Casa do Empresário é um dos prédios preservados na paisagem arquitetônica da da Ribeira
É Típico!
Fotolivro traz imagens de diversos momentos do bairro histórico e faz uma reflexão sobre a atual condição de abandono da região
03 de novembro de 2022
O fotolivro Ribeira Nua, uma iniciativa da Associação Comercial do RN (ACRN), que será lançado no dia 09 de novembro, tem como objetivo gerar um momento de reflexão sobre o bairro da Ribeira e suas condições atuais, reconhecendo seu abandono e a negligência dos poderes públicos por décadas; como também levar às futuras gerações o conhecimento por onde Natal se iniciou e se desenvolveu - sua economia, política, sociedade, tudo o que se passava na Ribeira.
Museu de céu aberto, suas ruas, becos e vielas abrigam um passado glorioso e imponente de nossa cidade, local estratégico na segunda guerra, palco das grandes decisões do estado e de influência na sociedade. O que era bom, bonito e importante, se encontrava na Ribeira. O livro traz em suas fotos a lembrança de diversos momentos vividos neste bairro emblemático.
“Precisamos criar um sentimento de ‘revivenciamento’ à Ribeira, trazer vida para seus dias e gerar uma gama de possibilidades a um dos principais bairros de Natal. Uma sociedade que abandona seu passado não é digna de ter prosperidade em seu futuro, destaca Schiavo Álvares Presidente da Associação.
O fotolivro Ribeira Nua tem o patrocínio da Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão e conta com o incentivo da Unimed Natal e do Getúlio Salles Diagnósticos.
A Associação Comercial e Empresarial do Rio Grande do Norte (ACRN) está localizada na Av. Duque de Caxias, 191, na Ribeira, que sempre foi um bairro importante para os negócios do RN; por isso foi escolhido como sede da Associação Comercial.
Chamada de “Casa do Empresário”, a Associação Comercial e Empresarial do Rio Grande do Norte (ACRN) foi fundada no dia 2 de outubro de 1982 e é um dos principais prédios da história comercial do Estado. De acordo com registros históricos, o edifício demorou quase 5 anos para ser concluído devido à falta de recursos proveniente ainda da Segunda Guerra Mundial. Inaugurado em 1944, o prédio possui elementos característicos das construções do final do século XIX, como as grandes colunas da fachada. Atualmente, a ACRN é uma organização multissetorial que representa e expressa a opinião independente de empresários do comércio, indústria, agropecuária, serviços, finanças e profissionais liberais, de micro, pequena, médias e grandes empresas potiguares.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022