Silvia B. lança primeiro livro de poesia no Mahalila Café

Agenda Cultural

Bestiárias, primeiro livro de Sílvia B., enleva com selvageria, os uivos de uma fêmea real

Em sua estreia, a poeta exala aromas crus através de versos que expõem a verdade animalesca do que é ser mulher

03 de julho de 2023

Com evento de lançamento marcado para 15 de julho (2023), às 18h, no Mahalila Café & Livros (Natal/RN), Bestiárias é uma das mais novas publicações da Editora Penalux, através do Selo Auroras, que é dedicado exclusivamente à publicação de mulheres. O livro possui 76 páginas ao todo e conta com 48 poemas e um prólogo, sendo dividido em duas partes: Ululações e Missivas. 


A poeta adentra processos extenuantes de escrita, fios de vivências, memórias e estereótipos. Uma ligação ventre-papel se revela em seu procedimento de criação. Versos sobre sentir e colocar para fora, seja a própria nudez ou a própria natureza, num contato poderoso com a observação do animalesco. Porém, a autora não provoca somente a ferocidade necessária para abraçar isso, mas também a vulnerabilidade.  


2022 anos de silêncios


Aos poemas ausentes

Aos versos abortados

No ventre-criação


Sílvia B. conclama, através da sua palavra selvagem, um olhar para um mundo que, mesmo em ruínas, não deixa de cobrar às mulheres com uma régua inoportuna, alinhado nos interesses do privilégio social masculino - continuando a dissimular as muitas obrigações atribuídas às mulheres como uma suposta liberdade. Ela denuncia uma sociedade cada vez mais repleta de momentos artificiais e cheia de violência, que muitas vezes sobrepuja a real beleza dos instantes. 


Para Sílvia, a libertação está no sonho, na coragem e na palavra, mas, como nunca é fácil saber o que é nossa real vontade, estamos sempre à deriva desse entendimento. No processo desse entender, está se respeitar e vivenciar os nossos ciclos. Uma luta pessoal que muitas vezes se dá na cama, dentro de nossas cabeças, com um livro na mão.


Heavens Divide


Um homem 

dividiu o mar

com um cajado.


Observe: 

tudo 

sempre

foi resolvido por um homem

com um pau na mão.


O que terá nas mãos 

a mulher que dividirá 

o céu?


Bestiárias já está disponível para venda de seus exemplares físicos no site da editora, na rede social da escritora (contatos no fim do release), no site da Amazon, ou na livraria Nobel do Praia Shopping.


Sílvia Barbalho Brito – melhor, Sílvia B. – nasceu em 1986, em Natal, Rio Grande do Norte, onde vive. É professora de Língua Portuguesa e Literaturas e doutoranda em Literatura Comparada, com diversas publicações científicas na área. Também atua como designer educacional e como revisora, padronizadora e tradutora de textos. Nessa relação com a leitura e a escrita, se entendeu poeta. Escreve desde 2016, tem poemas publicados em zines, revistas e antologias. Bestiárias é seu primeiro livro.