Árvore de Mirassol é símbolo do calendário natalino na capital
É Típico!
Programação em torno da árvore contará ainda com apresentações musicais, cultura popular e feira de economia criativa
25 de novembro de 2022
O maior projeto de fim de ano do Estado dá sua largada oficial nesta sexta-feira (25) com o acendimento da árvore símbolo do Natal em Natal, no Mirassol. Cultura, lazer e incremento à economia criativa da cidade são marcas do calendário promovido pela Prefeitura do Natal, com programação de novembro a janeiro reunindo música, dança, gastronomia e artesanato em todas as regiões da cidade. As atrações vão desde a música erudita ao forró, passando pelo rock alternativo, hip hop, artes urbanas, samba, festivais e espetáculos.
Nesta sexta-feira (25), no acendimento da Árvore de Mirassol, às 19h, o Natal em Natal tem início oficialmente, com apresentação de Antonio Nóbrega (21h), comemorando 50 anos de carreira e 70 de idade. Além dele, tem apresentação do Pastoril Cabeceiras (20h) e os convidados Khrystal, Carlos Zens e o naipe de sopro da Banda Sinfônica do Natal, além da presença do cordelista Manoel Cavalcante.
Durante todo o Natal em Natal, até o mês de janeiro, a Feirinha da Árvore de Mirassol recebe shows, o melhor do artesanato potiguar e da gastronomia. Nesta sexta-feira tem apresentação dos Canguleiros, a partir das 19h. No sábado (26) tem shows de Aranha (Pirofagia) às 17h30 e fechando a programação musical tem Vic Kabulosa (19h). No domingo (27) é a vez do malabarista Xavier Ruiz (17h30) e Edja Alves (19h). Na terça-feira (29), em homenagem ao Mês da Consciência Negra, tem o projeto Batalha do Coliseu, a partir das 16h.
PASTORIL CABECEIRAS
O Pastoril Cabeceiras é uma dança cultural que tem na Mestra Lídia a multiplicação dessa sabedoria ancestral. Aos 79 anos de idade, a Mestra é símbolo dessa resistência há mais de cinco décadas. Um sanfoneiro pé de serra, zabumba e triângulo trazem ritmos musicais variados, como o maxixe e xote. Originário da comunidade Cabeceiras, o Pastoril é formado por dois cordões: Encarnado e Azul. O Encarnado é da Mestra Lídia e o Azul da Mestra Edna.
Em cada um dos cordões estão os personagens: no Azul estão a Libertina, o Anjo, o Cruzeiro e a Estrela. No Encarnado tem Ana Mestra, a Camponesa, o Cravo, o Belo Anjo, a Cigana, além de personagens como a Florista, o Palhaço, a Borboleta e a Flor.
NÓBREGA
Atração nacional do acendimento da Árvore de Mirassol, Antonio Nóbrega completa 50 anos de carreira. O ano de 2022 marca a celebração dos 70 anos de vida e das cinco décadas de palco do multiartista pernambucano Antonio Nóbrega. Nascido no Recife, no ano 1952, Antonio Carlos Nóbrega começou cedo seus estudos de música, quando o pai, o médico cearense João Ramos de Almeida, percebeu a aptidão do filho. Aluno do colégio Marista, ele teve como primeiro instrumento o violino.
Após se mudar para São Paulo, no ano 1985, começou a lecionar danças regionais brasileiras no Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Lá, permaneceu até o ano de 1991, quando decidiu focar na criação artística e circular pelo Brasil e exterior.
POLOS
Da árvore de Mirassol, passando pelo espaço Cultural Jesiel Figueiredo (Zona Norte), Centro Histórico, Petrópolis, Rocas, Cidade da Esperança, Areia Preta e Vila de Ponta Negra, o Natal em Natal é um caldeirão de ritmos, tendências e opções para todos os gostos e idades.
Até o dia 6 de janeiro, serão centenas de ações culturais nas quatro regiões da cidade, através de projetos incentivados pela Lei Djalma Maranhão, editais de fomentos, seleções públicas e projetos apoiados pela Prefeitura do Natal.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022