Carro chefe da casa, o Parmeggiana sai em três versões: Carne, frango e camarão. Todos com espaguete
Colunas
Inaugurado no período da pandemia, espaço no Beco da Lama atrai pela cozinha e preço, por obra e graça do casal José Kennedy e Luciana Lucena
17 de junho de 2022
Cefas Carvalho | Comida de Bar
"Já experimentou o parmeggiana que tem agora lá no Beco da Lama?". Pois é, ouvi essa pergunta dezenas de vezes no final do ano passado para cá, de amigos, conhecidos, gente querida e inclusive da editora chefe desta Típico Local, Cínthia Lopes, que é iniciada nas artes culinárias e degustação de petiscos e pratos. Mas eu rodava para lá e para cá no Beco e não parava para comer o tão falado prato. Até que numa tarde ensolarada enfim aportei no Buteco no Beco para uma cerveja e, claro, o tal Parmeggiana. Que fez jus à fama. Mas, antes de falarmos do prato, vamos contextualizar a coisa toda.
O Buteco no Beco é um dos estabelecimentos mais recentes do local, aberto em agosto de 2021, em pleno período de pandemia e abertura restrita e gradual de bares e restaurantes, por obra e graça e determinação do casal José Kennedy de Souza e Luciana Lucena.
"Eu passei aqui no Beco da Lama, vi o espaço fechado e pensei: é aqui que vou montar meu novo negócio", explicou. Mas, a dupla é tarimbada em comércio de comes e bebes. Durante doze anos mantiveram o conhecido e bem sucedido Espetinho do Kendão, na Zona Norte de Natal, tendo sido objeto de reportagem tanto na revista Deguste como na Veja, pela excelência da gastronomia.
O know-how na cozinha Kennedy trouxe de trabalhos anteriores como no restaurante Sal e Brasa e no Hotel Vila do Mar. "Eu queria priorizar as parmegianas e percebi que aqui no beco, no Centro, ninguém estava trabalhando com este prato", registra. Carro chefe da casa, o Parmeggiana sai em três versões: Carne, frango e camarão. Todos vêm com espaguete no molho de tomate caseiro. Os preços são um trunfo poderoso da casa e ajudam a explicar a casa sempre cheia na hora do almoço. O parmeggiana de frango sai por 11 reais o prato (com batata frita, feita na hora fica 14); o de carne é 13 reais (com batata, 16) e de camarão, meros 18 reais (com batata, 21 contos).
Kennedy e Luciana, do Boteco do Beco: Experiência gastronômica deu o diferencial da cozinha. "Eu queria priorizar parmeggianas e percebi que aqui no beco, no Centro, ninguém estava trabalhando com este prato"
Mas o preço só funciona porque o Buteco se garante no sabor. O de carne, que comi, é realmente farto e gostoso, com o filé macio e no ponto, além da milanesa ser leve e sequinha. Farta portão de massa e batata frita no ponto. Kennedy explica um segredo do prato: "Maçaricamos o queijo muçarela antes de servir o cliente". O cliente pode pedir ainda salada de tomate e alface. Quem comeu os de frango e camarão garante que a qualidade e quantidade são as mesmas. Daí a explicação para a partir de 11h30 entre segunda e sexta ter "fila" em pleno Beco para esperar mesas livres no local. A fama expandida dos parmegianas atraiu quem trabalha em escritórios de advocacia e na Assembleia Legislativa, ali perto, formando um "público diferente" no Beco. Entre os frequentadores do estabelecimentos, parlamentares como a deputada Eudiane Macedo, que costuma almoçar com toda a equipe do seu gabinete, e o prefeito de Natal Álvaro Dias (a prefeitura é em frente ao Beco) que vai com o filho Adjuto.
Cardápio disponível na porta do bar, um dos mais concorridos no horário de almoço. Foto: Cefas Carvalho
O cardápio - escrito em quadro negro a giz, como nos botecões antigos de Rio e São Paulo - oferece outras iguarias, como uma Tilápia (servida com arroz, feijão e batatas) com quem comecei um flerte no dia que comi o parmeggiana, e Feijoada caseira. Kennedy registra que nas segundas, terças, quartas e sextas, o Buteco funciona preferencialmente para almoço, embora sirva cerveja gelada. Mas nas quintas e sábados, a partir das 17h o local se assume como bar e os pratos passam a ser servidos cortados à francesa e com batatinhas fritas, como tira gosto. Seja em formato almoço, seja em formato barzinho, um lugar que merece ser conhecido e sua comida experimentada. Tem um Lombinho à pururuca que já começou a invadir meus sonhos também e que coloquei como meta a ser cumprida. Que o local tenha vida longa.
FIQUE LIGADO
Instagram: @butecobeco_
Fica na Rua Dr. José Ivo (Beco da Lama), Centro de Natal
De segunda a sábado funciona das 8h às 15h
Nas quintas e sábados, também funciona como bar à noite com os pratos se transformando em petiscos e servidos À francesa (cortados em pedaços) sem arroz e feijão e com batatas fritas. até às 22h.
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022