Pescados servidos inteiros são carro-chefe do boteco tradicional, localizado na Praia do Cardeiro

Colunas

Bar do Tico: ambiente paradisíaco, história e caldos de primeira em Gostoso

Nativo da praia de Gostoso, José Martins Nascimento serve petiscos da cozinha praieira desde a década de 90

29 de agosto de 2024

Cefas Carvalho

Localizado na Praia do Cardeiro, uma das mais conhecidas e frequentadas de São Miguel do Gostoso, a 110 km de Natal, o Bar do Tico é um dos mais antigos do local e de Gostoso, sendo quase um sinônimo daquela área e tendo uma relação umbilical com a população nativa e com a história do município, remetendo a tempos em que Gostoso não estava no mapa turístico estadual e nacional, não era sequer um município autônomo e era um conjunto de praias  idílicas  semidesconhecidas.

Na verdade, tudo começou em 1990 quando José Martins do Nascimento, o Tico, hoje com 59 anos, nascido e criado em Gostoso quando o local era um distrito do município de Touros, era pescador e resolveu vender cachaça para os homens que passavam pela praia. "Não havia ainda energia elétrica na praia, eu vendia doses de cachaça em uma casa de palha. Com o tempo, chegou a energia e comprei uma geladeira e aí coloquei uma lona no espaço onde hoje funciona o bar", lembra Tico. Neste período começou o embrião do que seria o cardápio do bar: "Os primeiros caldos de arraia que fiz eu nem vendia, eram cortesia para quem comprava cachaça", relembra.

Caldinhos também são a pedida da casa. Na foto ao lado, o colunista e o anfitrião:

Com o desmembramento de Touros em 1993, instalação oficial como município em 1997 e passando a se chamar São Miguel do Gosto em 2001, após plesbicito, o novo município foi descoberto para destino de praias idílicas e desertas com amplo espaço para instalação de pousadas, hotéis, casas de veraneio e estabelecimentos de gastronomia. "A partir daí, com o crescimento do turismo, conseguimos estruturar o Bar do Tico, receber fregueses de Natal, outros estados e turistas estrangeiros", registra Tico.

Hoje a estrutura do Bar do Tico é multifuncional. Na sede do bar, onde funciona balcão e cozinha, na avenida Enseada dos Golfinhos, há espaço com mesas. Do outro lado da pista, já colado com a praia, um outro espaço ainda maior com outras mesas. E do lado, a atração maior da geografia do local, uma espécie de lagoa, que funciona como uma pequena piscina natural onde estão afixadas algumas mesas, de maneira que os visitantes podem comer e beber com as pernas na água até o joelho, olhando os peixinhos através da água assustadoramente cristalina. 

CARDÁPIO

Em um ambiente tão reconfortante, amistoso e paradisíaco, a perfeição seria comida de qualidade a preços justos. Felizmente é o caso. O cardápio é enxuto e eficiente, obviamente focado em peixes e frutos do mar, como convém a um bar literalmente na praia. Segundo Tico, quase tudo do cardápio sai em grande quantidade. O local é conhecido pelos ótimos caldos, que me ganharam, com preferência geral para o de arraia (12 reais), embora sejam deliciosos os de cação (13 reais) e de camarão (15 reais, assim como o de frutos do mar).

Como aperitivo, o local tem a porção de pasteis (de 24 a 28 reais, 8 unidades com sabores arraia, camarão e peixe, todos excelentes). A isca de peixe com batata frita e verduras (25 reais) também tem grande saída. Para almoçar em grupos e família. O Bar do Tico oferece refeição (com batata ou macaxeira, salada e farofa) de peixe em posta (serra ou cavala, por módicos 30 e 32 reais), peixe em filé (serra, meca, badejo e robalo, entre 27 e 35 reais), peixe inteiro (vermelho, guarajuba, pescada e serra, com preços entre 55 e 70 reais dependendo do peixe e da disponibilidade) e ainda pratos como camarão pequeno, grande ou médio, ao alho e óleo ou milanesa, a preços variados. O bar serve arroz de polvo, uma das comidas que mais amo, mas tem que encomendar com antecedência (100 reais, serve três pessoas) e polvo a vinagrete, também com antecedência e também 100 reais. Tem filé de frango (30 contos) e carne de sol (40) mas chega a ser heresia pedir carne e frango diante daquele marzão com tantas delícias. Vá sem medo, com calma e aproveite a experiência, incluindo as mesas dentro da prainha.

Instagram: @doticobar
Endereço: Av. Enseada das Baleias, 869 - Praia do Cardeiro, São Miguel do Gostoso 
Contato: (84) 99403-5461