Após gravação, Khrystal, Silva Sol e Cibelly Guedes querem cair na estrada
Reportagens
Coletivo Púrpura reúne Khrystal, Sílvia Sol e Cibelly Guedes e terá música “Filha de peixe”, sobre Iemanjá, lançada nas redes e plataformas
15 de fevereiro de 2022
Cefas Carvalho
Três cantoras conhecidas em Natal e além-fronteiras de personalidade forte e talento inquestionável. Unidas em torno de um projeto que promete muito, o Coletivo Púrpura, criado e formado pelas cantoras e compositoras Silvia Sol, Cibelly Guedes e Khrystal, que vai lançar nesta sexta-feira (18) pelas redes sociais a música "Filhas de Peixe" com a participação especial da cantora Maria Rita, uma das maiores artistas da MPB e filha de Elis Regina.
Segundo Khrystal falou á reportagem do Típico Local, “o projeto surgiu mesmo da amizade entre nós três. Eu vinha querendo fazer música com Silvia há tempos, a gente marcava e nunca dava certo. Mas, em plena pandemia surgiu uma parceria entre nós e lançamos a música “Desilusão” e chamamos Cibelly, que toca zabumba, para fazer a percussão. Cibelly também é compositora e canta muito bem, aí decidimos fazer um trabalho juntas as três”, registrou.
“Então o projeto surgiu de maneira espontânea com a musica nos ligando com um conceito de amizade, de autoconhecimento e espiritualidade. Como um exercício de se ver uma na outra. Não é um trabalho panfletário, mas na prática é feminista sim, tem a energia de três mulheres. Como disse o compositor Mirabô, as potiguares são iguais mas de potes diferentes, e o Projeto Purpura surgiu desse desejo”, explica Khrystal.
https://www.youtube.com/watch?v=dBxCvDQKsQA
MARIA RITA
Khrystal registra que a música a ser lançada é “um canto pra Iemanjá, orixá que as três têm muita fé, como uma oração que apareceu em um ensaio. Também usamos uma poesia de Déa Trancoso, uma poeta e compositora mineira. E além dessa espiritualidade ainda mandamos a faixa para Maria Rita, que é uma figura que as três admiram, perguntando se ela aceitaria declamar essa poesia da Déa e para nossa alegria ela topou, nos deixando muito felizes”, celebra Khystal.
ESTRADA
Segundo Khrystal, “gostamos de gravar, mas a ideia do coletivo é cair na estrada. Acredito que a partir de abril, afinal ainda estamos nos ensaios, observando os decretos do poder público e os movimentos do mundo, poderemos fazer show, pois queremos fazer tudo com segurança”.
O SINGLE
O single de “Filha de peixe” foi gravado, editado, mixado e masterizado por Vitoria de Santi e Camila Pedrassoli, no estúdio da Pólen Aceleradora em Natal. A gravação conta ainda com as colaborações de Rafael Gonzaga nos violões. A canção tem áudio gravado, editado, mixado e masterizado por Vitória de Santi e Camila Pedrassoli no estúdio da Polen Aceleradora Musical da Guria Produtora, que tem a missão de inserir mais mulheres na produção musical e no mundo do áudio e da música.
FICHA TÉCNICA
Composição e vozes: Silvia Sol, Cibelly Guedes e Khrystal
Violões - Rafael Gonzaga
Percussões - Cibelly Guedes, Silvia Sol e Ranah Duarte
Poesia: trecho “Monja Lib” de Déa Trancoso
Declamação: Maria Rita
Imagens: Gabriel Gianni e Mylena Sousa
Edição: Mylena Sousa
Concepção, roteiro e direção: Púrpura e equipe
Assessoria de mídias digitais: Cimar Filho e Púrpura
Figurinos: Human
Maquiagem: Cimar Filho
Cabelo: Daniel Galdino
Prataria: Simple Jóias
Apoio: Guria Produtora e Sollar Comunicação
Agradecimentos: Bob Serves, Virgínia Paiva, Silvia Sol e Luzia Maria
Um lançamento do Coletivo Púrpura e Pólen aceleradora.
Instagram: @coletivopurpura3
12 de abril de 2023
07 de abril de 2023
07 de abril de 2023
28 de junho de 2022
16 de junho de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
20 de fevereiro de 2022
04 de junho de 2023
15 de setembro de 2022