Ivanilson Luiz se dedica às plantas há mais de 40 anos. Foto: Cedida

Reportagens

Aposentado cria hotel e hospital para plantas

Orquidófilo Ivanilson Luiz da Silva lança no instagram serviço de hospedagem, revitalização e também dá dicas de como cuidar de uma planta

30 de julho de 2020

Por Cinthia Lopes | Editora e redatora

Um hospital que em vez de pessoas ou bichos, socorre plantinhas. E também as hospeda, quando alguém vai viajar e não tem aquele amigo vizinho para ficar “de olho na água”.  Essa ideia inusitada nasceu de Ivanilson Luiz da Silva, que depois de uma longa carreira como técnico de Telecomunicações veio a aposentadoria antecipada por conta de um infarto, e assim resolveu abraçar uma paixão antiga: as plantas.  

Seu Ivanilson é daquelas pessoas que caberia bem na canção de Arnaldo Antunes, quando diz que as árvores e as plantas são como todos os seres vivos, ‘também bebem água, cantam no vento e recebem a chuva de galhos abertos. E crescem para cima como as pessoas, mas não são soltas nos passos.’

Além de "cuidador" de plantas, Ivanilson é orquidófilo há 45 anos. Foto: cedida

“A planta é um ser vivo, só não fala nem anda, no resto tem todas as necessidades dos seres vivos. Entre as necessidades básicas de alimentação e medicação ela tem sentimentos e precisa um pouco de amor”, disse o orquidófilo aposentado e dono do recém-inaugurado Hotel (e hospital) para Plantas de Natal. O projeto está no começo e o contato pode ser feito pelo https://www.instagram.com/hotelparaplantas.natal/

Por enquanto, para o serviço de hospedagem, o próprio cliente procede a entrega e retirada. Já o socorro ou a revitalização será precedido de um levantamento de dados para avaliação previa de possibilidade da revitalização. 

Ivanilson ensina aos clientes a cuidar das plantas, inclusive escolher recipientes (vasos) para a morada dessa planta. Sabe aquela velha conversa da “planta linda que ganhei de presente mas ela morreu e eu não sei o que fiz de errado”. Seu Ivanilson saberia a resposta.

O segredo, ou a mão boa como dizem “é tratá-la como um ser vivo merece ser tratado.​ Muitas plantas podem ser cultivadas em apartamento, desde que se observe a natureza do solo, vasos apropriados, irrigação, claridade, ventilação, humidade e peculiaridades da própria planta”, comentou.

Há muitos anos Ivanilson cuida de plantas, mas antes era como terapia que ele considera “uma terapia superior”. Em 1989, capacitou-se no instituto Pernambucano de Orquidofilia para poder conviver “‘de boa” com as Orquídeas. Com mais tempo para cuidar de suas plantas, ele acatou a ideia das filhas Holda e Évila, que é bióloga. Perguntado sobre a planta favorita? “Orquídeas, as quais me dediquei aproximadamente 45 anos de minha vida.”

Contato:

https://www.instagram.com/hotelparaplantas.natal/