José Lourenço trabalhou em bares da zona Sul antes de escolher abrir seu negócio, na Cidade Alta

É Típico!

Bar Encontro dos Boêmios completa 18 anos no Beco da Lama 

Com cardápio elogiado e vencedor da edição atual do Pratodomundo, bar fundado por José Lourenço é destaque no Centro Histórico

18 de janeiro de 2022

Cefas Carvalho


No Beco da Lama, nome dado ao corredor etílico e cultural formado na Rua José Ivo, no Centro de Natal, funcionam bares já históricos na boemia natalense, que resistiram ao tempo, à modernidade, aos modismos e até mesmo a uma pandemia. Um desses bares é o Encontro dos Boêmios, conhecido como “Bar do Lourenço”, em menção ao fundador e dono do estabelecimento, o segundo mais antigo em funcionamento no Beco da Lama (o mais antigo é o Bar de Chico) tendo sido fundado em 2003, portanto com dezoito anos de vida. 

Segundo José Lourenço Sobrinho, que tem 69 anos e é natural de Martins, o bar começou como um mero acaso. “Eu trabalhava no Praia Chopp, no Praia Shopping e depois no Sr. Burger, mas decidi montar meu próprio negócio no Centro de Natal. Primeiro com meu irmão, montei um bar onde hoje funciona o Bar de Raimundinha, mas depois consegui sozinho meu próprio negócio, já com o nome Encontro dos Boêmios, que decidi manter”, registra.

Lourenço registra que quando começou o Beco da Lama era bem diferente. “Eram outros tempos, a clientela era formada por homens entre quarenta e cinquenta anos, boêmios. Havia música, mas de forma espontânea, um chegava com o violão, outr com um pandeiro”, lembra. Ele foi um dos que soube se adaptar melhor aos novos tempos.

“Depois da revitalização feita pela Prefeitura de Natal e da pintura dos muros do beco por artistas aqui ficou outra coisa”. Lourenço registra que o público passou a ser prioritariamente de turmas e de jovens, que frequentam o espaço tanto ouvir música – agora não mais de forma orgânica e sim apresentações devidamente contratadas e divulgadas – e também para experimentar a comida dos bares do Beco. 

         

Petiscos regionais saem da cozinhar do bar, como esse camarão crocante com jerimum, prato vencedor do Festival Pratodomundo de 2022.

Fotos: Cefas Carvalho e Cinthia Lopes 

Neste item o Encontro dos Boêmios é sempre destacado. “Posso dizer que sei fazer cada um dos pratos que temos no cardápio, gosto de cozinhar e de preparar coisas novas”, assinala, com orgulho. Segundo ele, o carro chefe da casa ainda é a Dobradinha (“sempre foi o prato que mais pediram”, diz), mas os caldos tem fama antiga e são muito bem aceitos. Para os frequentadores mais jovens e recentes Lourenço tem porções de bolinhos de bacalhau, queijo e carne, todos servidos com variedade de pimentas e molho rosé. E todos a preços acessíveis, como convém ao Beco da Lama. O bar conta hoje com duas colaboradoras, Neide e Francisca, que já conhecem o cardápio e a dinâmica dos frequentadores, segundo o proprietário.

Contudo, a fama do cardápio de Lourenço ganhou voos maiores. Em dezembro do ano passado o bar venceu o primeiro lugar do Pratodomundo (Festival Gastronômico do Beco da Lama) com seu “Camarão crocante ao creme de jerimum”. Na verdade, um bicampeonato, já que venceu também em 2010 com a “Bisteca suína ao molho de engenho”. O camarão, inclusive, foi incorporado ao cardápio fixo ao preço de 15 reais “e está tendo muita saída, as pessoas procuram muito o prato campeão”, afirma.

Para este ano de 2022, Lourenço espera que “a pandemia seja controlada para as pessoas virem ao Beco da Lama com segurança” e também que eventos culturais sejam realizados pela Samba – Sociedade de Amigos do Beco da Lama e Adjacências c om apoio da Prefeitura de Natal, Governo do Estado e entidades como Sebrae. “Nós que mantemos bares no beco há tanto tempo queremos ver este espaço organizado e frequentado, como um corredor cultural e um ponto turístico”, assinala. 

SERVIÇO

Bar Encontro dos Boêmios.
Rua Dr. José Ivo, 580. Centro. Natal
Funciona de Segunda à sábado - 09h às 22h
Instagram: @boemiosbeco