Quitéria Kelly atuou em Mar do Sertão e agora estreia novela em horário nobre

É Típico!

Atriz potiguar Quitéria Kelly estará em Renascer, da Rede Globo

Em sua quarta atuação na emissora, atriz vai viver personagem Nena na primeira fase da novela. Estreia será dia 22 de janeiro

10 de janeiro de 2024

Depois de atuar em minissérie e novelas da Rede Globo, a atriz potiguar Quitéria Kelly foi convidada para um novo desafio e, desta vez, em horário nobre. Ela vai integrar o elenco da novela Renascer, com estreia marcada para o próximo dia 22 de janeiro, às 21h.  Morando atualmente no Rio de Janeiro, ela está na correria das gravações e se diz ansiosa pela estreia.  

Em 2022, sua atuação na novela Mar do Sertão da Rede Globo, no papel de Latifa rendeu muitos elogios. Agora em Renascer, Quitéria Kelly assume uma personagem bem diferente da perua de Mar do Sertão.  Na primeira fase do remake de Renascer, a atriz vai interpretar Nena, a mulher do coronel Belarmino (Antonio Calloni).

A atriz passou por uma verdadeira transformação visual. “Diferente da personagem Latifa, Nena vive em outro mundo, onde as características de uma mulher forte, mãe, nordestina, que me aproxima e que eu conheço muito bem, se revelam com as atitudes para educar seus filhos e com seu jeito de ser. Na primeira versão da novela Renascer, a personagem era de uma mulher mais recatada, mas que na releitura, na adaptação que o autor Bruno Luperi fez agora para a Nena, ela se coloca mais, se posiciona mais”, adianta a atriz. 

"Renascer" é a refilmagem do folhetim de Benedito Ruy Barbosa, que foi ao ar em 1993. Neste remake ganha texto de Bruno Luperi, neto do autor veterano. Marcos Palmeira e Jackson Antunes são os únicos atores que estiveram na versão original da novela.

A mocinha Mariana, anteriormente interpretada por Adriana Esteves, terá atuação de Theresa Fonseca, artista de 26 anos revelada em "Mar do sertão" (2022). Ela fará par com Marcos Palmeira, intérprete do fazendeiro José Inocêncio, que antes foi encarnado por Antonio Fagundes. A jovem formará um triângulo amoroso com João Pedro (agora vivido por Juan Paiva, e antes interpretado por Palmeira), filho do próprio José Inocêncio.

A personagem de Quitéria foi vivida em 1993 pela atriz Betty Erthal.

Atriz Quitéria Kelly nas gravações de Renascer

Carreira da atriz

A escalada de atuações na televisão teve início na primeira supersérie da emissora: Onde Nascem os Fortes, dirigida por José Villamarim e Walter Carvalho, em 2018. No mesmo ano, atuou na Malhação - Toda Forma de Amar, dirigida por Adriano Melo e Carlos Araújo e com autoria de Emanuel Jacobina. Em 2020, participou da novela Amor de Mãe, com direção de José Villamarim e em 2021 fez participação na novela ‘Um lugar ao sol’, de Lícia Manzo. Em 2022, Quitéria foi convidada para fazer a preparação de elenco para a Rede Globo no projeto Potencializa, onde conduziu a preparação de 12 atores para a emissora, além de atuar em Mar do Sertão.  

A carreira de Quitéria Kelly nos palcos é prolífera, com destaque para espetáculos, como: “Pobres de Marré, “Por que Paris” e “Jacy”, esta última eleita entre as 10 melhores peças de 2015 pelo jornal Estado de São Paulo. Quitéria também tem experiência no audiovisual. As mais recentes são a websérie de comédia Dalton/Hebe, dirigida por Pedro Fiuza e Moniky Rodrigues, e o filme de curta metragem Vivi, dirigido por Catarina Doolan pelo qual recebeu o prêmio de melhor atriz na Mostra CineSESC/RN. 

No teatro já foi premiada como melhor atriz coadjuvante pelo espetáculo “Barra Shopping” no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga em 2005. Recebeu também o Troféu Cultura Potiguar pela atuação nos espetáculos Pobres de Marré em 2012 e Jacy em 2013. Formada em Artes Cênicas pela UFRN e fundadora do Grupo Carmin, Quitéria Kelly é da mesma geração que legou atores do porte de Titina Medeiros e César Ferrario, dentre muitos outros.

Em 2017, a atriz se aventurou na missão de dirigir sua primeira peça pelo Grupo Carmin, A Invenção do Nordeste, espetáculo que já percorreu várias cidades no Brasil. Em 2021, Quitéria foi convidada para representar o Grupo Carmin na Journée d’étude intitulado “L'altérité en scène” organizado pela Sorbonne Université (Lettres) Paris -França. Em 2022, o convite se repetiu e Quitéria participou da Journée D'étude da Sorbonne acompanhada pelos demais integrantes do Carmin. Com o espetáculo A invenção do Nordeste fez o projeto SESC Palco Giratório 2023, levando seu trabalho para mais de 12 estados em todo o país. Também no ano de 2022, a atriz participou de turnê em Portugal nas cidades de Coimbra, Aveiro e Santarém. 
Para 2024, além da participação em Renascer, Quitéria prepara um espetáculo solo, onde discute a origem da feminilidade no mundo das artes.  

Prêmios
Quitéria Kelly revela com orgulho suas premiações. Os principais prêmios do teatro brasileiro, como: Prêmio Shell de Dramaturgia, APTR de Dramaturgia e Elenco, Prêmio do Humor por Direção, Dramaturgia e Espetáculo, CESGRANRIO de Melhor Espetáculo e Prêmio Botequim Cultural por Dramaturgia e Prêmio Questão de Crítica de melhor espetáculo, atualmente está no elenco da nova peça do Carmin, intitulada Gente de Classe, que tem estreia prevista para novembro de 2024.