Luísa Nascim participa com sua banda de festival que valoriza a música de mulheres da periferia

Agenda Cultural

Banda potiguar participa de 10ª edição de festival carioca Roque Pense!

Festival realizado por mulheres da Baixada Fluminense terá participação de Luísa e Os Alquimistas como destaque do sábado, 10

05 de abril de 2021

Depois de uma participação no prestigiado festival americano SXSW, a banda Luísa e Os Alquimistas estará na edição de dez anos do Festival Roque Pense, realizado na Baixada Fluminense, região periférica do Rio de Janeiro. Como a maioria dos festivais de música, o Roque Pense terá sua edição online nos dias 09, 10 e 11 de abril. O Roque Pense é construído por uma rede mulheres e surge para reforçar o protagonismo feminino na música alternativa.

A programação conta com a banda Luísa e os Alquimistas, representando o Nordeste. Além da cantora índigena Kaê Guajajara e as rappers Afrodite, LOrac Lopez, Lavínia e Athena, que vão contar com o apoio da Dj Moonjay. 

Festival carioca valoriza o protagonismo feminino na produção de eventos musicais. Foto: Divulgação

A edição vai gerar renda para 42 mulheres e os recursos são provenientes da Lei Aldir Blanc. O objetivo do Roque Pense! É dar suporte para que mais mulheres tenham experiências profissionais valorizadas no ramo da música.

Sobre as atrações

No primeiro dia de festival, dia 9, vamos ouvir a música e conhecer o processo criativo da rapper Kaê Guajajara. A artista do povo Guajajara é personagem do 13º episódio do Estúdio Roque Pense que será lançado no festival. Kaê é uma das vozes mais pulsantes da música indígena contemporânea, cantora, compositora, escritora e atriz. Ela usa a sua arte para conscientizar sobre o racismo, preconceito e invisibilidade dos povos originários como em versos críticos: “O agro não é tech, não é pop e também mata” e “Tô renascendo da cinza do fogo que queimaram meus ancestrais”.

Direto de Natal, as “jaguatiricas” serão destaque do  sábado, dia 10. A banda é liderada por Luísa Nascim e se destaca pelo mergulho na estética e na sonoridade do brega com referências de reggae, dub, dancehall, pop, reggaeton e R&B.

Encerrando o Festival, no domingo, dia 11, uma cypher é comandada pelas rappers Afrodite, LOrac Lopez, Lavínia e Athena, que vão contar com a Dj Moonjay.

Ao longo da semana serão realizadas oficinas exclusivas para mulheres. As datas são 7 e 8, trazendo temas como inserção no mercado e profissionalização nas artes.

SERVIÇO

Festival Roque Pense!

Dias 09, 10 e 11 de abril, às 20h

Exibição no YouTube: https://bit.ly/38NbocM