Coletivo Mangue realiza o primeiro festival de Lambe-Lambe de arte urbana

Agenda Cultural

Artistas de Macaíba realizam festival de lambe-lambe

Serão pelo menos cinco murais de lambes criados por artistas, designers, poetas, grafiteiros e artistas do pixo, além de lives e oficinas

28 de janeiro de 2021

Cinthia Lopes

Mesmo com todas as dificuldades por conta do atraso em editais culturais no município de Macaíba, o Coletivo de artistas Macaíbenses (Mangue) conquistou alguns projetos através da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural e já estão com tudo pronto para estrear. Uma das ações mais interessantes é o 1º Festival de Lambe-Lambe de Macaíba, voltado para todos aqueles que criam arte nos ambientes urbanos, sejam artistas de rua, pintores, grafiteiros, pixos, poetas e designers. O objetivo é dialogar e ocupar a cidade com atividades de artes visuais autoriais e plurais na rua e também promovendo lives e oficinas virtuais. Dentre as participações está a multiartista Civone Medeiros de Natal e Anne Souza de Recife.

O destaque será a montagem de três a cinco murais de lambe-lambes, em formato galeria de arte urbana gratuita e acessível a céu aberto. Podem participar pessoas que produzem lambe-lambes, escritores de rua, grafiteiros, artistas do “pixo”, performers, ilustradores, designers, artesãos, poetas, cantores.

O conceito de lambe-lambe remonta aos fotógrafos de rua do final do século XIX. É também chamado os cartazes de propaganda colados em muros e na arte, uma técnica de livre expressão artística urbana, o qual se destacam artistas prestigiados no mundo todo.

Os trabalhos devem ser entregues até dia 1º de fevereiro, no ateliê Sunsarana,  Rua do Coité, n 111. Centro/Macaíba . Ass lives e oficinas acontecerão e estarão disponibilizadas na página do Instagram @lambelambemacaiba.

A equipe do Festival Lambe-Lambe adiante que nos dias de colagem dos lambes, o Festival terá participação de uma pequena equipe, respeitando os cuidados contra o COVID-19, para aplicação dos materiais recebidos.

PROGRAMAÇÃO (não precisa se inscrever)

8/01 a 1/02 • chamada pública 

3/02 • quarta-feira

17H - Live com Gê Vianna (MA) (@indiioloru)

20H - Oficina com Fany Magalhães (MG) (@fany.magalhaes)

 

4/02 • quinta-feira

17H - Live com Bea Lake (PR) (@bealake)

20H - Oficina com LCCL (AM)(@eraquario)

 

5/02 • sexta-feira

17H - Live com Civone Medeiros (RN)(@civonemedeiros)

20H - Oficina com Anne Souza (PE) (@annesouzailutras)

 

6/02 • sábado

8H ás 17H - Lambe Macaíba

 

7/02 • domingo

8H ás 17H - Lambe Macaíba

.