Bife trinchado com "a molha" feita do fundo da panela e bastante cebola e pimentão

Colunas

Bardallo's: Espaço cultural, charme e um bife trinchado de dar água na boca

Epicentro da agitação cultural no Centro, o estabelecimento também prima por um cardápio simples, mas honesto

28 de maio de 2022

Cefas Carvalho

Sou suspeitíssimo para falar e escrever sobre o Bardallo's Comida e Arte. Quem me conhece e me acompanha nas redes sociais sabe que o estabelecimento, um dos lugares mais charmosos de Natal, misto de bar, restaurante, espaço cultural e palco de shows musicais, é mais que o meu bar preferido, e sim quase minha segunda casa. No Bardallo's já dormi em mesa, já jantei na cozinha, lancei livros, comecei e terminei relacionamentos, chorei, briguei, apartei brigas alheias, comemorei aniversário, fiz discurso, cantei música de Erasmo, tropecei bêbado no palco, faço programa de entrevistas, enfim, o local foi e é parte importante de minha vida e eu o frequentaria mesmo que só servisse água e bolacha cream cracker.

Mas, não é o caso. Não bastasse a localização privilegiada (Centro de Natal a poucos metros do Beco da Lama), todas as citadas qualidades e a simpatia contagiante do dono Lula Belmont e do lendário Ricardo Nelson, o estabelecimento também prima por um cardápio simples, mas poderoso. As sopas da casa (7 reais) são fartas e uma tradição para quem está perambulando pelo Centro a partir das 17h. Os caldos (entre 9 e 10 reais) são ótimos, principalmente o de carne, grosso feito um pirão e que contraria aquela máxima que "sopa não é jantar". O caldo a Cavala (feijão com ovo frito em cima) também impressiona.

Omlelete da casa é fofinha por que as claras são batidas separadas das gemas. 

O carro chefe do cardápio e prato mais conhecido é a Omelete (16 reais), cantada em verso e prosa até por Nei Leandro de Castro, feita à moda antiga com receita do próprio Lula, na base de dividir as gemas das claras e bater estas últimas até o ponto de neve, o que dá maciez e difere da fritada de ovos. Sai nos sabores queijo de coalho, carne, sardinha e frango. A casa tem um arrumadinho (carne de charque com feijão verde) delicioso que também sai muito. E petiscos tradicionais como um bom frango a passarinho e calabresa com fritas. Tudo por preços justíssimos. 

Lula, o anfitrião: Há mais de 40 anos investindo no Centro

Mas meu prato preferido no estabelecimento é o Bife Trinchado. É de uma simplicidade de chocar chefs e gourmets. Consiste basicamente numa carne cortada em tiras (bife mesmo, não filé) muito bem temperada e salgada que é jogada numa travessa com o óleo grosso do cozimento, a chamada "graxa" (uma de minhas obsessões culinárias). Com muito, mas muito mesmo pimentão e mais cebola, alface e tomate. E só. Mas, basta para saciar a fome e agradar o paladar. Parece comida de mãe, de avó, prato rústico mesmo. A porção custa 29 reais e dá para dois ou três comerem bem, principalmente se bebendo cerveja e papeando. É servido com fritas ou com pão cortado o que para quem gosta de graxa, meu caso, é uma sensação das mais prazerosas esfregar as fatias de pãozinho no caldo. Tão bom que sempre peço mais pão, Ricardo amarra a cara, mas acaba trazendo. Recomendo com força e com muito pão. 

 

FIQUE LIGADO
Bardallo's Comida & Arte
Rua Gonçalves Lêdo, 678, Cidade Alta, Natal.
Funciona das 11h às 13h para almoço de terça a domingo.
Funciona a partir das 14h e até a hora que Lula decide fechar de terça a sábado.