Cachaçaria e bar se destaca no espaço lúdico do Beco da Lama

Colunas

Cachaçaria Amorim: Degustação, ambiente acolhedor e uma fava de lamber os beiços

Localizada na Galeria Center Eldorado, espaço serve diversas cachaças, com destaque para a Dona Banana. Nos petiscos, os caldos são o forte

10 de fevereiro de 2023

Cefas Carvalho 

Um dos novos espaços surgidos no Beco da Lama no chamado pós-pandemia (quando já estava disponível a vacina contra covid), a Cachaçaria Amorim já ganhou nome, fama e clientes fiéis graças à junção de fatores como boa comida, bom atendimento, um espaço agradável e charmoso e, claro, uma variedade imensa e surpreendente de cachaças para todos os gostos e bolsos (embora o lugar sirva cerveja e outras bebidas alcoólicas ou não).

Situada na Galeria Center Eldorado, que liga a rua Vigário Bartolomeu ao Beco da Lama (Rua José Ivo), a cachaçaria foi criada e aberta por Sueldo e Marli Amorim, ele natural de Assu, ela natalense, em julho de 2022, que se conheceram em 2017 através de um aplicativo de encontros. Como na letra da canção "Eduardo e Mônica", de Renato Russo, "depois telefonaram e decidiram se encontrar" e disso surgiu uma história de amor, um casamento e a ideia de abrir um bar. "Na verdade era um sonho antigo meu, há mais de quinze anos, abrir uma cachaçaria, mesmo que eu tenha trabalhado durante muitos anos com gráfica, serigrafia e confecção. "Se não fosse pelo incentivo de Marli eu não teria aberto, ela me deu força e insistiu que meu sonho poderia se tornar realidade, com ela o sonho virou um projeto", registra Sueldo,

Desta maneira, em julho de 2022, após terem alugado o espaço próximo ao beco da Lama, "lugar que frequentamos há anos e que sempre gostamos", lembra Marli, inauguraram o lugar com uma proposta ousada e inédita no Centro: oferecer uma grande variedade de cachaças de qualidade para degustação e compra com marcas, rótulos e sabores de estados e estilos diferentes. "Não sou sommelier nem profundo conhecedor de cachaças, mas me considero curioso pelo tema e pretendo estudar o assunto cada vez mais", diz Sueldo. 

Na cachaçaria atualmente, os clientes têm mais de 30 rótulos disponíveis, de diversos estados (potiguares e também da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Espírito Santo) nos tamanhos garrafa grande e pequena. Uma das atrações da casa é a degustação de cortesia, posto que Sueldo não deixa o cliente ficar sem experimentar algumas das ótimas cachaças. "Gosto muito de conversar e gosto de mostrar para quem vem aqui o que temos na casa e a qualidade dos produtos", afirma.

Entre as atrações do local e mais vendidas estão as cachaças São Paulo, da Paraíba, a San Vale, de Ceará Mirim, na Região Metropolitana de Natal e a nova atração da casa, a Dona Banana, que como o nome indica é uma cachaça (quase um licor) de banana mesmo, com um gosto impressionante que quase tirou o juízo desta escriba quando nas incursões ao local. "Quem degusta depois quer mais e acaba levando uma ou mais garrafas para casa", diverte-se Sueldo. Concordo, até porque sou prova cabal dessa afirmação (risos). Os preços das cachaças variam, evidentemente. De 25 reais até 120 reais dependendo de muitos fatores. As doses pedidas e servidas, para além das cortesias, saem a partir de 5 reais. 

Aos poucos Marli e Sueldo tentam implementar música ao vivo na galeria, apesar das limitações de espaço. Neste sentido, uma reforma está prevista para aumentar o conforto dos clientes. "Queremos uma área interna com ar condicionado para além da área externa da galeria", explica Sueldo. "Daqui não saímos, apesar da ideia de colocarmos uma filial na Zona Sul, pois essa área d Beco da Lama em imenso potencial de crescimento econômico, de lazer e turístico, apenas é preciso mais investimento", diz, 

CARDÁPIO

Mas se as cachaças são as estrelas do estabelecimento, as comidas não ficam a desejar. Com um cardápio enxuto, mas poderoso, a Cachaçaria Amorim oferece opções regionais e também criativas para os clientes. O carro chefe da casa é o Caldo de Fava, que é realmente excelente, bem temperado, e conquista todo tipo de paladar. De lamber os beiços, como diziam nossas avós Os demais caldos são bons também (Sertanejo, Camarão e Verde). Qualquer um dos caldos sai a 15 reais.

Os bolinhos se destacam. Tem de Carne de sol, Charque, Caranguejo e Bacalhau, além do Bolinho de Costela servido com cachaça (se chama "Pra cumê bebendo") que chegou a ser premiado no último Pratodomundo - Festival Gastronômico do Beco da Lama e saem cada porção a 15 reais, seja qual o sabor. Segundo Sueldo, os pratos mais tradicionais, como Camarão com fritas (30 reais) e Capa de filé com fritas (30 reais são feitos com temperos especiais e também tem boa saída. Os dadinhos de queijo de coalho com calabresa (20 reais) também são deliciosos e se destacam entre os meus preferidos.

Enfim, uma culinária simples mas caprichada e bem temperada, à moda de quem frequenta botecos e o espaço lúdico do Beco da Lama. É um cardápio pensado para se beber com uma cachacinha, como preza a experiência a se ter neste lugar bem especial. Vá com fome e se deixe conquistar pela "água que passarinho não bebe" em suas melhores versões e da maneira adequada de se consumir o produto: com moderação e lentidão, como uma experiência sensorial acompanhada de frutas e boa comida.

FIQUE LIGADO

Cachaçaria Amorim
Endereço: Rua Vigário Bartolomeu, 571, Centro. Natal
Contato: 84 99705-6555
Instagram: @cachacariaamorim