*
V Feira de Livros da Cooperativa Cultural
Quando: De 06 a 10 de junho 
Onde: Centro de Convivência da UFRN