Campanha sobre violência doméstica leva para as ruas o que acontece dentro dos lares

Agenda Cultural

Campanha da Assembleia mostra experimento social para alertar sobre violência doméstica

No RN, vítimas da violência doméstica tem mais chances de serem agredidas em casa do que na rua

25 de agosto de 2020

A Assembleia Legislativa do RN, em parceria com Agência Base, criou uma campanha em formato de experimento social para abordar a questão da violência doméstica e provocar uma reflexão sobre a responsabilidade de todos para combater esse tipo de crime, que acontece dentro de casa e muitas vezes não é denunciado pelos vizinhos.

A ação traz dramatizações narradas apenas em áudio e transmitidas em carro com alto falante pelas ruas de bairros de Natal. Um vídeo flagra como reagem as pessoas ao ouvir frases dramáticas e pedidos de socorro de mulheres, idosos e crianças, que são as vítimas mais vulneráveis desse tipo de violência.

As frases chocantes mostram como a violência se estrutura a partir dos insultos verbais, tortura psicológica até se tornar algo mais grave. Geralmente elas vem acompanhadas de agressão física: "Ah, velho inútil, não serve para nada.. por que não morre logo?" ou  "Cala a boca, eu já falei pra você calar a boca" e "Socorro! Socorro! Sai de perto de mim!" e “vagabunda, eu já falei que você era uma vagabunda!”.

Confira:

As reações são diversas, entre choque, constrangimento, incômodo, mal estar e indignação. A campanha mostra que a responsabilidade é de todos em denunciar casos de violência, seja na vizinhança, na casa de um amigo ou no próprio lar. “ Se você acha inaceitável ouvir esse tipo de agressão quando está caminhando na rua, porque aceitaria quando ela se repete dentro de casa ou da casa do vizinho? Denuncie, ligue 180“, diz o texto da campanha. Para ver todos os vídeos da campanha basta acessar o canal da Assembleia Legislativa no Youtube ou nas redes sociais da AL.