Havaianas da coleção "Quebrada Cria" traz a comunidade sonhada por Thiago Santeiro. Foto: Exame

É Típico!

Artista natalense Vicente Santeiro estampa coleção da Havaianas

Ele foi um dos três brasileiros selecionados pela marca numa parceria com a ONG Gerando Falcões

09 de abril de 2023

Redação TL

As famosas sandálias Havaianas terão em breve a arte do natalense Vicente Santeiro. O pintor foi um dos três nomes selecionados no Brasil inteiro para estampar a nova coleção da marca “Quebrada Cria”. As peças chegam às lojas no dia 17 de abril, com pré-venda a partir do dia 14. 

A coleção celebra a parceria da Havaianas com a ONG Gerando Falcões, que atua em cerca de 6 mil favelas do Brasil e em Natal atua na Vila de Ponta Negra através do projeto Motivar. Além de Vicente Santeiro, também ilustram peças os artistas Lilo Viana, de Curitiba -PR, e Suellen Rodrigues, de Fortaleza-CE. Segundo matéria da revista Exame, 7% do valor das vendas serão revertidos para os projetos da Rede.

Vicente contou ao TL que sua obra chegou ao Gerando Falcões através do projeto Motivar, que atua na Vila de Ponta Negra com um trabalho voltado às crianças e jovens vulneráveis, capacitando-as e promovendo cidadania. “O Motivar ia participar de uma convenção da Gerando Falcões quando me encomendou uma obra para apresentar no evento, no qual seriam premiados. Acabei sendo selecionado, junto com outros dois artistas brasileiros, para compor a coleção 2023 Gerando Falcões/Havaianas”, comentou.

Coordenadores do Projeto Motivar, da Vila, e Thiago Vicente Santeiro com as novas Havaianas "Quebrada Cria"

A Havaianas "Quebrada Cria" estará à venda em lojas físicas e e-commerce Havaianas de todo o Brasil, além de lojas de departamento e grandes redes varejistas, por R$ 59,99. A campanha publicitária estreia na próxima segunda-feira (10), com o tema  “Ocupando espaço a cada passo”.

O modelo criado por Vicente Santeiro retrata, através das suas cores e analogias futurísticas, um ambiente onde “os direitos e deveres dessa quebrada estão em total harmonia com o bem-estar de todos”. Segundo o artista, essa harmonia ocorre não pela imposição de leis, “mas por um senso de responsabilidade e amor à convivência em coletividade, ornamentado pela beleza da ‘simples'cidade’ e singeleza”.

A arte de Lilo Viana, o futuro da quebrada é imaginado por meio de um pequeno e sereno rei, que pode ocupar qualquer espaço, sem esquecer suas origens. “Os punhos cerrados representam toda a favela que vibra por ele”.

Já o modelo criado por Suellen Rodrigues (CE) mostra que a favela é muito mais do que a violência e a precariedade tão divulgada. “Representa o futuro através de uma personagem mulher, negra, que flutua da janela para o mundo”.

Para Vicente Santeiro, que já foi conhecido como Thiago Vicente, a sua indicação é o resultado de "um trabalho suado e feito com amor”. O artista conta que todos os selecionados foram pagos e cederam os direitos da obra para a coleção. 

Com informações da Revista Exame