Chico Bethoven é o maestro da orquestra Frevo do Xico.

Agenda Cultural

Audição comentada de álbum do Frevo do Xico será sábado no Alecrim Musical

Programação começa às 10h em loja de instrumentos musicais. Disco coloca arranjos de orquestra em ritmos tradicionais como coco e embolada

08 de dezembro de 2021

AUDIÇÃO COMENTADA DO ÁLBUM FREVO DO XICO - NOSSA TRADIÇÃO SERÁ SÁBADO NO ALECRIM MUSICAL

A Orquestra Frevo do Xico trouxe para a roda carnavalesca os ritmos tradicionais nordestinos e alguns essencialmente potiguares como o coco de zambê, assim como ciranda, boi e bambelô. Da mistura de batidas ancestrais com a orquestra nasceu músicas autorais como Frevo da Burrinha, Pega Jaraguá, Segure o Coco e Boi do Xico, compostas pelos produtores Jubileu Filho e maestro Chico Bethoven, em parcerias com Cleudo, Khrystal, Gilvan Aiquoq e outros compositores. 

Com as gravações finalizadas, a orquestra Frevo do Xico vai reunir amigos e imprensa para a audição comentada do álbum Frevo do Xico - Nossa Tradição, no próximo sábado (11), às 10h, na Alecrim Musical (@alecrimmusical), localizada na Av. Presidente José Bento, 532, Alecrim. O encontro é aberto ao público e contará com a presença de músicos e compositores que participaram da gravação. Será servido um brunch com direito a sorteio de brindes da loja de instrumentos musicais. A realização é da Beju Produções.

A audição dá o pontapé para o lançamento do álbum que antecipa o Carnaval de 2022. O álbum Frevo do Xico - Nossa Tradição foi premiado no edital de Economia Criativa do Sebrae-RN 2021. “Vamos compartilhar com as pessoas esse trabalho que nos surpreendeu pela riqueza musical. Utilizamos instrumentos que fazem parte do contexto de cada ritmo, tudo adequado a uma sonoridade moderna, dançante e sofisticada”, comentou Bethoven.

 Sobre o álbum 
Entraram em estúdio Chico Bethoven, Jubileu Filho, Arquimedes no sax barítono,  Raissa e Vandinho Amaro no Trompete, Isaac na Tuba, Diego Medeiros na bateria, Alessandra, Andinho e Laerte no Trombone. Também participaram da gravação o embaixador da Redinha Alexandre Peter cantando Ginga com tapioca, composição de Chico Bethoven e Leão; Gilvan Aiquoc que também divide a autoria da música "Benzer" com Chico Bethoven tocando o pandeiro nos cocos; e Joselene tocando Ganzá nos cocos.

O projeto ainda conta com parcerias de artistas e compositores que já dialogavam com vários ritmos regionais, como Khrystal Saraiva, Ivando Monte, Cleudo Freire, Leão Neto, Gilvan Aiquoq e Gilberto Cabral, além das composições que ficaram a cargo dos irmãos Beju, Chico Bethoven e Jubileu Filho que também assinam os arranjos do disco. 
Além das músicas autorais, o álbum também traz a regravação da música Praieira, de Othoniel Menezes, com arranjo do talentoso Luiz Carlos e Frevambê de autoria e arranjo do maestro Gilberto Cabral.

 SERVIÇO 
Audição comentada do disco Frevo do Xico - Nossa Tradição. Sábado, dia 11, às 10h, na loja Alecrim Musical. Av. Presidente José Bento, 532, Alecrim

 Confira as faixas 

Frevo da Burrinha (Chico Bethoven e Jubileu Filho)
Ginga na Frevioca (Chico Bethoven e Leão Neto)
Coração Potiguara (Chico Bethoven e Ivando Monte)
Segure o Coco (Chico Bethoven e Khrystal)
Pega Jaraguá (Cleudo Freire e Chico Bethoven)
Zambê das Vogais (Chico Bethoven)
Benzer (Chico Bethoven e Gilvan Aiquoq)
Boi do Xico (Chico Bethoven e Jubileu Filho)