Artista buscou a diversidade de olhares que se destacam sob as máscarass. Foto: Borges Potiguar

Agenda Cultural

Borges Potiguar abre calendário de exposições da Galeria Sesc RN

Artista apresenta série fotográfica "Reolhar", que provoca reflexão sobre como as pessoas se veem por trás das máscaras na pandemia

14 de junho de 2021

O artista Borges Potiguar apresenta ao público, a partir desta terça-feira (15), a exposição fotográfica “Reolhar”. A série convida os visitantes a refletirem sobre como as pessoas se enxergam. Este é o primeiro trabalho da temporada 2021 da Galeria Sesc RN. Espaço de apoio e fomento à cultura norte-riograndense, a Galeria Sesc de Exposições é promovida pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc. “Reolhar” poderá ser vista no meio virtual. 

A obra, gestada em meio à pandemia da Covid-19, busca uma reflexão em torno das mudanças na forma do olhar cotidiano entre as pessoas, que por causa da doença passaram a usar máscaras, cobrindo parte do rosto (boca e nariz).

Borges Potiguar revela a dificuldade inicial em fotografar as pessoas com máscara, detalhe que foi logo superado. “Segui com o desejo de registrar o tempo das coisas e certo dia me deparei com um agricultor que usava chapéu de couro e máscara. Era muito estranha aquela imagem que trouxe-me vários questionamentos. Me aproximei e perguntei se poderia tirar uma foto e ele disse que sim. Foi a partir daquele olhar que surgiu a busca por outros olhares”, lembra.

Outros dois trabalhos foram selecionados pelo Sesc RN e devem entrar em exposição até dezembro deste ano. O primeiro foi “Igbá Ayó Ò?Dára”, de Gabriely Nascimento, que vai expor sobre o universo dos orixás, por meio da técnica da colagem. O outro trabalho foi o da artista Louise dos Reis Gusmão de Andrade, “Um lugar de memória”, com técnicas de fotografia, desenho e arte-têxtil.

A Galeria Sesc se destaca no cenário local devido à forte atuação com os artistas potiguares, aliada à possibilidade de receber visitantes dos mais diversos cantos, com direito à mediação da experiência. O foco são as artes visuais, com ênfase, também, para a arte educação. O diferencial desta edição será o formato virtual, no qual os interessados terão acesso ao conteúdo por meio do canal do Sesc RN no Youtube.

Galeria Sesc de Exposições

O projeto foi desenvolvido em 2015 com objetivo de atuar com ações de fomento cultural, difusão e arte educação. Em seis anos de existência, o espaço abrigou um total de 32 exposições. O edital 2021 superou o número de candidatos de anos anteriores, atraindo 86 inscrições, das quais três foram selecionadas.

 

Serviço

Galeria de Exposições do Sesc RN – Exposição “Reolhar”, do artista Borges Potiguar.

15 de junho de 2021, no Yotube Sesc RN

Saiba mais: sescrn.com.br