Para quem ainda não viu, "Bacurau" volta a ser exibido no RN durante o Cine Drive-In Natal

Agenda Cultural

"Bacurau" leva seis prêmios no 19º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Filme rodado no Rio Grande do Norte foi o grande vencedor da noite, seguido de "A Vida Invisível" e "Simonal"

13 de outubro de 2020

“Bacurau” continua sua trajetória de prêmios um ano após sua estreia. O filme foi o grande vencedor do 19º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que nesta edição foi transmitida pela tv sem a presença de convidados.  “Bacurau” conquistou os troféus em seis categorias: longa-metragem de ficção, direção e roteiro original (assinados por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles), montagem (Eduardo Serrano), melhor ator (Silvero Pereira, que dividiu o prêmio com Fabricio Boliveira por sua atuação em “Simonal”) e efeito visual (Mikael Tanguy e Thierry Delobel).

Foi uma disputa acirrada com A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, que ficou com cinco prêmios, incluindo o de melhor roteiro adaptado e melhor atriz coadjuvante (Fernanda Montenegro).

Desde sua estreia mundial no Festival de Cannes, onde arrematou o prêmio do Júri, “Bacurau” recebeu 46 prêmios nacionais e internacionais. O longa conta a história do pequeno povoado de Bacurau, que some do mapa misteriosamente e seus moradores começam a presenciar estranhos acontecimentos e uma série de assassinatos inexplicáveis.  O filme foi rodado no Rio Grande do Norte, na comunidade Barras, em Parelhas, e cidades vizinhas do Seridó potiguar.

Para quem ainda não viu, “Bacurau” será exibido no encerramento do Cine Drive-In Natal, dia 31 de outubro, no Arena das Dunas, com entrada gratuita.

Fabricio Boliveira divide prêmio na categoria Melhor Ator por Simonal. Foto: Páprica fotografia

“Simonal” foi a segunda coprodução mais premiada na noite de gala do cinema nacional, vencendo em quatro categorias: Primeira Direção de Longa-metragem (Leonardo Domingues), Ator (Fabricio Boliveira), Trilha (Wilson Simoninha e Max de Castro) e Som (Marcelo Costa, Alessandro Larroca, Eduardo Virmond). O filme conta a trajetória do cantor e apresentador Wilson Simonal, responsável por alguns dos maiores hits do país.  

A cinebiografia “Hebe – A Estrela do Brasil”, de Maurício Farias, sobre um dos grandes ícones da tv brasileira - a apresentadora Hebe Camargo - venceu nas categorias Melhor Atriz (Andrea Beltrão) e Maquiagem (Simone Batata). 

Na categoria Melhor Comédia, o vencedor foi “Cine Holliúdy- A Chibatada Sideral”, de Halder Gomes, que também conquistou o prêmio de melhor ator coadjuvante (Chico Diaz), e faz homenagem ao cinema popular do país. A série homônima que se originou do longa também levou a estatueta de Melhor Série para TV Aberta.

Completando a lista, “Turma da Mônica – Laços”, de Daniel Rezende, foi considerado Melhor Longa-metragem infantil. O longa é baseado na obra homônima dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi, e nos personagens criados por Mauricio de Sousa.