Escadaria de Mãe Luíza ganhará arte em mosaico e grafites

Reportagens

Arte na paisagem: Escadaria de Mãe Luíza ganhará arte em mosaico e grafites

Inspirado na Escadaria Selarón do RJ, projeto de requalificação contará com galeria de mosaicos e grafites ao longo da escadaria em Areia Preta

14 de julho de 2020

Por Cinthia Lopes

Do alto da escadaria de Mãe Luíza se vê Miami. Não a do outro continente, mas a prainha assim batizada pelos norte-americanos, que ao lado de Areia Preta formam 1 quilômetro de faixa de praia urbana e tranquila na zona Leste de Natal. Uma enseada próxima das falésias da Via Costeira frequentada pelos praticantes de surf e futevôlei e moradores do bairro. Onde se avista também a duna branca e seu decano Farol, o relógio do sol, o letreiro de Natal. De outra perspectiva, o mural de grafites recentemente pintado no muro de contenção da beira-mar,  os prédios luxuosos, crianças brincando e gente se exercitando no zigue-zague da escadaria. A combinação paisagística que já atrai de forma democrática muitos natalenses e em breve ganhará um novo componente, uma galeria a céu aberto.

Artistas do grafite preparam o muro para intervenção que começa nesta quarta. Foto: Miguel Carcará

A partir desta quarta-feira, 15, a escadaria começa a receber uma intervenção artística mais duradoura, que combina arte em mosaico de cima até embaixo e pinturas em grafites nos paredões laterais. Quando ficar pronta, vai embelezar o acesso da comunidade de Mãe Luíza a praia e possivelmente será ponto turístico para fotos, como ocorreu com o Beco da Lama, o mais bem sucedido entre os projetos de intervenção artística até agora. Assim como outras ações, a intervenção na escadaria integra o programa de requalificação dos espaços da cidade realizado pela prefeitura através da Funcarte/Secult.

Recorte

Segundo a Funcarte, a inspiração foi a Escadaria Selarón, grande ponto turístico do Rio de Janeiro localizado em Santa Tereza, criado pelo artista chileno Jorge Selarón, figura proeminente no bairro.

O projeto natalense contará com os mosaicistas Wendell Eduardo, Gildeci Pereira, Liana Diógenes, João Batista de Lima, Rosangela Rocha.Formado em artes visuais pela UFRN, o mosaicista Wendell Eduardo falou com o TÍPICO e explicou que o revestimento vai compor inicialmente os arcos e os espelhos da escadaria. As obras serão produzidas com cerâmica 10x10cm multicoloridas, usadas para revestimento na arquitetura. Riscadas, cortadas e quebradas uma a uma e fragmentadas com pedaços de 2cm ate 0,5cm.

Wendell Eduardo Batista é estudioso das técnicas do mosaico. foto: Cedida

Serão 133 espelhos dos degraus de 0,15m de altura por 4m de largura, com dois arcos medindo 30 m² de área a serem revestidos. Todas as artes do mosaico serão autorais e inéditas. O grupo de artistas aguarda a chegada do material para dar início aos processos. Para depois, Wendell adianta que “pretende desenvolver uma segunda fase do projeto para completar as outras partes que não serão contempladas neste primeiro momento” – no caso as frentes das rampas.

Fractais de luz

Sobre sua relação com essa arte, Wendell disse que já trabalhava com mosiaco antes da graduação. "Todo o meu conhecimento hoje sobre a arte, tecnicas e revestimento adquiri com a pesquisa e prática", comentou. A imagem que ilustra a matéria é um desses estudos que o artista apresenta.  "denomino de fractal, na fisica quantica o fractal e a menor particula de luz, não vista pela maioria dos humanos a olho nu. A geometria que desenvolvo são os fractais de luz, baseado no mando de cores que cada um de nós absorvemos e espelimos ao mesmo tempo, a todo instante", explicou.Oe entrelaçamento das cores vibracionais em formato de ondas é o que forma os fractais mandalicos.

Grafites

 Já os muros de grafite serão os primeiros a serem produzidos, Vinte grafiteiros iniciam nesta quarta-feira e concluem dia 3 de agosto a pintura dos 300m2. A obra total tem previsão de três meses. “No grafite, os temas trabalhados serão diversos, da comunidade de Mãe Luíza e de Natal”, comentou Miguel Carcará. Já os mosaicistas trabalham sob supervisão de Flávio Freitas. Temas como as águas vivas, golfinhos, estrelas-do-mar, cavalos marinho, peixes litorâneos estão entre os escolhidos.