Árvore de Mirassol é símbolo do calendário natalino na capital

É Típico!

Árvore de Mirassol será acesa nesta sexta-feira (25) com direito a show de Antônio Nóbrega

Programação em torno da árvore contará ainda com apresentações musicais, cultura popular e feira de economia criativa

25 de novembro de 2022

O maior projeto de fim de ano do Estado dá sua largada oficial nesta sexta-feira (25) com o acendimento da árvore símbolo do Natal em Natal, no Mirassol. Cultura, lazer e incremento à economia criativa da cidade são marcas do calendário promovido pela Prefeitura do Natal, com programação de novembro a janeiro reunindo música, dança, gastronomia e artesanato em todas as regiões da cidade. As atrações vão desde a música erudita ao forró, passando pelo rock alternativo, hip hop, artes urbanas, samba, festivais e espetáculos.

Nesta sexta-feira (25), no acendimento da Árvore de Mirassol, às 19h, o Natal em Natal tem início oficialmente, com apresentação de Antonio Nóbrega (21h), comemorando 50 anos de carreira e 70 de idade. Além dele, tem apresentação do Pastoril Cabeceiras (20h) e os convidados Khrystal, Carlos Zens e o naipe de sopro da Banda Sinfônica do Natal, além da presença do cordelista Manoel Cavalcante.  

Durante todo o Natal em Natal, até o mês de janeiro, a  Feirinha da Árvore de Mirassol recebe shows, o melhor do artesanato potiguar e da gastronomia. Nesta sexta-feira tem apresentação dos Canguleiros, a partir das 19h. No sábado (26) tem shows de Aranha (Pirofagia) às 17h30 e fechando a programação musical tem Vic Kabulosa (19h). No domingo (27) é a vez do malabarista Xavier Ruiz (17h30) e Edja Alves (19h).  Na terça-feira (29), em homenagem ao Mês da Consciência Negra, tem o projeto Batalha do Coliseu, a partir das 16h.

PASTORIL CABECEIRAS
O Pastoril Cabeceiras é uma dança cultural que tem na Mestra Lídia a multiplicação dessa sabedoria ancestral. Aos 79 anos de idade, a Mestra é símbolo dessa resistência há mais de cinco décadas. Um sanfoneiro pé de serra, zabumba e triângulo trazem ritmos musicais variados, como o maxixe e xote. Originário da comunidade Cabeceiras, o Pastoril é formado por dois cordões: Encarnado e Azul. O Encarnado é da Mestra Lídia e o Azul da Mestra Edna. 

Em cada um dos cordões estão os personagens: no Azul estão a Libertina, o Anjo, o Cruzeiro e a Estrela. No Encarnado tem Ana Mestra, a Camponesa, o Cravo, o Belo Anjo, a Cigana, além de personagens como a Florista, o Palhaço, a Borboleta e a Flor.

NÓBREGA
Atração nacional do acendimento da Árvore de Mirassol, Antonio Nóbrega completa 50 anos de carreira. O ano de 2022 marca a celebração dos 70 anos de vida e das cinco décadas de palco do multiartista pernambucano Antonio Nóbrega. Nascido no Recife, no ano 1952, Antonio Carlos Nóbrega começou cedo seus estudos de música, quando o pai, o médico cearense João Ramos de Almeida, percebeu a aptidão do filho. Aluno do colégio Marista, ele teve como primeiro instrumento o violino.

Após se mudar para São Paulo, no ano 1985, começou a lecionar danças regionais brasileiras no Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Lá, permaneceu até o ano de 1991, quando decidiu focar na criação artística e circular pelo Brasil e exterior. 

POLOS
Da árvore de Mirassol, passando pelo espaço Cultural Jesiel Figueiredo (Zona Norte), Centro Histórico, Petrópolis, Rocas, Cidade da Esperança, Areia Preta e Vila de Ponta Negra,  o Natal em Natal é um caldeirão de ritmos, tendências e opções para todos os gostos e idades.

Até o dia 6 de janeiro, serão centenas de ações culturais nas quatro regiões da cidade, através de projetos incentivados pela Lei Djalma Maranhão, editais de fomentos, seleções públicas e projetos apoiados pela Prefeitura do Natal.