Miniatura da betoneira à vapor de 1912 e uma barrica de cimento

Agenda Cultural

Autor de "A História de Igapó" lança miniaturas da treliça da ponte e betoneira à vapor

Kits estão à venda para complementar os custos da obra. O autor Manoel de Negreiros, lança o livro sobre a ponte no dia 14 de julho

05 de julho de 2022

As treliças da antiga ponte de ferro de Igapó compõem a identidade e a beleza da estrutura metálica que o natalense conhece há muitas gerações. Maior conhecedor do assunto, o engenheiro, pesquisador e professor do IFRN, Manoel Fernandes de Negreiros Neto, autor da pesquisa “A História da Ponte de Igapó”, aproveita o momento do lançamento do seu livro para oferecer ao público uma pequena lembrança relacionada a esta que é considerada uma maiores construções natalenses da virada do Século XX. A publicação “A História da Ponte de Igapó” será lançada oficialmente dia 14 de julho, no Iate Clube de Natal, mas as peças colecionáveis já estão disponíveis para quem quiser adquirir.
 
São kits com miniatura de uma parte da ponte e de equipamentos que ele conhece muito bem, como a betoneira à vapor — na “biografia” da Ponte de Igapó, o concreto ganha um capítulo bastante curioso e elucidativo. Os kits, assim como o livro, estão em pré-venda e quem quiser adquirir deve entrar em contato com o autor, pelo site www.manoelnegreiros.com ou pelo whatsapp.

O primeiro kit é a treliça Pratt para montar, em escala 1/87 compatível com trens escala HO. Ponte em MDF, com 61 cm representando um vão de 50 metros. A treliça Pratt, o modelo adotado em 1912 na ponte velha de Igapó, impõe grande rigidez ao vão. Isso é notado após a montagem desse modelo. Na cor de madeira vemos os passadiços para pedestres em ambos os lados, uma batalha do senador Eloy de Souza. Acompanha Manual de Montagem na caixa.

Já o segundo kit é uma Betoneira à vapor de 1912 e uma barrica de cimento. Essa betoneira movida a vapor foi utilizada para se confeccionar o concreto utilizado nas fundações tipo Pneumatic well de 6,00 m de diâmetro, com 10/12 m de profundidades e nos retângulos em forma de double do que emergia do fundo do rio até a cota de apoio das treliças metálicas – conforme é demonstrado nos projetos no livro “A História da Ponte de Igapó”.

SERVIÇO
Lançamento do livro “A História da Ponte de Igapó”, de Manoel Fernandes de Negreiros Neto”. Dia 14 de junho, das 17h às 22h, no Iate Clube de Natal.
500 páginas, Editora Appris. Preço: R$ 175,00 |Pré-venda do livro e kits  84 9982-1658
Acesse o blog www.manoelnegreiros.com