Armando Babaioff é de Recife, mas nasceu numa família de judeus do Uzbequistão, ex-União Soviética
Agenda Cultural
Adaptada de texto de dramaturgo canadense, peça foi premiada pela Associação de Críticos de Québec, Cesgranrio, Shell, APTR, Botequim Cultural
26 de março de 2023
O ator pernambucano Armando Babaioff ficou conhecido do grande público pela sua carreira nas novelas da Globo como Bom Sucesso e Segundo Sol, mas nos últimos anos tem se dedicado aos trabalhos no teatro, cinema e na produção cultural. Com o espetáculo “Tom Na Fazenda”, peça dirigida por Rodrigo Portella e inspirada no texto do canadense Michel Marc Bouchard, ele tem viajado pelo mundo e colhido alguns grandes prêmios. A montagem chega a Natal para única apresentação no dia 20 de abril, no Teatro Riachuelo.
Na história, após a morte do namorado, Tom vai à fazenda da família para o funeral. Ao chegar lá, ele descobre que a sogra nunca tinha ouvido falar dele e tampouco sabia que o filho era gay. Além de Babaioff, o elenco traz Soraya Ravenle, Gustavo Rodrigues e Camila Nhary, em um drama que aborda a inabilidade do indivíduo para lidar com o preconceito, a violência e o fracasso.
A montagem da peça “Tom na Fazenda” nasceu de uma conversa do ator com um amigo que lhe apresentou o filme homônimo de 2013, do diretor franco-canadense Xavier Dolan. Arrebatado pela adaptação cinematográfica, o ator começou a traduzir a peça. “Homens e mulheres que, por conta do preconceito, aprendem a mentir antes mesmo de aprenderem a amar. As famílias, guardiãs das normas sobre a sexualidade, garantindo sempre a heteronormatividade, inserem nos próprios membros a semente da homofobia”.
Em cena, o publicitário Tom (Armando Babaioff) vai à fazenda da família para o funeral de seu companheiro. Ao chegar, descobre que a sogra (Soraya Ravenle) nunca tinha ouvido falar dele e tampouco sabia que o filho era gay. Nesse ambiente rural e austero, Tom é envolvido numa trama de mentiras criada pelo truculento irmão (Gustavo Rodrigues) do falecido, estabelecendo com aquela família relações de complicada dependência. A fazenda, aos poucos, vira cenário de um jogo perigoso, onde quanto mais os personagens se aproximam, maior a sombra de suas contradições.
“Todo redemoinho que devastará a vida dos que fogem das normas surge no núcleo de suas próprias famílias”, comenta Rodrigo Portella, que opta, mais uma vez por uma encenação com poucos elementos para que as sutilezas das relações propostas pelo texto se sobressaiam. “Bouchard compôs uma obra de estrutura impecável. Ele vai fundo nas contradições dos seus personagens, o que os torna muito próximos de nós”, acredita o diretor.
Vencedor dos Prêmios APCA, APTR, Shell, entre outros, o espetáculo já́ completou mais de 250 apresentações com dez temporadas no Rio de Janeiro, uma em São Paulo e uma em Montreal, no Canadá, quando foram surpreendidos pela pandemia da Covid-19 e obrigados a cancelar as apresentações que fariam também em Connecticut, nos Estados Unidos, e no Festival de Avignon, em 2020.
Tom na Fazenda estreou em março de 2017, no Teatro Oi Futuro, no Rio de Janeiro. Em junho de 2018, foi apresentado no Festival TransAmériques (FTA), em Montreal, no Canadá, um dos festivais mais importantes da América do Norte. A peça era a única representante brasileira e foi indicada pelo próprio autor da obra, o dramaturgo canadense Michel Marc Bouchard, que mora em Montreal, mas assistiu à peça em sua estreia, no Rio. Ainda em 2018, a peça participou do Festival de Curitiba (abril), do Festival Palco Giratório do SESC, em Porto Alegre (maio), do Festival de Inverno de Garanhuns (julho) e do Festival Cena Contemporânea, em Brasília (agosto).
Em 2019, o espetáculo foi contemplado com o Prêmio Tônia Carrero de Teatro e circulou pelas zonas oeste e norte do Rio de Janeiro, além de uma apresentação em Rio das Ostras, região dos Lagos. No mês de março, estreou sua oitava temporada, primeira na cidade de São Paulo, no Sesc Santo Amaro. Em maio, fez uma circulação por cinco teatros da rede SESI-Firjan, em julho fez duas apresentações no FIT Rio Preto, SP e, em setembro, fez duas apresentações no Sesc Santos, SP. A última temporada no Rio de Janeiro foi no Teatro Petra Gold, em fevereiro de 2020.
Em julho de 2022, a montagem fez sua primeira temporada na Europa, onde realizou 18 apresentações, no teatro LA MANUFACTURE, dentro da Mostra.
SERVIÇO
TOM NA FAZENDA
Dia 20 de abril, às 20h, no Teatro Riachuelo
Classificação: 18 anos
CANAIS DE VENDAS OFICIAIS:
Bilheteria do Teatro Riachuelo (Terça a sábado, das 14h às 20h) ou no site uhuu.com
Atendimento: falecom@uhuu.com
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022