Manoel Negreiros passou 20 anos em pesquisas para elaborar o livro sobre a ponte de ferro
É Típico!
Comenda ao escritor e engenheiro Manoel Negreiros será entregue na solenidade dos 121 anos do Instituto Histórico
29 de março de 2023
O pesquisador, professor, escritor e engenheiro natalense Manoel Negreiros, autor da recente obra “Uma História da Ponte de Igapó” (Editora Appris), será agraciado nesta quinta-feira (30) com uma importante honraria dedicada aos grandes pesquisadores, a Placa Olavo de Medeiros Filho. A entrega será durante a solenidade de aniversário dos 121 anos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, às 19h, no Teatro Alberto Maranhão, teatro centenário localizado no bairro da Ribeira.
A cerimônia também será de outorga de título e posse de novos sócios da instituição e do lançamento da Revista IHGRN nº 100. A Revista IHGRN é a mais antiga em circulação no estado, desde 1903. Na mesma noite de Manoel Negreiros, a governadora Fátima Bezerra receberá a Medalha Vicente de Lemos da instituição. O evento será voltado para os membros da instituição, colaboradores e convidados.
O HOMENAGEADO
Manoel Fernandes de Negreiros Neto é engenheiro civil, mestre em estruturas e construção civil pela UFRN. Tem especialização em gestão de negócios pela UFRN e avaliações e perícias de engenharias pela FAL. Professor do IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Escritor.
Escritor e pesquisador, ele dedicou mais de 20 anos à investigação de um vasto material para reconstruir a fragmentada história da ponte "perdida" sobre o rio Potengi. Fez isto antes que ela terminasse de seguir seu curso de abandono, corrosão e apagamento.
A Ponte de Ferro sempre foi motivo de fascínio e curiosidade por ser uma das grandes construções da virada do século XX na capital do RN. Foi erguida em 1912 pelo sonho de um brasileiro que buscou tecnologia e engenheiros ingleses da Cleveland Bridge & Engineering Company para levantar a obra.
Mas, por um erro de avaliação a ponte acabou sendo desativada e vendida como ferro-velho no início da década de 70, tirando do cenário e do cotidiano natalense uma das mais bonitas e resistentes vias a interligar a zona Norte ao Centro. Toda a saga, da construção à tentativa de vendê-la como ferro-velho, integra a pesquisa definitiva do autor.
Serviço
Solenidade de 121 anos do IHGRN. Entregas de comendas e homenagens
Local: Teatro Alberto Maranhão - Praça Augusto Severo, s/n - Ribeira, Natal/RN
Data: 30 de março de 2023
Horário: 19h
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022