Manoel Negreiros passou 20 anos em pesquisas para elaborar o livro sobre a ponte de ferro

É Típico!

Autor do livro “A História da Ponte de Igapó” recebe Placa Olavo de Medeiros Filho do IHGRN

Comenda ao escritor e engenheiro Manoel Negreiros será entregue na solenidade dos 121 anos do Instituto Histórico

29 de março de 2023

O pesquisador, professor, escritor e engenheiro natalense Manoel Negreiros, autor da recente obra “Uma História da Ponte de Igapó” (Editora Appris), será agraciado nesta quinta-feira (30) com uma importante honraria dedicada aos grandes pesquisadores, a Placa Olavo de Medeiros Filho. A entrega será durante a solenidade de aniversário dos 121 anos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, às 19h, no Teatro Alberto Maranhão, teatro centenário localizado no bairro da Ribeira. 

A cerimônia também será de outorga de título e posse de novos sócios da instituição e do lançamento da Revista IHGRN nº 100. A Revista IHGRN é a mais antiga em circulação no estado, desde 1903. Na mesma noite de Manoel Negreiros, a governadora Fátima Bezerra receberá a Medalha Vicente de Lemos da instituição. O evento será voltado para os membros da instituição, colaboradores e convidados.

O HOMENAGEADO

Manoel Fernandes de Negreiros Neto é engenheiro civil, mestre em estruturas e construção civil pela UFRN. Tem especialização em gestão de negócios pela UFRN e avaliações e perícias de engenharias pela FAL. Professor do IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Escritor.

Escritor e pesquisador, ele dedicou mais de 20 anos à investigação de um vasto material para reconstruir a fragmentada história da ponte "perdida" sobre o rio Potengi. Fez isto antes que ela terminasse de seguir seu curso de abandono, corrosão e apagamento. 

A Ponte de Ferro sempre foi motivo de fascínio e curiosidade por ser uma das grandes construções da virada do século XX na capital do RN. Foi erguida em 1912 pelo sonho de um brasileiro que buscou tecnologia e engenheiros ingleses da Cleveland Bridge & Engineering Company para levantar a obra. 

Mas, por um erro de avaliação a ponte acabou sendo desativada e vendida como ferro-velho no início da década de 70, tirando do cenário e do cotidiano natalense uma das mais bonitas e resistentes vias a interligar a zona Norte ao Centro. Toda a saga, da construção à tentativa de vendê-la como ferro-velho, integra a pesquisa definitiva do autor. 

Serviço

Solenidade de 121 anos do IHGRN. Entregas de comendas e homenagens

Local: Teatro Alberto Maranhão - Praça Augusto Severo, s/n - Ribeira, Natal/RN

Data: 30 de março de 2023

Horário: 19h