Livro traz detalhes sobre livrarias e bibliotecas centenárias pelo mundo

Agenda Cultural

Autor de “Sobre Livrarias & Bibliotecas” arrecada 8,5 mil para entidades beneficentes

Escritor e procurador da República Marcelo Alves Dias de Souza doou vendas a entidades que assistem crianças, idosos e animais

10 de dezembro de 2020

Disponível nas livrarias e bancas de Natal desde outubro de 2020, o livro “Sobre Livrarias & Bibliotecas”, do escritor, professor e procurador da República Marcelo Alves Dias de Souza, parece ter despertado em seus leitores um desejo de viajar, mesmo sem sair de casa. A obra, uma espécie de guia literário e curioso sobre sua experiência de leitor por lugares que visitou pelo mundo, já vendeu cerca de R$ 8,5 mil reais e toda a renda está indo para instituições que atendem idosos, crianças e animais.

As instituições beneficiadas são o Abrigo Juvino Barreto, Lar da Vovozinha, Grupo Renascer, Casa de Apoio a Criança com Câncer, Hospital Infantil Varela Santiago, Moradores de Rua e Seus Animais, Pata Amada, Amor de 4 Patas, Senhoras Patas, Animal Esperança e Balaio de Gato. O autor espera vender mais exemplares antes das festas natalinas e sugere o livro como um bom presente de natal. “Um pessoa gostou tanto que comprou a mim seis livros de uma vez para presentear”, comentou.

Marcelo Alves e seu livro "Sobre Livrarias & Bibliotecas", uma boa dica de presente com valor agregado

A publicação ainda pode ser adquirida tanto nas bancas e livrarias Sebo Vermelho (av. Rio Branco), Livraria Manimbu (rua Açu), Cooperativa Cultural da UFRN, Tota Tabacaria (antiga Banca Cidade do Sol) e Banca Atheneu, ao preço de R$ 50, como diretamente nas instituições.

“Estou deixando novos exemplares em algumas instituições para que o leitor possa escolher a entidade que quer doar”, explicou Marcelo Alves. Ele também espera que as pessoas aproveitem para conhecer outras formas de ajudar essas entidades. 

Apaixonado por literatura, o escritor e jurista está animando com a repercussão da obra. “Algumas pessoas disseram que o livro despertou o desejo de fazer uma viagem diferente, usando-o como guia de viagem”, comentou. Um detalhe é que nas últimas páginas de “Sobre Livrarias & Bibliotecas” há um bloco de anotações para quem quiser fazer suas próprias observações quando visitar os lugares citados no livro.

DA ARGENTINA À ÍNDIA

 Com mais de 50 crônicas uma centena de fotos, o livro traz detalhes sobre bibliotecas e livrarias de Londres, Paris, Madri, Buenos Aires, Nova York, Roma. Visitou bibliotecas na Escócia, Gales e Irlanda. A que inspirou “O Nome da Rosa” (Umberto Eco) na Abadia de Melk, na Áustria, considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. A Le Procope de Paris e a literatura que a envolve; da British Library; Casa do Brasil em Madri; livraria e biblioteca de Edimburgo; as livrarias com cafés em Lisboa, do Trinity College em Dublin; o bazar de Istambul, os livros vendidos nas feiras da Índia; a Books Knokiniya, de Dubai​. Da pequenina Alambaster em Downtown à gigante Barnes, em NY, sem esquecer a New York Public Library. E também as bancas e pequenos sebos da Corrientes, em Buenos Aires​.