Marília Lino faz show dedicado a Chico em perfil com mais de 100 mil seguidores. Foto: Ian Nassari

Agenda Cultural

Natalense participa de projeto nacional dedicado a obra de Chico Buarque

Marília Lino participa de live-show "Vai Passar..." , acompanhada de Ricardo Baya, no perfil Chico Buarque do Brasil

26 de fevereiro de 2021

A cantora Marília Lino foi convidada a participar de uma live-show no perfil carioca no Instagram Chico Buarque do Brasil. Organizado pelo pesquisador da obra do cantor e compositor, Dimas Lamounier, o espaço tem, entre seus propósitos, divulgar novos talentos ao redor do Brasil, sempre com um repertório exclusivo de composições do artista. O show de Marília Lino - intitulado “Vai passar...” - conta com a participação do guitarrista Ricardo Baya e será no sábado (27) a partir das 19h. O perfil @chicobuarquedobrasil conta com quase 100 mil seguidores, entre eles, artistas de renome nacional. 

Marília Lino atua no cenário musical local há cerca de quatro anos com um repertório baseado em gêneros como Jazz e MPB. E, assim como a maioria dos artistas fez durante a pandemia, passou a se apresentar por meio de lives. Foi em uma dessas apresentações online que Dimas Lamounier conheceu o trabalho de Marília e a convidou para fazer um show no perfil @chicobuarquedobrasil.

Dimas Lamounier explica que aproveitou o sucesso das lives e abriu oportunidade para que cantores, conhecidos ou não, pudessem mostrar a sua arte no perfil. “Vimos que podíamos ajudar a dar visibilidade a cantores profissionais e semiprofissionais pelo Brasil afora. Começamos com Ana Marques, cantora do Maranhão, em março de 2020. Aí, passamos a estender os convites e, com a repercussão, outros foram solicitando participação.”

Atualmente há 10 cantores espalhados pelo Brasil inseridos na programação musical do perfil, se revesendo a cada sábado. “Queremos valorizar a presença feminina, e Marília chega para reforçar esse coro. É um talento que identificamos. Ela foi convidada por ter uma boa presença no Instagram, tem boas imagens cantando tanto músicas do Chico, como de outros nomes da MPB  e Jazz. O convite é uma oportunidade para que ela apresente seu trabalho, sua arte e a capacidade de cantar e encantar que tem”, aponta Dimas.

Um dos critérios para o artista participar do projeto é ter músicas de Chico Buarque no seu repertório original. Mas a apresentação no perfil é exclusivamente com obras do autor. Marília conta que sempre admirou Chico como uma referência da música brasileira. “Ele sempre fez parte das minhas inspirações, já estava no meu repertório de MPB. Para esse show, estou me dedicando a uma pesquisa cuidadosa sobre as histórias das composições, seu contexto. A partir daí, vou fazer minha própria interpretação”, planeja.

Este será o primeiro show da cantora exclusivamente com músicas do compositor carioca. Ela explica que o repertório está sendo montado considerando temáticas de amor e críticas sociais. “Estamos vivendo um momento em que, mais do que nunca, a arte deve ser usada como um instrumento para um posicionamento político e social, e a obra de Chico é tudo isso. Por isso, título do show será ‘Vai passar...’, uma referência a uma das músicas do repertório e ao tom de esperança que tanto almejamos”.

Além divulgar a obra de Chico Buarque, @chicobuarquedobrasil também publica curiosidades sobre sua carreira compartilhadas por fãs das mais diversas regiões do país. O responsável pelo trabalho, Dimas Lamounier, dispõem de um grande acervo sobre o cantor, com todos os livros, discos e DVDs. Dimas é um estudioso da obra do artista há mais de 30 anos, tanto sobre sua música, quanto sua produção literária. Em março, planeja lançar o livro “Chico com todas as letras”, uma forma que encontrou de contar a história do Brasil a partir das músicas do compositor.

 

Serviço:

Vai Passar - Live com Marília Lino e Ricardo Baya

Data: sábado (27) | Hora: 19h

No perfil no Instagram @chicobuarquedobrasil

fonte: Release