Atriz, diretora e roteirista Alice Carvalho prepara websérie sobre origens familiares

Agenda Cultural

Atriz é premiada por roteiro de série documental sobre ancestralidade

Ainda em desenvolvimento, Agô é uma parceria de Alice Carvalho com a Caboré Audiovisual e venceu a categoria Melhor Ideia 2020  no Rio WebFest

30 de novembro de 2020

A atriz e diretora potiguar Alice Carvalho foi premiada na categoria Melhor Ideia 2020  no Rio WebFest pela série Agô, projeto documental que está em desenvolvimento em parceria com a Caboré Audiovisual.

Agô segue a rota da ancestralidade e das raízes da atriz. Em Yorubá o termo significa “pedir licença”. Os 6 episódios em formato de roadserie da 1ª temporada trazem em seu escopo o encontro de personagens reais com sua cultura e seu povo originário.

A série apresenta a trajetória de uma mulher negra e nordestina em busca da sua linhagem ancestral ao redor do mundo, partindo do nordeste brasileiro rumo a Europa colonizadora e encontrando desfecho na África.

O ponto de partida é a descoberta da linhagem da atriz através do resultado de um teste de ancestralidade feito no laboratório Genera, que analisa - à partir do DNA mitocondrial e do cromossomo Y - os caminhos percorridos pelos seus antepassados e de todo resto da equipe, também formada por nordestinos e não-brancos, os cineastas André Santos, Athos Muniz e Juh Almeida. O exame pode rastrear uma estrutura familiar de até 50 mil anos será o nosso mapa nessa busca pelo desconhecido.