História é adaptação do livro TYBYRA – Uma Tragédia Indígena Brasileia
Agenda Cultural
As mortes física e simbólica dos filhos de uma indígena conduzem o audiodrama inspirado no livro do multiartista norte-rio-grandense
06 de julho de 2022
Entra no ar no dia 7 de julho (quinta-feira) a segunda e última parte da participação do multiartista Juão Nyn, do Rio Grande do Norte, no podcast Ficções Itaú Cultural – uma série de audiodrama. A partir deste dia estará disponível na seção de podcasts do site https://www.itaucultural.org.br/secoes/podcasts e nas plataformas de streaming do IC o episódio Tataendy: Escuridão - A Dor Infinita, que dá continuidade à trama que tem como base o livro Tybyra - Uma Tragédia Indígena Brasileira (Selo doburro), lançado pelo autor em 2020.
Em Tataendy: Escuridão - A Dor Infinita, a personagem tupinambá ficcional que dá nome ao episódio sofre a perda dos filhos Caruatapirã e Tybyra, em um ato de genocídio e etnocídio. Para um, a morte foi física, e para o outro, simbólica, sendo que cada seio de Tataendy amamentou um desses dois destinos.
Esta participação de Juão Nyn no podcast Ficções Itaú Cultural expande para audiodrama o universo dramatúrgico do livro TYBYRA - Uma Tragédia Indígena Brasileira. Na primeira parte, a história ambientada em 1614, na cidade de Saint Luis, no Maranhão, o personagem Caruatapirã, também conhecido como Cardo Vermelho, é um indígena que se associou aos colonizadores e acaba sendo o responsável por acender o pavio do canhão que assassina Tybyra, seu próprio irmão.
A dramaturgia desta obra integra o que Nyn define de contrateatro ou etéato (ato verdadeiro). São respostas à consciência histórica de que o teatro foi a primeira linguagem artística a colonizar o Brasil, ao ser usada como ferramenta para ensinar o português e o cristianismo. Essa foi a motivação para o dramaturgo retomar pesquisas sobre o período histórico chamado de França Equinocial, trazendo a perspectiva indígena e construindo espaços de dignidade aos corpos, culturas e línguas originárias.
E dando o lugar de fala a estes povos, Juão Nyn convidou para dar vida às vozes dos personagens artistas do grupo de artes Diroá Baya, formado por uma família de artistas Tukanos. É o caso de Anderson Kary-báya e Ermelinda Yepario, dois de seus atuantes – ou nhe'é moin porãa, expressão pela qual o autor se refere à atividade de ator e atriz dentro do seu contrateatro / etéato.
Próximos
Após os dois episódios de Tybyra - Uma Tragédia Indígena Brasileira, o podcast Ficções Itaú Cultural – uma série de audiodrama conta com a participação da Cia Teatro Documentário e do Grupo Clariô de Teatro.
A cada 15 dias, sempre às quintas-feiras, uma nova produção estreia na segunda temporada do podcast, com episódios de aproximadamente 20 minutos. Todo material estreado fica depois disponível para ser assistido a qualquer momento no site e plataformas de streaming do Itaú Cultural.
Sobre artistas e diretor
Ermelinda Yepario é integrante do povo Tukano. Tem 66 anos, é artesã, atriz e cantora, e vem trazendo o conhecimento ancestral desde a saída do Rio Tiquie, no Amazonas. É a matriarca do grupo de Artes Diroá Bayá. Atualmente reside em São Paulo.
Anderson Kary-Báya nasceu em Iauaretê, no Amazonas. É artista educador do Piá – Programa de Iniciação artística no CEU Cidade Dutra, pesquisador de danças, cantos e faz grafismos da etnia Tariano e Tukano. Iniciou suas atividades artísticas oficialmente em 2003, atuando como músico no grupo de artes Dyroá Báya, e depois teve suas primeiras experiências, no teatro e dança Cia. Uatê. Em 2008, iniciou no cinema, tendo participado de curtas, seriados e longas-metragens. Faz palestras em escolas sobre a cultura indígena.
Juão Nyn é multiartista e atua na performance, no teatro, no cinema e na música. É potyguar(a), tem 32 anos, é ativista comunicador do movimento Indígena do Rio Grande do Norte pela APIRN - Articulação dos Povos Indígenas do RN. Integra o Coletivo Estopô Balaio de Criação, o Memória e Narrativa, a Cia. de Arte Teatro Interrompido e é vocalista/compositor da banda Androyde Sem Par. Tem Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, e há sede anos vive em trânsito entre RN e SP. Lançou em 2020 seu primeiro livro, uma dramaturgia intitulada TYBYRA - Uma tragédia Indígena Brasileira.
SERVIÇO:
Podcast Ficções Itaú Cultural – uma série de audiodrama – 2ª temporada
Episódio Tataendy: Escuridão - A Dor Infinita, de Juão Nyn
No ar a partir do dia 7 de julho (quinta-feira)
No sitewww.itaucultural.org.br e plataformas de streaming do Itaú Cultural
Ficha Técnica:
Dramaturgia e Direção: Juão Nyn
Nhe’e Moin Porãa (atuantes): Ermelinda Yepario (Tataendy) e Yumo Apurinã (Tybyra )
Técnico de Gravação: Emerson Martins
Edição: Oderiê Chayua e Emerson Martins
Trilha Sonora e Finalização: Oderiê Chayua
Assistência de Produção: Ará Silva
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022