“Pinta Natalense” aborda aspectos cotidianos de jovens periféricos e seu comportamento e i

Reportagens

Artista potiguar expõe no Sesc Paraty com o ensaio "Pinta Natalense"

Fotógrafa potiguar Meysa Medeiros está em exposição no Sesc Paraty com ensaio voltado para a fotografia popular

03 de dezembro de 2021

Cefas Carvalho | Exclusivo para o Típico Local

O Polo Sociocultural Sesc Paraty ofereceu gratuitamente entre outubro e novembro gratuitamente o curso Fotografia, Periferia e Memória, com encontros semanais e online para fotógrafos e fotógrafas de todo o Brasil. A atividade teve como tema central a Fotografia Popular, com a participação de nomes que têm se destacado nesse campo de atuação. A fotógrafa potiguar Meysa Medeiros foi uma das participantes do projeto, que culmina agora com exposição coletiva de fotos na unidade do Sesc Paraty (município histórico a 240 km da cidade do Rio de Janeiro).

O projeto consistiu em um ciclo de palestras que abordou ao longo de 17 encontros com duração de uma hora e meia cada, uma visão da prevalência da imagem na contemporaneidade, com ênfase na consolidação de uma consistente produção fotográfica nas periferias brasileiras a partir dos anos 2000.

As narrativas apresentadas foram pautadas pelas experiências pedagógicas com a Escola de Fotógrafos Populares (2004-2013) e com o Coletivo Fotografia Periferia e Memória (fundado em 2015 e ainda atuante).

Meysa se fez presente com as fotografias da sua exposição “Pinta Natalense”, na qual abordou aspectos cotidianos de jovens periféricos e seu comportamento e identidade visual. Ela também faz parte do coletivo Mercado da Foto, que realiza projetos visuais e exposições no Mercado Cultural de Petrópolis, em Natal.

“No dia 14 de outubro representei o Rio Grande do Norte no ciclo de palestras abordando o tema A produção dos fotógrafos potiguares. Pude fazer um painel do que é realizado no Estado e também apresentar imagens da série Pinta Natalense”, explica Meysa.

A exposição Fotografia, Periferia e Memória Outras Marés tem curadoria e mediação do fotógrafo, jornalista e pesquisador Dante Gastaldoni. Esta atividade faz parte do projeto Fotografia e Linguagem, dentro da programação de Artes Visuais do Sesc Paraty.

Meysa Medeiros na live do Sesc Paraty: a curadoria e mediação do fotógrafo, jornalista e pesquisador Dante Gastaldoni.

Outras Marés

“As fotos reunidas nesta exposição são a primeira materialização física de uma parceria estimulante que se estabeleceu durante o ano de 2021, totalmente realizada com ações online. Ainda nos primeiros meses do ano, o Polo Sociocultural Sesc Paraty produziu uma série de seis vídeos com o fotógrafo Ratão Diniz, apresentados no projeto Maré das Artes, que acabaram se constituindo em uma espécie de aperitivo para o ciclo de palestras que ocupou o segundo semestre do ano, composto por 19 encontros transmitidos entre agosto e dezembro, sob responsabilidade de um time que reuniu dez fotógrafos populares e outros quatro fotógrafos veteranos. Estes últimos responsáveis, em grande parte, pela formação da geração mais nova, que segue com luz própria faz algum tempo”, explica o curador Dante Gastaldoni 

Os dez fotógrafos expositores – AF Rodrigues, Elisângela Leite, Fábio Caffé, Léo Lima, Luiz Baltar, a potiguar Meysa Medeiros, Monara Barreto, Ratão Diniz, Thais Alvarenga e Thiago Ripper – são integrantes do Coletivo Fotografia e Memória.