Carro chefe da casa, o Parmeggiana sai em três versões: Carne, frango e camarão. Todos com espaguete

Colunas

Buteco no Beco e o Parmegiana de carne que virou moda no Centro

Inaugurado no período da pandemia, espaço no Beco da Lama atrai pela cozinha e preço, por obra e graça do casal José Kennedy e Luciana Lucena

17 de junho de 2022

Cefas Carvalho | Comida de Bar

"Já experimentou o parmeggiana que tem agora lá no Beco da Lama?". Pois é, ouvi essa pergunta dezenas de vezes no final do ano passado para cá, de amigos, conhecidos, gente querida e inclusive da editora chefe desta Típico Local, Cínthia Lopes, que é iniciada nas artes culinárias e degustação de petiscos e pratos. Mas eu rodava para lá e para cá no Beco e não parava para comer o tão falado prato. Até que numa tarde ensolarada enfim aportei no Buteco no Beco para uma cerveja e, claro, o tal Parmeggiana. Que fez jus à fama. Mas, antes de falarmos do prato, vamos contextualizar a coisa toda.

O Buteco no Beco é um dos estabelecimentos mais recentes do local, aberto em agosto de 2021, em pleno período de pandemia e abertura restrita e gradual de bares e restaurantes, por obra e graça e determinação do casal José Kennedy de Souza e Luciana Lucena.

"Eu passei aqui no Beco da Lama, vi o espaço fechado e pensei: é aqui que vou montar meu novo negócio", explicou. Mas, a dupla é tarimbada em comércio de comes e bebes. Durante doze anos mantiveram o conhecido e bem sucedido Espetinho do Kendão, na Zona Norte de Natal, tendo sido objeto de reportagem tanto na revista Deguste como na Veja, pela excelência da gastronomia.

O know-how na cozinha Kennedy trouxe de trabalhos anteriores como no restaurante Sal e Brasa e no Hotel Vila do Mar. "Eu queria priorizar as parmegianas e percebi que aqui no beco, no Centro, ninguém estava trabalhando com este prato", registra. Carro chefe da casa, o Parmeggiana sai em três versões: Carne, frango e camarão. Todos vêm com espaguete no molho de tomate caseiro. Os preços são um trunfo poderoso da casa e ajudam a explicar a casa sempre cheia na hora do almoço. O parmeggiana de frango sai por 11 reais o prato (com batata frita, feita na hora fica 14); o de carne é 13 reais (com batata, 16) e de camarão, meros 18 reais (com batata, 21 contos).

Kennedy e Luciana, do Boteco do Beco: Experiência gastronômica deu o diferencial da cozinha. "Eu queria priorizar parmeggianas e percebi que aqui no beco, no Centro, ninguém estava trabalhando com este prato"

Mas o preço só funciona porque o Buteco se garante no sabor. O de carne, que comi, é realmente farto e gostoso, com o filé macio e no ponto, além da milanesa ser leve e sequinha. Farta portão de massa e batata frita no ponto. Kennedy explica um segredo do prato: "Maçaricamos o queijo muçarela antes de servir o cliente". O cliente pode pedir ainda salada de tomate e alface. Quem comeu os de frango e camarão garante que a qualidade e quantidade são as mesmas. Daí a explicação para a partir de 11h30 entre segunda e sexta ter "fila" em pleno Beco para esperar mesas livres no local. A fama expandida dos parmegianas atraiu quem trabalha em escritórios de advocacia e na Assembleia Legislativa, ali perto, formando um "público diferente" no Beco. Entre os frequentadores do estabelecimentos, parlamentares como a deputada Eudiane Macedo, que costuma almoçar com toda a equipe do seu gabinete, e o prefeito de Natal Álvaro Dias (a prefeitura é em frente ao Beco) que vai com o filho Adjuto.

 

Cardápio disponível na porta do bar, um dos mais concorridos no horário de almoço. Foto: Cefas Carvalho

O cardápio - escrito em quadro negro a giz, como nos botecões antigos de Rio e São Paulo - oferece outras iguarias, como uma Tilápia (servida com arroz, feijão e batatas) com quem comecei um flerte no dia que comi o parmeggiana, e Feijoada caseira. Kennedy registra que nas segundas, terças, quartas e sextas, o Buteco funciona preferencialmente para almoço, embora sirva cerveja gelada. Mas nas quintas e sábados, a partir das 17h o local se assume como bar e os pratos passam a ser servidos cortados à francesa e com batatinhas fritas, como tira gosto. Seja em formato almoço, seja em formato barzinho, um lugar que merece ser conhecido e sua comida experimentada. Tem um Lombinho à pururuca que já começou a invadir meus sonhos também e que coloquei como meta a ser cumprida. Que o local tenha vida longa. 

FIQUE LIGADO

Instagram: @butecobeco_
Fica na Rua Dr. José Ivo (Beco da Lama), Centro de Natal
De segunda a sábado funciona das 8h às 15h
Nas quintas e sábados, também funciona como bar à noite com os pratos se transformando em petiscos e servidos À francesa (cortados em pedaços) sem arroz e feijão e com batatas fritas. até às 22h.