Após gravação, Khrystal, Silva Sol e Cibelly Guedes querem cair na estrada

Reportagens

Cantoras potiguares lançam música com participação de Maria Rita

Coletivo Púrpura reúne Khrystal, Sílvia Sol e Cibelly Guedes e terá música “Filha de peixe”, sobre Iemanjá, lançada nas redes e plataformas

15 de fevereiro de 2022

Cefas Carvalho

Três cantoras conhecidas em Natal e além-fronteiras de personalidade forte e talento inquestionável. Unidas em torno de um projeto que promete muito, o Coletivo Púrpura, criado e formado pelas cantoras e compositoras Silvia Sol, Cibelly Guedes e Khrystal, que vai lançar nesta sexta-feira (18) pelas redes sociais a música "Filhas de Peixe" com a participação especial da cantora Maria Rita, uma das maiores artistas da MPB e filha de Elis Regina.

Segundo Khrystal falou á reportagem do Típico Local, “o projeto surgiu mesmo da amizade entre nós três. Eu vinha querendo fazer música com Silvia há tempos, a gente marcava e nunca dava certo. Mas, em plena pandemia surgiu uma parceria entre nós e lançamos a música “Desilusão” e chamamos Cibelly, que toca zabumba, para fazer a percussão. Cibelly também é compositora e canta muito bem, aí decidimos fazer um trabalho juntas as três”, registrou. 

“Então o projeto surgiu de maneira espontânea com a musica nos ligando com um conceito de amizade, de autoconhecimento e espiritualidade. Como um exercício de se ver uma na outra. Não é um trabalho panfletário, mas na prática é feminista sim, tem a energia de três mulheres. Como disse o compositor Mirabô, as potiguares são iguais mas de potes diferentes, e o Projeto Purpura surgiu desse desejo”, explica Khrystal.

 

https://www.youtube.com/watch?v=dBxCvDQKsQA

MARIA RITA

Khrystal registra que a música a ser lançada é “um canto pra Iemanjá, orixá que as três têm muita fé, como uma oração que apareceu em um ensaio. Também usamos uma poesia de Déa Trancoso, uma poeta e compositora mineira. E além dessa espiritualidade ainda mandamos a faixa para Maria Rita, que é uma figura que as três admiram, perguntando se ela aceitaria declamar essa poesia da Déa e para nossa alegria ela topou, nos deixando muito felizes”, celebra Khystal.

ESTRADA

Segundo Khrystal, “gostamos de gravar, mas a ideia do coletivo é cair na estrada. Acredito que a partir de abril, afinal ainda estamos nos ensaios, observando os decretos do poder público e os movimentos do mundo, poderemos fazer show, pois queremos fazer tudo com segurança”.

 O SINGLE

O single de “Filha de peixe” foi gravado, editado, mixado e masterizado por Vitoria de Santi e Camila Pedrassoli, no estúdio da Pólen Aceleradora em Natal. A gravação conta ainda com as colaborações de Rafael Gonzaga nos violões. A canção tem áudio gravado, editado, mixado e masterizado por Vitória de Santi e Camila Pedrassoli no estúdio da Polen Aceleradora Musical da Guria Produtora, que tem a missão de inserir mais mulheres na produção musical e no mundo do áudio e da música.

FICHA TÉCNICA

Composição e vozes: Silvia Sol, Cibelly Guedes e Khrystal

Violões - Rafael Gonzaga

Percussões - Cibelly Guedes, Silvia Sol e Ranah Duarte

Poesia: trecho “Monja Lib” de Déa Trancoso

Declamação: Maria Rita

Imagens: Gabriel Gianni e Mylena Sousa

Edição: Mylena Sousa

Concepção, roteiro e direção: Púrpura e equipe

Assessoria de mídias digitais: Cimar Filho e Púrpura

Figurinos: Human

Maquiagem: Cimar Filho

Cabelo: Daniel Galdino

Prataria: Simple Jóias

Apoio: Guria Produtora e Sollar Comunicação

Agradecimentos: Bob Serves, Virgínia Paiva, Silvia Sol e Luzia Maria

Um lançamento do Coletivo Púrpura e Pólen aceleradora.

Instagram: @coletivopurpura3