Serra da Barriguda, uma das belezas de Alexandria

Agenda Cultural

Assembleia Legislativa do RN reconhece Serra da Barriguda como patrimônio imaterial do RN

Projeto foi da deputada Cristiane Dantas. Em 2007, a serra já tinha recebido o título de uma das maravilhas naturais do RN

07 de junho de 2022

A Serra da Barriguda, localizada no município de Alexandria, foi reconhecida como patrimônio imaterial, histórico, cultural, paisagístico e turístico do Rio Grande do Norte. A iniciativa da deputada Cristiane Dantas (SDD) foi aprovada na manhã desta terça-feira (7), ao lado de outras seis, durante votação na Assembleia Legislativa do RN.

“A Serra da Barriguda é uma das sete belezas do Rio Grande do Norte, apontada em concurso realizado pelo jornal Diário de Natal em 2007. A região merece esse título não só pelo valor paisagístico, mas por representar tanto para todos neste estado”, destacou a autora.

O município de Alexandria está localizado na Região Oeste do Estado. A Serra da Barriguda é o principal atrativo turístico natural da cidade. Em 2007 foi eleita em um concurso como a primeira das "7 maravilhas do Rio Grande do Norte". Barriguda também foi o primeiro nome da cidade, por volta do século XVIII. Segundo o historiador e médico local Dr. Antônio Fernandes Mousinho, há duas versões para a origem do nome, uma devido à serra, que lembra a forma de uma mulher grávida, e a a segunda à presença de uma árvore existente em um olho d’agua encontrado no sopé da referida serra e que era conhecida na região pelo nome de Barriguda.

Votação desta terça-feira na ALRN

OUTRAS VOTAÇÕES

Na sequência da votação, foram aprovados os projetos de lei que dispõe sobre a denominação da Central do Cidadão de São Gonçalo do Amarante, como Miguel Pedro de Pontes; o que denomina de "Daniel Dias Fonseca" a lei que dispõe sobre a criação, o comércio e o transporte de abelhas-sem-ferrão (meliponíneas) e o que denomina de "Rodovia Monsenhor Xavier" o trecho da RN-160, na extensão entre os municípios de Santo Antônio e Brejinho. “Tenho a preocupação de homenagear pessoas não pela aparência, mas naquilo que eles têm na sua alma”, destacou o autor da matéria, deputado José Dias (PSDB). Também foi aprovado o projeto de lei que reconhece a Bíblia como patrimônio imaterial, cultural e religioso do Rio Grande do Norte, de autoria do deputado Coronel Azevedo (PL) e o projeto que denomina a RN-093, de rodovia estadual "RN-093 Afrísio Marinho dos Santos", do deputado Souza Neto (PSB). Finalizando, um projeto foi retirado de pauta e dois requerimentos para realização de sessão solene foram aprovados.