História é adaptação do livro TYBYRA – Uma Tragédia Indígena Brasileia

Agenda Cultural

Artista potiguar Juão Nyn encerra série de podcast Ficções, do Itaú Cultural

As mortes física e simbólica dos filhos de uma indígena conduzem o audiodrama inspirado no livro do multiartista norte-rio-grandense

06 de julho de 2022

Entra no ar no dia 7 de julho (quinta-feira) a segunda e última parte da participação do multiartista Juão Nyn, do Rio Grande do Norte, no podcast Ficções Itaú Cultural – uma série de audiodrama. A partir deste dia estará disponível na seção de podcasts do site https://www.itaucultural.org.br/secoes/podcasts e nas plataformas de streaming do IC o episódio Tataendy: Escuridão - A Dor Infinita, que dá continuidade à trama que tem como base o livro Tybyra - Uma Tragédia Indígena Brasileira (Selo doburro), lançado pelo autor em 2020. 

Em Tataendy: Escuridão - A Dor Infinita, a personagem tupinambá ficcional que dá nome ao episódio sofre a perda dos filhos Caruatapirã e Tybyra, em um ato de genocídio e etnocídio. Para um, a morte foi física, e para o outro, simbólica, sendo que cada seio de Tataendy amamentou um desses dois destinos.  

Esta participação de Juão Nyn no podcast Ficções Itaú Cultural expande para audiodrama o universo dramatúrgico do livro TYBYRA - Uma Tragédia Indígena Brasileira. Na primeira parte, a história ambientada em 1614, na cidade de Saint Luis, no Maranhão, o personagem Caruatapirã, também conhecido como Cardo Vermelho, é um indígena que se associou aos colonizadores e acaba sendo o responsável por acender o pavio do canhão que assassina Tybyra, seu próprio irmão. 

A dramaturgia desta obra integra o que Nyn define de contrateatro ou etéato (ato verdadeiro). São respostas à consciência histórica de que o teatro foi a primeira linguagem artística a colonizar o Brasil, ao ser usada como ferramenta para ensinar o português e o cristianismo. Essa foi a motivação para o dramaturgo retomar pesquisas sobre o período histórico chamado de França Equinocial, trazendo a perspectiva indígena e construindo espaços de dignidade aos corpos, culturas e línguas originárias. 

E dando o lugar de fala a estes povos, Juão Nyn convidou para dar vida às vozes dos personagens artistas do grupo de artes Diroá Baya, formado por uma família de artistas Tukanos. É o caso de Anderson Kary-báya e Ermelinda Yepario, dois de seus atuantes – ou nhe'é moin porãa, expressão pela qual o autor se refere à atividade de ator e atriz dentro do seu contrateatro / etéato. 

Próximos 

Após os dois episódios de Tybyra - Uma Tragédia Indígena Brasileira, o podcast Ficções Itaú Cultural – uma série de audiodrama conta com a participação da Cia Teatro Documentário e do Grupo Clariô de Teatro. 

A cada 15 dias, sempre às quintas-feiras, uma nova produção estreia na segunda temporada do podcast, com episódios de aproximadamente 20 minutos. Todo material estreado fica depois disponível para ser assistido a qualquer momento no site e plataformas de streaming do Itaú Cultural. 

Sobre artistas e diretor 

Ermelinda Yepario é integrante do povo Tukano. Tem 66 anos, é artesã, atriz e cantora, e vem trazendo o conhecimento ancestral desde a saída do Rio Tiquie, no Amazonas. É a matriarca do grupo de Artes Diroá Bayá. Atualmente reside em São Paulo. 

Anderson Kary-Báya nasceu em Iauaretê, no Amazonas. É artista educador do Piá – Programa de Iniciação artística no CEU Cidade Dutra, pesquisador de danças, cantos e faz grafismos da etnia Tariano e Tukano. Iniciou suas atividades artísticas oficialmente em 2003, atuando como músico no grupo de artes Dyroá Báya, e depois teve suas primeiras experiências, no teatro e dança Cia. Uatê. Em 2008, iniciou no cinema, tendo participado de curtas, seriados e longas-metragens. Faz palestras em escolas sobre a cultura indígena. 

Juão Nyn é multiartista e atua na performance, no teatro, no cinema e na música. É potyguar(a), tem 32 anos, é ativista comunicador do movimento Indígena do Rio Grande do Norte pela APIRN - Articulação dos Povos Indígenas do RN. Integra o Coletivo Estopô Balaio de Criação, o Memória e Narrativa, a Cia. de Arte Teatro Interrompido e é vocalista/compositor da banda Androyde Sem Par. Tem Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, e há sede anos vive em trânsito entre RN e SP. Lançou em 2020 seu primeiro livro, uma dramaturgia intitulada TYBYRA - Uma tragédia Indígena Brasileira

SERVIÇO: 

Podcast Ficções Itaú Cultural – uma série de audiodrama – 2ª temporada 

Episódio Tataendy: Escuridão - A Dor Infinita, de Juão Nyn 

No ar a partir do dia 7 de julho (quinta-feira) 

No sitewww.itaucultural.org.br e plataformas de streaming do Itaú Cultural  

Ficha Técnica: 

Dramaturgia e Direção: Juão Nyn 

Nhe’e Moin Porãa (atuantes): Ermelinda Yepario (Tataendy) e Yumo Apurinã (Tybyra ) 

Técnico de Gravação: Emerson Martins 

Edição: Oderiê Chayua e Emerson Martins 

Trilha Sonora e Finalização: Oderiê Chayua 

Assistência de Produção: Ará Silva